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- Internacionalização no ensino superior: a experiência do semestre internacional da ESE-IPSPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria Rosário
- Escola e comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e EducaçãoPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaO Projecto Escolas Criativas, realizado no âmbito do Programa DESCOLA - iniciativa da CML e da EGEAC para promover o potencial educativo dos equipamentos municipais de Arte e Cultura da cidade de Lisboa, através da sua aproximação ao público escolar -, contribui para reforçar a articulação entre as escolas e as comunidades. Com a finalidade de compreender os processos e as dinâmicas educativas desenvolvidas no âmbito destas interrelações, realizou-se um estudo de caso centrado no projeto singular As Viagens Exploratórias e o valor da Experiência, alicerçado em práticas criativas e colaborativas, foi desenvolvido entre o Colégio Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos. O estudo decorreu durante o ano letivo de 2018/19, com uma turma de alunos do 8º ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares (Educação Visual, Físico-Química, História e Geografia), uma artista e uma mediadora cultural. A recolha de informação foi feita através de observação direta de sessões realizadas com alunos, professores, mediadora e artista; observação participante em reuniões da equipa; acompanhamento de visitas ao monumento e apresentação pública à comunidade, bem como um inquérito por questionário aos professores. Recorreu-se à análise de conteúdo dos registos escritos resultantes das observações, vídeos, fotografias e diversos tipos de materiais e produtos realizados. O estudo permite desocultar as potencialidades formativas de um projeto inovador que, cruzando arte, cultura e educação, permite delinear outras possibilidades pedagógicas na escola, introduzindo elementos de rutura com a forma escolar, abrindo a escola à comunidade e reforçando a emergência do espaço público da educação.
- Conceções de adultos sobre estudar e aprender no Ensino Superior: contributos para a educação ao longo da vida.Publication . Oliveira Pires, Ana LuisaEsta reflexão tem como finalidade contribuir para o enriquecimento do debate sobre Educação e Formação ao Longo da Vida, partindo, por um lado, dos desafios colocados pelos públicos não tradicionais no Ensino Superior, e, por outro, equacionando as possibilidades de mudança educativa que emergem desta problemática. Neste texto apresentam-se os resultados preliminares de um estudo, de natureza qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994, Amado, 2010), focado na análise das conceções dos adultos sobre o que significa estudar no ensino superior, bem como nas motivações que sustentaram as suas candidaturas a um curso de mestrado, numa perspetiva de Educação ao Longo da Vida. Procuramos compreender as diferentes lógicas de implicação nos estudos, procurando cruzar os sentidos atribuídos e as suas motivações com as trajetórias pessoais, educativas, profissionais e sociais.
- Online training of higher education teachers: an experience in times of pandemicPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Ferreira, Elsa; Torres, João; Baía, MárioThis article appears as an opportunity to reflect on the practice of a group of Higher Education teachers who conceived, developed and tested an online pilot course as part of an ERASMUS + KA2 project. The group of teachers and course participants, also teachers of higher education, made a very positive assessment of this work. However, there are aspects that could be improved. In future sessions, special attention should be paid to explaining the objectives of the course and the tasks to be performed by the participants, and there should also be more opportunities for interaction between the participants and between them and the trainers.
- De cima para baixo e vice-versa: cruzamentos entre cultura e educação em instrumentos da política nacionalPublication . Lopes, Sandra; Gomes, Elisabete Xavier; Oliveira Pires, Ana LuisaNesta comunicação reflete-se sobre o campo que se constrói no cruzamento da cultura e educação, tendo como objeto de análise a forma como esse espaço social de intersecção se produz politicamente e se operacionaliza na prática dos agentes. Começamos por entendê-lo enquanto produto resultante, em primeiro, dos efeitos das ‘imposições’ decorrentes das políticas culturais nacionais assumidas e operacionalizadas pelos governos centrais/locais e, em segundo, dos produtos das relações estabelecidas entre agentes (escolas, municípios, sujeitos), estruturadas consoante as condições sociais de produção que assistem as diferentes configurações. Convocou-se para o efeito, numa primeira fase de investigação, dois exemplos de programas emanados pelo governo central e pelo governo local: o Plano Nacional das Artes e o programa DESCOLA. Procurou-se, através de análise de conteúdo, encontrar algumas evidências das principais tensões emergentes nesse processo de construção política.
- O desenvolvimento de competências transversais no ensino superiorPublication . Ferreira, Elsa; Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Torres, João; Baía, Mário Barroso
- Do Projeto Outgoing: repensar modos de relação com o mundoPublication . Rasteiro, Ana; Folque, Maria Assunção; Valente, Mariana; Gomes, E. X.; Simões, Ana; Ilhéu, Maria; Oliveira Pires, Ana Luisa; Almeida, Tiago; Aresta, Fátima
- Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantesPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria RosárioNesta comunicação sistematizamos a experiência decorrente de um projeto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais, e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa — investigação-ação —, utilizou para a recolha de dados inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e processuais, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de ações com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.
- Formação pedagógica de professores no ensino superior: articulação de competências transversais e TIC em contexto de pandemiaPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria Rosário; Ferreira, Elsa; Torres, João; Baía, Mário
- DESCOLA: reconfigurações e reiterações da gramática escolarPublication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa; Alves, Mariana GaioReconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.