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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Projecto Escolas Criativas, realizado no âmbito do Programa DESCOLA -
iniciativa da CML e da EGEAC para promover o potencial educativo dos
equipamentos municipais de Arte e Cultura da cidade de Lisboa, através da
sua aproximação ao público escolar -, contribui para reforçar a articulação
entre as escolas e as comunidades. Com a finalidade de compreender os
processos e as dinâmicas educativas desenvolvidas no âmbito destas interrelações, realizou-se um estudo de caso centrado no projeto singular As Viagens Exploratórias e o valor da Experiência, alicerçado em práticas
criativas e colaborativas, foi desenvolvido entre o Colégio Nuno Álvares
Pereira da Casa Pia de Lisboa e o Padrão dos Descobrimentos. O estudo
decorreu durante o ano letivo de 2018/19, com uma turma de alunos do 8º
ano, quatro professores de diferentes áreas disciplinares (Educação Visual,
Físico-Química, História e Geografia), uma artista e uma mediadora cultural.
A recolha de informação foi feita através de observação direta de sessões
realizadas com alunos, professores, mediadora e artista; observação participante em reuniões da equipa; acompanhamento de visitas ao monumento e apresentação pública à comunidade, bem como um inquérito
por questionário aos professores. Recorreu-se à análise de conteúdo dos registos escritos resultantes das observações, vídeos, fotografias e diversos tipos de materiais e produtos realizados. O estudo permite desocultar as potencialidades formativas de um projeto inovador que, cruzando arte, cultura e educação, permite delinear outras possibilidades pedagógicas na escola, introduzindo elementos de rutura com a forma escolar, abrindo a escola à comunidade e reforçando a emergência do espaço público da
educação.
Description
Keywords
Arte, cultura & educação Trabalho colaborativo Escola e comunidade Estudo de caso
Citation
Pires, A.L. (2020) Escola e Comunidade: uma experiência criativa entre Arte, Cultura e Educação. Investigar em Educação, 11-12, pp. 111-130.