Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Satisfaction with human resource management practices and turnover intention in a five-star hotel : the mediating role of perceived organizational support
    Publication . Duarte, Ana Patrícia; R. Gomes, Daniel; Neves, José Gonçalves das
    Employees’ satisfaction with human resources management (HRM) practices has been envisaged as a solid predictor of turnover; nonetheless, how these practices may influence employee’s behavior is still an unclear process. There are suggestions that HRM practices may be distal determinants of turnover, as their effects may be mediated by more proximal variables such as perceived organizational support. This study empirically tested a model of research arising from these theoretical suggestions in a five-star hotel. The data collected from the survey of 152 workers were subjected to structural equation analyses. The results showed that the theoretical model had a strong fit to the data, giving empirical support to the prediction that satisfaction with HRM practices reduces turnover intentions, by increasing perceived organizational support. The importance of these results is discussed and interpreted from the point of view of strategic gains associated to the quality of HRM practices for the management of voluntary turnover.
  • Tell me your socially responsible practices, I will tell you how attractive you are! The impact of perceived CSR on organizational attractiveness
    Publication . Neves, José Gonçalves das; R. Gomes, Daniel; Duarte, Ana Patrícia
    This experimental study seeks to contribute to extending the current knowledge about the impact of corporate social responsibility (CSR) on organizational attractiveness (OA) by analyzing the mediating role of corporate image (CI). Previous literature suggests that CSR is positively related to CI and that CI is positively related to OA, but no study has empirically tested this. Participants (n=195) randomly received an individual survey containing a description of a company as fulfilling (high engagement condition) or not fulfilling (low engagement condition) a set of socially responsible practices and questions about the study variables. Structural equation modeling analyses reveal that the proposed model has a strong fit to the data, evidencing that the perceived level of engagement in CSR practices contributes to triggering the process that leads individuals to evaluate an organization as a good place to work. Accordingly, to attract candidates, information related to CSR should be considered by recruiters.
  • O efeito da imagem da organização enquanto empregadora no processo que conduz às intenções de candidatura a ofertas de emprego
    Publication . R. Gomes, Daniel; Neves, José Gonçalves das
    Atraír candidatos num processo de recrutamento representa um desafio de grandes proporções para organizações competitivas. Compreender como potenciais candidatos avaliam uma oferta de emprego e reagem à mesma representa um desafio importante para investigadores e para gestores de recursos humanos. Sustentado na premissa teórica de que a imagem enquanto empregadora fortalece a atracção de colaboradores, este estudo pretende clarificar o efeito moderador desta variável junto do processo que leva potenciais candidatos a desenvolverem intenções de candidatura. Testou-se um modelo teórico apontando a atractividade organizacional enquanto mediadora do processo que decorre da avaliação dos atributos organizacionais e que conduz à intenção de candidatura. Avaliámos o efeito moderador da imagem junto deste processo, sustentando, assim, um modelo de mediação-moderada. 208 participantes constituem a amostra de potenciais candidatos interessados em responder a um anúncio de emprego na área do Marketing. Para corresponder aos objectivos do estudo, desenvolvemos e validámos três manipulações de imagem baseados em Backhaus (2004): positiva; negativa; neutra. Foram desenvolvidas comparações multi-grupo de acordo com o procedimento proposto por Byrne (2010) via SEM. Confirmaram-se os efeitos de mediação da atractividade na relação entre os atributos organizacionais e a intenção de candidatura. Confirmaram-se, igualmente, os efeitos de mediação-moderada previstos. Conclui-se que o processo que leva à intenção de candidatura tem enquanto preditor os atributos organizacionais e a atractividade organizacional enquanto mediadora. Quando os candidatos têm uma imagem positiva da organização, o efeito de mediação é mais forte, quando comparado com quando têm uma imagem neutra ou negativa da organização enquanto empregadora.
  • Qual o processo psicológico que leva à intenção de candidatura a uma oferta de emprego?
    Publication . R. Gomes, Daniel; Neves, José Gonçalves das
    Atrair candidatos a uma organização é uma fase crítica no recrutamento. Compreender o processo psicológico que leva à intenção de candidatura de potenciais candidatos a uma oferta de emprego é uma questão relevante, à qual a investigação tarda em responder convincentemente. Propõe-se que a relação entre as características da função e os atributos da organização junto da intenção de candidatura é mediada pela percepção de atractividade organizacional. Colaboraram neste estudo 208 participantes, enquadrados enquanto potenciais candidatos na área do marketing, mediante resposta a um questionário composto por medidas das variáveis analisadas. Utilizando métodos de análise confirmatórios, validou-se um modelo que atesta que a relação entre os atributos organizacionais com a intenção de candidatura é mediada pela atractividade organizacional percebida. A importância destes resultados é discutida e interpretada ao nível das razões que estruturam este processo psicológico e das suas aplicações práticas em recrutamento e na atracção de colaboradores a organizações.
  • As orientações internas de responsabilidade social reduzem as intenções de turnover?
    Publication . R. Gomes, Daniel; Duarte, Ana Patrícia; Neves, José Gonçalves das