Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
196.51 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Atrair candidatos a uma organização é uma fase crítica no recrutamento.
Compreender o processo psicológico que leva à intenção de candidatura de
potenciais candidatos a uma oferta de emprego é uma questão relevante, à
qual a investigação tarda em responder convincentemente.
Propõe-se que a relação entre as características da função e os atributos da
organização junto da intenção de candidatura é mediada pela percepção de
atractividade organizacional. Colaboraram neste estudo 208 participantes,
enquadrados enquanto potenciais candidatos na área do marketing, mediante
resposta a um questionário composto por medidas das variáveis analisadas.
Utilizando métodos de análise confirmatórios, validou-se um modelo que
atesta que a relação entre os atributos organizacionais com a intenção de
candidatura é mediada pela atractividade organizacional percebida.
A importância destes resultados é discutida e interpretada ao nível das razões
que estruturam este processo psicológico e das suas aplicações práticas em
recrutamento e na atracção de colaboradores a organizações.
Description
Keywords
Atributos organização intenção de candidatura atractividade organizacional