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Advisor(s)
Abstract(s)
Atraír candidatos num processo de recrutamento representa um desafio de grandes proporções para organizações competitivas.
Compreender como potenciais candidatos avaliam uma oferta de emprego e reagem à mesma representa um desafio importante
para investigadores e para gestores de recursos humanos.
Sustentado na premissa teórica de que a imagem enquanto empregadora fortalece a atracção de colaboradores, este
estudo pretende clarificar o efeito moderador desta variável junto do processo que leva potenciais candidatos a desenvolverem
intenções de candidatura. Testou-se um modelo teórico apontando a atractividade organizacional enquanto mediadora do
processo que decorre da avaliação dos atributos organizacionais e que conduz à intenção de candidatura. Avaliámos o efeito
moderador da imagem junto deste processo, sustentando, assim, um modelo de mediação-moderada.
208 participantes constituem a amostra de potenciais candidatos interessados em responder a um anúncio de emprego
na área do Marketing. Para corresponder aos objectivos do estudo, desenvolvemos e validámos três manipulações de imagem
baseados em Backhaus (2004): positiva; negativa; neutra. Foram desenvolvidas comparações multi-grupo de acordo com o
procedimento proposto por Byrne (2010) via SEM.
Confirmaram-se os efeitos de mediação da atractividade na relação entre os atributos organizacionais e a intenção de candidatura.
Confirmaram-se, igualmente, os efeitos de mediação-moderada previstos. Conclui-se que o processo que leva à intenção de
candidatura tem enquanto preditor os atributos organizacionais e a atractividade organizacional enquanto mediadora. Quando os
candidatos têm uma imagem positiva da organização, o efeito de mediação é mais forte, quando comparado com quando têm uma
imagem neutra ou negativa da organização enquanto empregadora.
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Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Ciências Empresariais