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O efeito da imagem da organização enquanto empregadora no processo que conduz às intenções de candidatura a ofertas de emprego

dc.contributor.authorR. Gomes, Daniel
dc.contributor.authorNeves, José Gonçalves das
dc.date.accessioned2023-11-03T16:12:54Z
dc.date.available2023-11-03T16:12:54Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractAtraír candidatos num processo de recrutamento representa um desafio de grandes proporções para organizações competitivas. Compreender como potenciais candidatos avaliam uma oferta de emprego e reagem à mesma representa um desafio importante para investigadores e para gestores de recursos humanos. Sustentado na premissa teórica de que a imagem enquanto empregadora fortalece a atracção de colaboradores, este estudo pretende clarificar o efeito moderador desta variável junto do processo que leva potenciais candidatos a desenvolverem intenções de candidatura. Testou-se um modelo teórico apontando a atractividade organizacional enquanto mediadora do processo que decorre da avaliação dos atributos organizacionais e que conduz à intenção de candidatura. Avaliámos o efeito moderador da imagem junto deste processo, sustentando, assim, um modelo de mediação-moderada. 208 participantes constituem a amostra de potenciais candidatos interessados em responder a um anúncio de emprego na área do Marketing. Para corresponder aos objectivos do estudo, desenvolvemos e validámos três manipulações de imagem baseados em Backhaus (2004): positiva; negativa; neutra. Foram desenvolvidas comparações multi-grupo de acordo com o procedimento proposto por Byrne (2010) via SEM. Confirmaram-se os efeitos de mediação da atractividade na relação entre os atributos organizacionais e a intenção de candidatura. Confirmaram-se, igualmente, os efeitos de mediação-moderada previstos. Conclui-se que o processo que leva à intenção de candidatura tem enquanto preditor os atributos organizacionais e a atractividade organizacional enquanto mediadora. Quando os candidatos têm uma imagem positiva da organização, o efeito de mediação é mais forte, quando comparado com quando têm uma imagem neutra ou negativa da organização enquanto empregadora.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47819
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Ciências Empresariaispt_PT
dc.titleO efeito da imagem da organização enquanto empregadora no processo que conduz às intenções de candidatura a ofertas de empregopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e Intervenção em Recursos Humanospt_PT
person.familyNameGomes
person.givenNameDaniel Roque
person.identifier.ciencia-id9915-BE0D-4C13
person.identifier.orcid0000-0002-4115-5290
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6566e91c-60e3-4a30-b5b0-3a55ed3c80b8
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