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- Avaliação de fatores de risco psicossociais: estudo com docentes do ensino superiorPublication . Borges, Sara Lopes; Santos, Cristina; Saraiva, António; Pocinho, MargaridaObjetivos: Os fatores psicossociais, enquanto características relacionadas com condições e organização do trabalho, interferem na saúde dos trabalhadores, e os riscos psicossociais emergem da interação entre colaboradores e condições de vida e de trabalho. O objetivo do estudo foi avaliar os fatores de riscos psicossociais em docentes do ensino superior de modo a perceber o exercício da docência enquanto profissão de risco em termos de esgotamento físico e mental, dada a sua contínua exposição a situações risco psicossocial. Método: O estudo contou com a administração de dois instrumentos, um de caracterização da amostra e o outro para avaliar fatores de risco psicossociais — a versão portuguesa do Copenhagen Psychosocial Questionnaire — constituído por 76 itens (escala tipo Likert de 5 pontos), distribuídos por cinco dimensões, que medem indicadores de exposição a riscos psicossociais e os seus efeitos. Resultados: No estudo participaram 59 docentes, a maioria homens (50,8%), com idade entre os 41 e os 50 anos (45,8%), mestres (59%), professores adjuntos (47,5%), com vínculo laboral estável (68%) e a lecionar entre 11 e 17 horas semanais (64,4%). A análise das várias subescalas revelou risco psicossocial, mostrando que os docentes se encontravam em situação de vulnerabilidade. Existiram diferenças significativas entre os riscos vivenciados no ensino superior público e os experimentados no ensino superior privado. O sexo, idade, formação académica e categoria profissional influenciaram o tipo de risco psicossocial. Conclusões: Confirma-se a importância da avaliação dos fatores de risco psicossociais no exercício da profissão docente no ensino superior. Reconhece-se como necessária a avaliação e gestão dos riscos psicossociais de forma a promover condições de trabalho saudáveis, garantir respeito e tratamento justo, bem como incentivar a promoção da conciliação da vida profissional e familiar, de modo a minimizar riscos psicossociais e situações de vulnerabilidade em docentes do ensino superior.
- Livro de atas do X seminário do projeto de educação pelos pares : saúde no ensinoPublication . ESTeSC, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra; Amaral, Ed. lit. Ana Paula; Mendes, Ed. lit. Fernando; Pocinho, Ed. lit. Margarida
- Influence of physical exercise and protein supplementation in quality of life (SF36) in seniors living in the communityPublication . Loureiro, Helena; Pocinho, Margarida; Faria, Ana; Lages, M.; Silva, Marco; Martins, Raul; Veríssimo, Manuel Teixeira
- Depresión e ideación suicida en la adolescencia : implementación y evaluación de un programa de intervenciónPublication . Amaral, Ana Paula; Uchoa Sampaio, Josiane; Matos, Fátima Regina Ney; Pocinho, Margarida; Mesquita, Rafael Fernandes De; Sousa, Laelson Rochelle Milanês
- Effects of physical exercise and protein supplementation in quality of life (SF36) in seniors living in the communityPublication . Loureiro, Helena; Pocinho, Margarida; Lages, Marlene; Silva, Marco; Martins, Raúl; Veríssimo, Manuel