Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Martins Bernardes Lucas, Pedro Ricardo

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Escala de Intenção de Turnover
    Publication . Sul, Susana; Lucas, P.
    A Antecipated Turnover Scale (ATS) avalia a intenção dos enfermeiros em abandonar voluntariamente a sua presente posição laboral, quer seja com o intuito de realizar um processo de turnover interno (mudar de serviço/unidade), externo (mudar de organização/empresa) ou mesmo abandonar a profissão. Verificou-se que não existe em Portugal uma escala que permita avaliar a intenção dos enfermeiros em abandonar a sua atual posição laboral, pondo em causa o sucesso dos esforços realizados pelos enfermeiros gestores em reter os seus enfermeiros. A versão portuguesa da ATS é constituída por 10 itens, de resposta fechada. A pontuação máxima da escala é de 70 pontos e a mínima de 10 pontos, ou seja, quanto mais elevada for a pontuação maior será a Intenção de Turnover. Apresenta um valor de Alfa de Cronbach de 0.910. O uso deste instrumento no contexto português poderá permitir aos enfermeiros gestores identificar e comparar as intenções de turnover nos seus enfermeiros, e implementar mudanças que visem evitar este fenómeno, especialmente através da melhoria do ambiente da prática de enfermagem.
  • Escala de Autoeficácia para Enfermeiros Líderes Clínicos (CNLSES®) (Gilmartin, 2015)
    Publication . Carvalho, M.; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Potra, Teresa; Lucas, P.
    Estão definidos na literatura as competências do enfermeiro líder clínico como uma prática avançada, nomeadamente na área da melhoria da qualidade dos cuidados e na segurança do cliente. Para perceber qual a confiança destes enfermeiros na sua função em Portugal e de a medir validou-se para o contexto cultural português a escala CNLSES®. Foi realizado um estudo quantitativo, observacional e descritivo-transversal em que se desenvolveu o processo de adaptação transcultural, numa amostra não-probabilística e intencional de 329 enfermeiros responsáveis de turno/equipa e/ou com especialidade. Obteve-se um instrumento com 47 itens e 7 dimensões, com uma variância explicada de 61,139% para a totalidade do instrumento. Verificou-se uma matriz de correlação aceitável para cada uma das dimensões. A fiabilidade foi garantida através da determinação do Alfa de Cronbach e da determinação da correlação de Pearson. A validade de construto foi efetuada através da Análise Fatorial em componentes principais com rotação ortogonal pelo método Varimax e pela análise Fatorial Confirmatória. Da análise efetuada obtivemos melhores resultados com uma matriz de sete dimensões tendo sido redefinidas as dimensões: Cuidado Centrado no Cliente, Gestão da Unidade, Liderança Clínica, Redução de Custos, Gestão da Equipa e Planeamento de Cuidados. O CNLSES® revelou ser um instrumento adequado para ser aplicado em Portugal, através das suas características psicométricas.
  • Práticas de investigação em gestão em enfermagem :
    Publication . Lucas, P.; Cruchinho, Paulo J. M.; Sul, Susana; Costa, Patricia; Nunes, Elisabete; Mendes Gaspar, Maria Filomena
    Este primeiro volume intitulado: Instrumentos Validados Transculturalmente para Portugal, versa algumas das traduções e validações transculturais de instrumentos de medida de interesse para a área da Gestão em Enfermagem. A Gestão em Enfermagem em Portugal pode agora, desenvolver mais estudos, utilizando as escalas que traduzimos e validámos para o contexto cultural português. Só com instrumentos adequados podemos estudar e perceber os diferentes fenómenos e problemáticas importantes para a Gestão em Enfermagem, para a disciplina e para as organizações de saúde, contribuindo para a inovação e para a qualidade dos cuidados de enfermagem. Estas escalas traduzidas e validadas para o contexto cultural português, estão publicadas em revistas científicas indexadas. Os capítulos desta Coletânea, foram elaborados pelos mesmos autores dos artigos científicos que lhes deram origem, mas são agora disponibilizados em língua portuguesa. Esta nossa iniciativa, na língua de Camões e de Pessoa, pretende também ser um instrumento que favoreça a acessibilidade de atores de diferentes contextos culturais.
  • Bedside Handover Attitudes and Behaviours questionnaire (BHAB-PT):
    Publication . Cruchinho, Paulo J. M.; Lopez-Franco, Maria Dolores; Teixeira, Gisela; Lucas, P.; Mendes Gaspar, Maria Filomena
    O BHAB-PT é um questionário de autopreenchimento adaptado e validado para Portugal por Cruchinho et al. (2025), a partir do instrumento original de Slade et al. (2019). Tem como finalidade avaliar a consistência da prática dos enfermeiros durante a passagem de turno junto das pessoas internadas (Passagem de Turno Centrada no Cliente). É um instrumento de avaliação adequado para ser aplicado em Portugal em todos os contextos de cuidados de saúde. Tem como população-alvo os enfermeiros portugueses e envolve aproximadamente 5 minutos a preencher. Integra 18 itens distribuídos por quatro dimensões: a) o Envolvimento Direto; b) a Interação Pessoal; c) a partilha de Informação e a d) a Abordagem Individualizada. Tem um formato de resposta de tipo Likert de sete pontos sem ponto médio e com um item “não aplicável” (de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. A pontuação varia entre 6 e 108 pontos e quanto menor for a pontuação, menor será a consistência da prática dos enfermeiros durante a passagem de turno junto das pessoas internadas. Apresentou uma consistência interna de .79 para o instrumento total avaliada pelo Alfa de Cronbach.