Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- PROPOSTA DE GRELHA PARA CRECHEPublication . Nóbrega, Andrea; Pinto, Diana; Mota, José; Sá, SusanaO presente trabalho pretende apresentar uma proposta de grelha simplificada no contexto Creche, em Portugal, ajustada aos progressos das neurociências dos últimos anos. O termo avaliação parece-nos desajustado e foi substituído pelo termo evidências. Quanto a metodologia, realizou-se uma triangulação com outros países para termos uma breve noção de como se avalia a primeira infância em contextos internacionais, como: Espanha, Alemanha, Holanda, Finlândia e Brasil. Foi possível extrair elementos específicos que forneceram informações fundamentadas que alicerçaram este estudo. Temos como ponto de convergência a necessidade de um registo semestral de fácil aplicabilidade de carácter aberto. Esta proposta de grelha ainda não está em vigor, sendo que os resultados, irão ser, posteriormente, analisados depois da implementação da mesma.
- Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYAPublication . Morais, José Carlos; Neves, Nelson; Sá, SusanaEste artigo tem por base um levantamento de dados realizado no âmbito da monitorização permanente que o ISPGAYA efetua sobre os trajetos académicos e profissionais dos seus diplomados, um procedimento integrado no seu Sistema Interno da Qualidade, indo de encontro a exigências e referenciais de avaliação da A3ES. Recorre-se a um questionário construído para o efeito, intitulado: Questionário sobre as Trajetórias Académicas e Profissionais dos Diplomados do ISPGAYA (QTAPDI). Este levantamento participado por 120 alunos, oriundos de 7 licenciaturas diferentes, que concluíram as suas licenciaturas no período de 5 anos que se estende de 2015 a 2019. A análise quantitativa e descritiva conclui da adequação da oferta educativa da instituição, apontando também, alguns pontos reflexão a incluir na estratégia dessa oferta formativa, concretizadora de espectativas pessoais dos alunos, e indo de encontro às demandas do mercado de trabalho regional.
- CONSTRUÇÃO HOLÍSTICA: VISÃO DO NEUROEDUCADOR NOS EIXOS DE OBSERVAÇÃO NO CONTEXTO DE CRECHEPublication . Magalhães, Ana Filipa; Leite, Dina; Teixeira, Pedro; Leite, Tânia; Sá, SusanaO presente artigo aborda a questão da observação do neuroeducador relativamente ao processo de desenvolvimento da criança, para tal é apresentada uma grelha de observação mais sintetizada de forma a simplificar as orientações lúdicas, com base na grelha utilizada numa instituição da zona norte de Portugal. Como metodologia é utilizado um estudo de natureza qualitativa, em que é esperado futuramente ser validado e implementado em Investigação-Ação. Também é feito um enquadramento relativamente à questão da creche e da importância do neuroeducador, assim como de que forma as neurociências contribuem para a construção holística em participação.