Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

DIAS DA COSTA MALHEIRO, MARIA ISABEL

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Intervenções para a autogestão em adolescentes com Diabetes Tipo 1 :
    Publication . FLORA, MARÍLIA COSTA; Malheiro, Isabel; Barros, Luísa; Neves Coelho, Adriana Raquel
    Introdução: O desenvolvimento dos adolescentes centra-se na construção de autonomia e independência face à supervisão parental. Este desafio torna-se mais complexo perante um diagnóstico de diabetes tipo 1, o que exige responsabilização do adolescente face à gestão da doença. Nesta fase revela-se crucial a implementação de intervenções promotoras de competências de autogestão. Objetivo: Mapeamento de intervenções promotoras de autogestão para adolescentes com diabetes tipo 1. Método: Esta revisão scoping segue a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Serão incluídos estudos publicados em inglês, espanhol e português, entre 2009-2021, sem limitações geográficas ou culturais. O processo de análise, extração e síntese de dados será realizada por dois revisores de forma independente, de acordo com os critérios de inclusão. Os resultados serão apresentados de seguindo as orientações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), diagrama para revisões scoping. O protocolo encontra-se registado no Open Science Framework https://osf.io/z6wbj. Resultados: O mapeamento de intervenções para adolescentes com diabetes tipo 1, é fundamental para a construção de uma intervenção estruturada, centrada na promoção de comportamentos de autogestão, contribuindo para a disseminação científica sobre o tema. Conclusão: Espera-se que os resultados desta revisão contribuam para a construção de conhecimento que fundamente o desenvolvimento de intervenções de enfermagem para adolescentes com diabetes tipo 1.
  • Pares peritos como educadores:
    Publication . Malheiro, Isabel; Graça, Vinagre; Figueiredo, Inês Carnall
    As atuais orientações em saúde preconizam a responsabilização dos individuos com condição crónica para o autocuidado, destacando o papel fundamental dos profissionais de saúde na sua capacitação e educação para as competências de autogestão. Nos ultimos anos a literatura tem destacado os programas de educação para a autogestão da condição crónica como uma abordagem holistica que envolve não só as necessidades especiais de saúde (tratamentos terapêutica e funcionalidade), como também as necessidades psicoafetivas e sociais. A evidência comprova a efetividade das intervenções psicoeducativas e destaca o programa de educação para a autogestão da condição crónica de Kate Lorig “Expert Patients Programme” que demonstrou ser eficaz em adultos e idosos pelos benefícios para a saúde, redução das hospitalizações e complicações, aumento significativo na adesão ao regime terapêutico e melhoria na qualidade de vida relacionada com a saúde e bem-estar, programa que foi adaptado e validado quanto à sua efetividade para adolescentes com Spina Bifida (SB)(Malheiro 2015). Deste modo, com base no programa de educação para adolescentes com SB, propomo-nos adaptar este programa, que utiliza pares peritos como educadores, para adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1), implementar e avaliar a sua efetividade nas competencias de autogestão, qualidade de vida, conhecimentos, autoeficácia e HbA1c. O programa distingue-se pela natureza inovadora das metodologias e estratégias utilizadas como o regime de tutoria entre pares (persuasão social), os Lay Led’s (educação por jovens adultos peritos na autogestão DMI) e pelas estratégias psicopedagógicas utilizadas nas sessões (questionamento, brainstorming, técnica de resolução de problemas, roleplaying, a automonitorização, a modelagem e o plano de ação).
  • Intervenções facilitadoras na transição da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 para a comunidade :
    Publication . PINTO, VÂNIA CATARINA MENDES; Malheiro, Isabel
    Objetivo: Mapear e identificar na evidência científica as intervenções facilitadoras na transição para a comunidade da criança em idade escolar com Diabetes Mellitus Tipo 1. Método: Revisão Scoping foi realizada seguindo a metodologia do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos estudos publicados de natureza quantitativa, qualitativa, ou mistos, assim como a literatura cinzenta, em Português, inglês, espanhol ou francês, produzidos entre 2016 e 2021. Foram incluídos nesta revisão 8 estudos, selecionados nas seguintes bases de dados: CINHAL; MEDLINE; MedicLatina; Eric; Cochrane CRCT; Cochrane CA; Cochrane DSR; Cochrane MR); Nursing Reference; JBI. Os resultados obtidos foram extraídos com recurso a um instrumento construído pelas autoras e alinhado com a questão/objetivo e expressos num resumo narrativo, incluindo áreas de destaque para pesquisas futuras. Resultados: Identificaram-se 3 grandes categorias no âmbito das intervenções facilitadoras na transição para a comunidade da criança em idade escolar com Diabetes Mellitus Tipo 1, nomeadamente, a existência de recursos e sistemas de suporte; o desenvolvimento de competências na gestão da doença (conhecimentos, modelagem e treino); comunicação e a continuidade dos cuidados. Conclusões: A transição para a comunidade da criança em idade escolar com Diabetes Mellitus tipo1 é influenciada por fatores relacionados com as condições ambientais, profissionais, organizacionais e da própria família. Os sistemas de suporte, o desenvolvimento de competências de gestão da DM1 (conhecimento e treino) e a comunicação/continuidade são destacados como foco de atenção no desenvolvimento das intervenções promotoras de uma transição segura.