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- Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvelPublication . Cordeiro, João Pedro PinaCom este artigo pretende-se refl ectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras.
- A perspectiva vertical da gestão estratégica de recursos humanosPublication . Cordeiro, João Pedro PinaA presente comunicação tem como objectivo analisar e compreender a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de gestão de recursos humanos (recrutamento, selecção e formação profissional) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de gestão de recursos humanos, nas dimensões consideradas, apresentam diferenciações consoante as estratégias seguidas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Conclui-se, assim, que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de recrutamento, selecção e formação profissional.
- Gestão estratégica de quadros: as «práticas de trabalho de elevado desempenho»Publication . Cordeiro, João Pedro PinaEsta comunicação reflecte sobre a gestão estratégica de quadros. O objectivo geral do estudo é analisar as inter- relações entre as «práticas de trabalho de elevado desempenho» (Becker, Huselid, Ulrich, 2001; Pil e MacDuffie, 1996) e as estratégias empresariais. O objecto central do estudo são as empresas do sector de componentes para automóvel, nomeadamente os seus quadros superiores (QS). A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário, ao qual responderam 72 empresas do sector de componentes para automóvel. Os resultados indicam que a diferente conjugação das dimensões definidoras da gestão estratégica de quadros (participação/acesso à informação, segurança no emprego, formação profissional, gestão de carreiras e gestão das remunerações), está na base de dois modelos contrastantes, a saber: um que inclui as empresas com estratégia assente na “inovação” e na “qualidade” e outro que inclui as empresas com estratégia assente nos “baixos custos”. Concluímos que as empresas, ao possuírem diferentes estratégias de negócio, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de trabalho de elevado desempenho, num processo de retroalimentação mútua. Este estudo contribui para uma melhor compreensão da teoria envolvendo as estratégias empresariais e a gestão de quadros, permitindo aprofundar a compreensão sobre as práticas de trabalho de elevado desempenho e aperfeiçoar o processo de planeamento dos sistemas de gestão de quadros nas empresas.
- Os «quadros» como agentes estratégicos de desenvolvimento das organizações: contributos para uma análise das funções dos quadros superioresPublication . Cordeiro, João Pedro PinaO presente artigo pretende reflectir sobre os «quadros» enquanto agentes estratégicos de desenvolvimento das organizações. A partir desta abordagem poder-se-á, por um lado, compreender melhor a importância das funções e, por inerência, dos saberes e/ou das competências dos quadros superiores na actualidade, por outro lado, responder à questão: de que falamos quando nos referimos aos quadros? As técnicas de investigação utilizadas foram a análise documental e o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas do sector de componentes para automóvel. Estruturalmente, começamos por realizar uma reflexão teórica baseada na análise dos quadros enquanto processo societal, na análise das propostas de objectivação e representação dos quadros em Portugal (Classificação Nacional das Profissões e Estruturas Sindicais Representativas) e na análise dos quadros como constructo dos modos de gestão das organizações. Empiricamente analisam-se as funções dos quadros superiores à luz dos resultados do inquérito por questionário aplicado às empresas do sector de componentes para automóvel. Conclui-se que os quadros superiores das empresas do sector de componentes para automóvel representam uma fonte de vantagem competitiva para as organizações. As funções, as competências e a possibilidade de identificar procedimentos adequados às directrizes estratégicas das empresas são, entre outros, fundamentos do prestígio social associado aos quadros superiores no sector de componentes para automóvel.