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Abstract(s)
O presente artigo pretende reflectir sobre os «quadros» enquanto agentes estratégicos de
desenvolvimento das organizações. A partir desta abordagem poder-se-á, por um lado,
compreender melhor a importância das funções e, por inerência, dos saberes e/ou das competências
dos quadros superiores na actualidade, por outro lado, responder à questão: de que falamos quando
nos referimos aos quadros? As técnicas de investigação utilizadas foram a análise documental e o
inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas do sector de componentes para
automóvel. Estruturalmente, começamos por realizar uma reflexão teórica baseada na análise dos
quadros enquanto processo societal, na análise das propostas de objectivação e representação dos
quadros em Portugal (Classificação Nacional das Profissões e Estruturas Sindicais Representativas)
e na análise dos quadros como constructo dos modos de gestão das organizações. Empiricamente
analisam-se as funções dos quadros superiores à luz dos resultados do inquérito por questionário
aplicado às empresas do sector de componentes para automóvel. Conclui-se que os quadros
superiores das empresas do sector de componentes para automóvel representam uma fonte de
vantagem competitiva para as organizações. As funções, as competências e a possibilidade de
identificar procedimentos adequados às directrizes estratégicas das empresas são, entre outros,
fundamentos do prestígio social associado aos quadros superiores no sector de componentes para
automóvel.
Description
Keywords
Quadros Funções dos quadros superiores Gestão das organizações Sector de componentes para automóvel
Citation
Publisher
DINÂMIA – CET, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território