Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.14 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente comunicação tem como objectivo analisar e compreender a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de gestão de recursos humanos (recrutamento, selecção e formação profissional) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de gestão de recursos humanos, nas dimensões consideradas, apresentam diferenciações consoante as estratégias seguidas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Conclui-se, assim, que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de recrutamento, selecção e formação profissional.
Description
Comunicação apresentada no XIV Encontro Nacional da SIOT - Emprego e Coesão Social, Lisboa
Keywords
Gestão estratégica de recursos humanos Recrutamento e selecção Formação profissional Sector de componentes para automóvel