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Reisinho, Maria da Conceição

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  • Try to be a nurse. It’s Cool! - manual de apoio
    Publication . Cerqueira, Carla; Reisinho, Maria Da Conceição; Carvalho Pinto, Cristina; Oliveira, Manuel Fernando; Lima, Ligia; Cruz, Márcia; Barbieri-Figueiredo, MC; Nilza Caldevilla, Maria; Marques, Paulo; Parente, Paulo; Cruz, Sandra
    A área da saúde cativou desde sempre os jovens, pelos desafios que comporta, pela proximidade e relação com os outros, saudáveis ou doentes; e a enfermagem em particular tem-se constituído como uma opção de grande significado, valendo por isso conhecer por dentro a sua riqueza de conteúdos, o seu dinamismo, a diversidade de abordagens. Uma semana entre nós, no ambiente onde tudo começa a acontecer, proporcionar-te-á uma ideia mais concreta sobre o que é ser enfermeiro na actualidade, sem esquecer o caminho que outros percorreram, mas dando-te a possibilidade de experimentar nos contextos de prática laboratorial, práticas em domínios que vão das crianças aos adultos, recorrendo a simuladores, manequins e dispositivos utilizados no dia-a-dia destes profissionais. A evolução e as mudanças que já se fazem sentir na sociedade, abrem novas perspectivas e caminhos nesta área do saber, que estamos dispostos a ajudar-te a descobrir.
  • Crescer com fibrose quística: Que qualidade de vida
    Publication . Reisinho, Maria Da Conceição; França, Ana Paula
    Mucoviscidose, Fibrose Quística do Pâncreas, Fibrose Cística são várias designações para a mesma doença autossómica recessiva, cujo defeito genético está associado a uma mutação no cromossoma 7, que codifica a proteína dos canais de cloro. O objectivo deste artigo é mostrar os resultados de uma pesquisa bibliográfica em bases de dados referenciais às ciências da saúde relacionadas (CINAHL e Medline), tendo como termos de busca: fibrose quística, criança, adolescente e qualidade de vida. A fibrose quística é uma doença crónica que possui uma taxa de sobrevida actualmente situada nos 25-30 anos de idade ao contrário do que acontecia nas últimas décadas, pelo que há um desconhecimento sobre a percepção da qualidade de vida nesta população. É necessário conhecer o papel do enfermeiro na equipa multidisciplinar e como acompanha o crescimento dos doentes com fiibrose quística.
  • Portuguese adolescents with cystic fibrosis and their parents: An intervention proposal for nursing clinical practice
    Publication . Reisinho, Maria da Conceição; Gomes, Bárbara
    Purpose: Cystic fibrosis is a life-shortening genetic disease. It affects both patient and family with the nurse playing a key role in the monitoring process. This study sought to contribute to enhanced targeted health care to adolescentswith cystic fibrosis and their parents by understanding the experiences of livingwith cystic fibrosis. Based on Afaf Meleis' Transitions Theory (1986) nurses identify the transition experienced by the study participants, thus contributing to the quality of nursing interventions. Design and methods: Two qualitative research studies using data collected through semi-structured interviews were conducted. The Straussian Grounded Theory was applied. The snowball technique was used for recruitment, under the inclusion criteria: adolescents aged between 10 and 21 years; diagnosis of cystic fibrosis for more than one year; and parents of these adolescents. A final sample of 16 adolescents and 14 parents was obtained. Results: Nursing therapeutic interventions acted as a facilitator of the health/illness transition process. Nurses' intervention areaswere identified to empower adolescents and their parentswith targeted knowledge and abilities to cope with problems. After diagnosis, parents assumed a new role-playing. Conclusions: Adolescents with cystic fibrosis and their parents experience various transition phases. Nurses can better help identifying the onset, persistence and ending of harmful periods. Practice implications: Adolescents with cystic fibrosis and their parents experience various transition phases. Nursing therapeutic interventions are cardinal to the health/illness transition.
  • Nursing interventions in monitoring the adolescent with Cystic Fibrosis: a literature review
    Publication . Reisinho, Maria da Conceição; Gomes, Bárbara
    Objectives: to search for nursing interventions focused on the improvement of quality of life and promotion of self-care of adolescents suffering from the Cystic Fibrosis. Method: literature review. The inclusion criteria were: primary studies and studies with interventions developed by nurses in the adolescent population with Cystic Fibrosis, using Portuguese, Spanish, French and English with no time limit, and supported by the databases Scopus, Web of Science and CINAHL. The search expressions were: nursing AND care AND adolescent AND “Cystic Fibrosis” AND (“quality of life” OR “self-care”). Results: a total of 59 articles was retrieved; 8 matched the criteria chosen. Nursing interventions targeted at adolescents with Cystic Fibrosis and their family members were identified. These interventions were organized according to the nurses’ role, namely caregiver, coordinator, counsellor, researcher, trainer and care partner. Conclusions: nursing interventions targeted at following up the adolescent during the entire therapeutic process, involving the presence of parents/significant others, since both the adolescent and family have to be responsible for self-care. Healthcare professionals should be capable of identifying the specific needs of patients with chronic disease and their family, permitting a better understanding and adaptation to the health-disease transition process.
  • Escala de apoio dos enfermeiros aos pais: um contributo para a parceria dos cuidados
    Publication . Valadão, Sandra; França, Ana Paula; Reisinho, Maria da Conceição
  • Vivências dos adolescentes com fibrose quística
    Publication . Reisinho, Maria da Conceição; Gomes, Bárbara
  • Educação parental em oncologia pediátrica: uma scoping review
    Publication . Monteiro, Juliana Ferreira; Reisinho, Maria da Conceição; Carvalho, Fernanda
    Introdução: Ser pai ou mãe de uma criança à qual lhe foi diagnosticado um cancro acarreta um sem-número de expressões de emoções, sentimentos de revolta, culpabilidade. No entanto, com a evolução dos cuidados médicos e de enfermagem, há hipótese de os pais se tornarem cuidadores dos seus filhos, seja em parceria com os enfermeiros no internamento hospitalar, seja no próprio domicílio. A capacitação dos pais deverá ser orientada pelo paradigma da educação parental. Os cuidados por vezes são complexos, mas se os pais estiverem devidamente apoiados e capacitados poderão intervir com qualidade e melhoria da qualidade de vida familiar. Objetivos: Mapear e resumir a evidência científica assente na intervenção do enfermeiro na educação parental na doença oncológica pediátrica. Materiais e métodos: Elaboramos uma scoping review (ScR) assente em três questões de revisão: Quais os tópicos abordados pelo enfermeiro na educação parental na doença oncológica pediátrica? Em que momentos estes tópicos devem ser abordados? Quais as estratégias utilizadas pelo enfermeiro na educação parental na doença oncológica pediátrica? Resultados: Dos 1043 documentos encontrados, foram triados 48 artigos para integrar a revisão. Considerando as questões de revisão e a heterogeneidade dos resultados obtidos, definimos categorias de apresentação: recomendações e orientações transversais; tópicos a abordar; linha cronológica e estratégias de educação parental. Conclusões: A educação parental na criança com cancro é uma responsabilidade-core do enfermeiro de oncologia pediátrica. Os pais só estarão disponíveis e capazes para a aprendizagem após o ajuste emocional ao diagnóstico.