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Cagica Carvalho, Luísa Margarida

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  • Innovation in energy sector: a comparative study in Brazil and Portugal
    Publication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Porto, Geciane; Costa, Priscila Rezende da
  • A success story in a partnership programme for entrepreneurship education: outlook of students perceptions towards entrepreneurship
    Publication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa; Mares, Pedro
    Entrepreneurship education could support the development of an entrepreneurial culture that can influence the cultural values and economic development. This research aims, firstly, to present some theoretical guidelines about entrepreneurship education. And secondly, to present an empirical study that assess the entrepreneurial perception of students included in a partnership programme between higher education and secondary schools. This analysis allows a set of findings, we highlight the positive impact of the programme analysed, as well as a strong sense of entrepreneurial skills by students and their increased awareness of the importance of entrepreneurship for their personal and professional life.
  • The impact of polytechnic institutes on the local economy.
    Publication . Alves, João; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Carvalho, Renato; Correia, Florbela; Cunha, Jorge; Farinha, Luís; Fernandes, Joana; Ferreira, Manuela; Lucas, Eugénio; Mourato, Joaquim; Nicolau, Ana; Nunes, Sara; Nunes, Sandra Cristina Dias; Oliveira, Pedro; Pereira, Cristina; Pinto, Sandra; Silva, José
  • Auto-percepção das competências empreendedoras dos estudantes: um estudo do Instituto Politécnico de Setúbal
    Publication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Mares, Pedro
    Há um crescente reconhecimento de que o empreendedorismo é uma força motriz na promoção do crescimento económico, competitividade e criação de emprego das nações. Uma vez que o espírito empreendedor de qualquer um pode ser desenvolvido e melhorado, o sistema educacional assume um papel importante na aprendizagem dos alunos a serem empreendedores. Na verdade, o desenvolvimento de competências essenciais, capacidades e atitudes em relação ao empreendedorismo pode contribuir para comportamentos empreendedores. Este trabalho tem como objectivo avaliar o nível de perfil empreendedor dos alunos que frequentaram as disciplinas de Empreendedorismo e Empreendedorismo e Criação de Empresas no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Foi aplicado um inquérito a estudantes de Empreendedorismo do IPS, no qual foram recebidas 90 respostas. Os resultados deste estudo empírico fornecem informações importantes que permitem o desenvolvimento de um currículo apropriado e de programas extra curriculares mais adequados para diferentes padrões de perfis empreendedores.
  • Inovação e responsabilidade social na educação empreendedora – o caso da atividade pedagógica “Empreendedor responsável por 1 dia”
    Publication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica
    A sociedade atual baseada no conhecimento valoriza o papel da inovação. Esta contribui para uma sociedade mais empreendedora e geradora de mais crescimento económico, de mais emprego e mais competitiva. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha uma relevância cada vez maior, e a aquisição de atitudes e competências empreendedoras por parte dos estudantes, torna-se um fator diferenciador muito valorizado pelo mercado de trabalho. Por todo o mundo surgem programas educacionais de empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e reconhecendo a importância deste assunto na educação dos jovens. Novas metodologias de ensino são desenvolvidas e testadas, e o learning by doing, e o trabalho desenvolvido pelos estudantes tão próximo quanto possível de ambientes de trabalho reais, são cada vez mais importantes. Este artigo tem como objetivo geral descrever uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de empreendedorismo, no 3º ano de licenciatura, nos cursos de Marketing, Gestão da Distribuição e Logística, Gestão de Recursos Humanos e no 2º ano de licenciatura do curso de Gestão de Sistemas de Informação, na Escola Superior de Ciências Empresariais, no Instituto Politécnico de Setúbal. O principal objetivo desta atividade consiste em que os estudantes passem pela experiência de serem empreendedores, desenvolvendo um mini-negócio, desde o surgimento da ideia de negócio até à sua concretização. Especificamente pretende-se relatar as várias fases envolvidas, salientado aspetos relevantes em cada um, assim como compreender, as atitudes e competências empreendedoras desenvolvidas, as dificuldades sentidas e estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento da atividade. Os resultados do estudo, suportados em dados obtidos através de focus group com estudantes permitiram concluir a utilidade desta atividade, em termos de atitudes empreendedoras desenvolvidas, assim como em termos de capacidade de reflexão e de aprendizagem com os erros e dificuldades vividas.
  • A methodology to measure innovation in European Union through the national innovation system.
    Publication . Carvalho, Nuno; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Nunes, Sandra Cristina Dias
    Measuring the innovative performance of European Union (EU) is vital to assist in defining public policies that can contribute to stimulate innovation. This study aims to examine the socio-economic factors that contribute to the EU innovative performance. In order to validate the research, the empirical study uses two linear regressions, considering as dependent variables, respectively, the patents required and the percentage of innovative sales, with the objective of identifying the factors that most influence innovation outputs. This study concludes that the most important variables for innovative performance (measured as number of patents) are private R&D, percentage of innovative firms and public R&D. Additionally, the results can provide important clues to support the definition of public policies that can stimulate innovation.
  • 500 maiores empresas do Distrito de Setúbal no ano de 2011
    Publication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Dominguinhos, Pedro; Pinto, Sandra