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  • Industrial Engineering and Operations Management II
    Publication . Reis, João Carlos Gonçalves dos; Pinelas, Sandra; Melão, Nuno Filipe Rosa
    Based on the 2018 International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management (IJCIEOM) conference that took place in Lisbon, Portugal, this proceedings volume is the first of two focusing on mathematical applications in digital transformation. The different contributions in this volume explore topics such as health care, social technologies, mathematical programming applications, public transport services, new product development, industry 4.0, occupational safety, quality control, e-services, risk management, and supply chain management. Written by renowned scientists from around the world, this multidisciplinary volume serves as a reference on industrial engineering and operations management and as a source on current findings for researchers and students who focus in business models, digital literacy and technology in education, logistics, production and information systems, and operations management.
  • Industrial Engineering and Operations Management I
    Publication . Reis, João Carlos Gonçalves dos; Pinelas, Sandra; Melão, Nuno Filipe Rosa
    Based on the 2018 International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management (IJCIEOM) conference that took place in Lisbon, Portugal, this proceedings volume is the first of two focusing on mathematical applications in digital transformation. The different contributions in this volume explore topics such as modelling, simulation, logistics, innovation, sustainability, health care, supply chain, lean manufacturing, operations management, quality and digital. Written by renowned scientists from around the world, this multidisciplinary volume serves as a reference on industrial engineering and operations management and as a source on current findings for researchers and students aiming to work on industrial-related problems.
  • Total Quality Managment
    Publication . Neves, Andreia Cristina Ramos
    Esta investigação tem como objetivo encontrar evidências empíricas acerca dos efeitos da implementação do TQM na satisfação dos clientes relativamente ao serviço prestado no restaurante que é alvo de estudo. O quadro teórico que dá corpo ao trabalho servindo como base de apoio para a compreensão global do estudo apresentado baseou-se numa revisão de literatura. A partir dos inquéritos por questionários realizados a 15 clientes verificou-se que esta ferramenta de gestão tem um efeito positivo significativo no desempenho organizacional e, consequentemente, no grau de satisfação dos clientes sendo este resultado consistente com a revisão de literatura.
  • Ética na Auditoria
    Publication . Lopes, Pedro Manuel Cerqueira
    A presente investigação segue uma estrutura bem definida, abordando o conceito de auditoria e a sua importância quer para grandes entidades, quer para pequenas entidades. Seguidamente é abordado a temática da ética, definido claramente o seu conceito pois apesar da sociedade saber intrinsecamente, é difícil expressar o seu significado. Por conseguinte, é abordada a ética empresarial, sendo muito importante uma vez que a investigação tem como alvo, todas as entidades. Assim sendo, para que as entidades executem o seu trabalho ética e profissionalmente são apresentados os princípios éticos fundamentais, aos quais as entidades recorrem para regerem-se perante a legalidade e a obtenção de lucro. Após o desenvolvimento de todos estes conceitos é apresentado um estudo de caso sobre uma entidade americana, o qual teve um impacto mundial. Ajudando nesta investigação para a melhor perceção de todos os conceitos abordados. Por fim, através do estudo de caso verificou-se que apesar das entidades que recorrem a métodos ilícitos obterem lucro num curto espaço de tempo, a longo prazo irão iniciar um processo de problemas consecutivos. Assim sendo, foi possível concluir que nenhuma entidade sobrevive sem se reger perante os princípios éticos e os valores morais.
  • Controlo interno na Setor Público
    Publication . Gomes, Rafael da Silva
    A existência de uma “cultura de controlo” da Administração Financeira do Estado é algo recente na moderna gestão pública portuguesa. Com efeito, o Sistema Nacional de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado define como um dos objetivos da criação daquele sistema e para o qual devem concorrer, de modo correlacionado, as estruturas da administração, permitindo que, nos vários níveis da Administração Financeira do Estado se assuma de modo generalizado, a consciência da decisiva relevância do controlo como ferramenta de melhoria da gestão. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica a partir de documentos já publicados, nomeadamente livros e artigos científicos da área da auditoria, legislação acerca do Controlo Interno Nacional e também documentos no âmbito institucional da Guarda Nacional Republicana, legislação e planos. Desta forma o artigo tem como objetivo a caracterização da estrutura do sistema de controlo interno no setor público, particularizando o caso da Guarda Nacional Republicana. Este artigo procura ainda ser uma ferramenta de estudo acerca do sistema de controlo interno, o qual elucida a sua disposição, dimensão, importância e as suas fragilidades, no caso da instituição em estudo. Conclui-se com este artigo que a Guarda Nacional Republicana, apesar de possuir as características essenciais para a concretização das suas competências, existem riscos de controlo interno, sobretudo ao nível do processo da despesas e receitas públicas. O Plano de Gestão de Riscos de Corrução e Infrações Conexas identifica estes riscos, graduando-os e propondo ainda medidas de prevenção.
  • Common Acessment Framework
    Publication . Ferreira, Miguel de Castro
    Como forma de garantir o alinhamento da Gestão Estratégica das entidades públicas com a satisfação das necessidades dos cidadãos surge no seio da União Europeia o Common Assessment Framework como modelo de referência. Este modelo foi criado com o intuito de introduzir no setor público os princípios da Gestão da Qualidade Total, ao qual está associada uma cultura de avaliação e melhoria contínua. O Common Assessment Framework desencadeia um processo de autoavaliação aprofundada e classificada segundo critérios que dizem respeito aos meios e aos resultados da organização, tendo também como aspetos relevantes o facto de ser gratuito a todos que o pretendam implementar e servir de rampa de lançamento para outros modelos de Gestão da Qualidade mais complexos e produtivos Neste sentido, e tendo em conta que Portugal não é um espetador passivo quer na conceção, quer na evolução deste modelo, o presente trabalho tem como objetivo mostrar como o Common Assessment Framework tem sido implementado a nível nacional e o que as organizações públicas podem esperar com a aplicação deste. Para tal, é feita uma análise de estudos de caso publicados no universo académico que abordam a implementação do modelo em empresas do setor público português. O estudo das conclusões destes artigos aliado à comparação entre estas permite constatar que a autoavaliação realizada através deste modelo permitiu às empresas estudadas identificar não só as suas principais potencialidades e vulnerabilidades como também estabelecer um plano para as explorar ou colmatar, respetivamente. Assim, e fruto do envolvimento de todos os níveis hierárquicos da organização e seus stakeholders, consegue-se mudar o rumo da organização para a excelência através da melhoria contínua sustentável na qual existe plena confiança e transparência entre todas as partes interessadas no interior e exterior da entidade.
  • Internal Control on the Private Sector
    Publication . Augusto, Filipe André Bicho
    Abstract Companies in the Private Sector struggle every day to remain competitive and to have sustainable growth. So, they need to push their costs to a minimum and their revenue to a maximum, increasing their profit. A big chunk of a company’s costs and losses may be due to errors or frauds, putting in jeopardy its own survivability. However, the implementation of an internal control system will effectively reduce the probabilities of frauds and errors to occur, by establishing preventive measures such as settling regular checks on the activities, assuring that every worker understands the policies and procedures, and analyzing periodically the accounting information to detect any deviations.
  • A informação de gestão como ferramenta de apoio à decisão
    Publication . Lopes, Helga Marta Machado Santa Comba
    Este é um Relatório Detalhado de Atividade Profissional adstrito à área de Administração Militar. Helga Marta Machado Santa Comba Lopes nasceu em 29 de maio de 1978. Tem a patente de Major de Administração Militar, está habilitada com o Curso “O Código de Contratos Públicos”, Curso de Fiscalidade: IVA e IRS e Curso do Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP) e a prestação de contas, e possui o grau académico de Licenciada na área científica de Ciências Militares na especialidade de Administração Militar (2003). Ao longo da sua carreira profissional, enquanto oficial de Administração Militar, desempenhou diversas funções, destacando-se aquelas que a seguir se enunciam. Na Academia Militar (2014-2016): Docente no Departamento de Ciências Sociais e Humanas, sendo Professora Regente para as Unidades Curriculares H125 – Contabilidade Financeira I, H126 – Contabilidade Financeira II, H128 – Contabilidade Financeira III, H127 – Fiscalidade; POC da Academia Militar no âmbito das ações tendentes à concretização do Plano para a igualdade e género. Na Direção de Finanças (2013-2014), Chefe da Secção de Gestão Financeira (RGFC); Chefe da Secção de Gestão e Tesouraria (RGFC) e Delegada Responsável pela formação na Direção de Finanças. No Centro de Finanças Geral (2009-2013): Chefe da Secção de Orçamento, Chefe da Secção de Finanças e Contabilidade e Oficial Auditor; Oficial de Segurança; Chefe da Secção de Logística. No Estado-Maior do Exército (2011-2012/2006-2009): Comandante da Companhia de Comando e Serviços da Unidade de Apoio ao Estado-Maior do Exército, Chefe da Subsecção Financeira da Secção Logística. Na Unidade de Apoio da Zona Militar da Madeira (2004-2006): Chefe da Subsecção Financeira da Secção Logística, função anteriormente designada por Adjunto Financeiro; Formadora do Sistema Integrado de Gestão (SIG) do Ministério da Defesa Nacional (MDN) (2005-2006). No Centro de Finanças da Zona Militar da Madeira (2003): Adjunto Financeiro da Secção de Logística. O tema selecionado para discussão tem origem no cargo desempenhado no Centro de Finanças Geral, nomeadamente nas funções desempenhadas como Chefe da Secção de Orçamento, onde para além de outras tarefas, organizava mensalmente a informação de gestão relativa à execução orçamental das Unidades do Comando do Exército, efetuando uma análise detalhada da execução orçamental de cada uma das Unidades, relevando as conclusões consideradas pertinentes para apoiar a tomada de decisão do escalão superior. Das funções desempenhadas, e fruto da experiência profissional adquirida, permitiram o despertar do interesse para este domínio do saber, procurando aprofundar conhecimentos sobre Contabilidade, Gestão e a forma como esta pode ser útil à tomada de decisão, convergindo facilmente aos objetivos estratégicos definidos. Pretendendo o Exército Português a implementação de indicadores de gestão, alvitra-se a reflexão sobre as vantagens e limitações desta implementação, para melhor apoiar a tomada de decisão, avaliando como esta pode influenciar as estruturas organizacionais.
  • O controlo interno e a implementação de auditorias online no Safex em contexto de e-governance: Tecnologias, desafios e oportunidades
    Publication . Gonçalves, Luís Miguel
    O presente Relatório Detalhado de Atividade Profissional é apresentado no âmbito da obtenção do Grau de Mestre dos Oficiais do Exército licenciados pré-Bolonha pela Academia Militar na Área específica de Administração Militar. A sua redação e estruturação tem por base o definido na NEP 520 e NEP 517/1ª da AM, para esta tipologia de trabalhos, tendo o autor, optado por desenvolver um tema no âmbito da sua atividade profissional, considerado como pioneiro e inovador. O Tenente-Coronel de Administração Militar do Exército Português, Luís Miguel Gonçalves, nasceu a 25 de Novembro de 1971. Do seu percurso académico e formativo, consta frequência pré-Universitária, em estabelecimento militar de ensino, no Instituto Militar dos Pupilos do Exército, na área de Contabilidade e Administração; a Licenciatura em Ciências Militares, na especialidade de Administração Militar, pela Academia Militar, em 1995, com a Classificação final de 13,58 valores; o tirocínio para Oficiais de Administração Militar, com a nota final de 15,38 valores; o Curso de Operações Irregulares, tendo obtido a classificação de 17,67 valores; o Curso de Promoção a Capitão, com 16,63 valores; e o Curso de Promoção a Oficial Superior do Instituto de Altos Estudos Militares, com a classificação final de 14,50 valores. No âmbito da formação de pós-graduação, tem averbado créditos no módulo de Metodologia de Investigação Cientifica, pela Academia Militar, no Ano Letivo 2013/14, com a classificação final de 16,00 valores. Para além destes, o Environmental Course For Portugal – NATO School/ SHAPE; formação em Gestão de Projetos/ Exército - Microsoft Enterprise Project Management; o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional, com Homologação das Competências Pedagógicas; e vários certificados de formações no âmbito da Contabilidade, Administração, Finanças Públicas e Auditorias Financeiras, atribuídas pela Direção de Finanças do Exército e pelo Instituto de Gestão e Administração Pública do Porto. Ao longo dos 25 anos de serviço prestado ao Exército Português, como Oficial de Administração Militar, desempenhou diversos cargos e funções de Comando e Chefia, em várias UEO, nas áreas setoriais e funcionais, da formação, da instrução, da componente operacional, da logística, do pessoal, das finanças públicas, das inspeções e auditorias, da gestão e da Administração Militar. Atualmente o Tenente-Coronel Miguel Gonçalves, desempenha as Funções de Comandante de Batalhão na Escola dos Serviços. Para além dos cargos e funções averbadas no seu Curriculum Vitae detalhado, constituiu em 1996 o Núcleo Logístico de Projeção, Implantação, Acompanhamento e Ajuda Técnica no âmbito do emprego dos meios táticos e operacionais da Área de Responsabilidade FND/ IFOR na Bósnia-Herzegovina (Jugoslávia). Tem publicado na Revista da Administração Militar, vários artigos no âmbito da logística operacional, na função de combate Apoio de Serviços. Na área da formação, foi orientador e supervisor de vários trabalhos, individuais e de grupo aos cursos de promoção a capitão; e constitui-se como elemento primariamente responsável pelo planeamento e implementação dos primeiros cursos no Exército, com formação certificado pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, I.P., do Sistema Nacional de Qualificações, certificação inserida no Catálogo Nacional de Qualificações. Na área Inspetiva, integrou várias equipas de Inspeção-Geral do Exército, como inspetor responsável pelas áreas de Logística e Finanças, bem como as de Inspetor, para a área dos recursos humanos – Despesas com Pessoal, nas equipas de inspeção do Comando do Pessoal do Exército. No desempenho das funções de Auditor Financeiro do Centro de Finanças do Comando do Pessoal, realizou diversas auditorias financeiras às UEO do Comando do Pessoal, na sua dependência, tendo desenvolvido e implementado um sistema pioneiro e inovador de monitorização e controlo interno, de auditorias “Online” com análise e reporte mensal, às contas das UEO do Comando do Pessoal, tendo em vista a validação das Demonstrações Financeiras para a Conta de Gerência Anual do Exército. A escolha do tema, “O Controlo Interno e a implementação de Auditorias Online no SAFEx em contexto de e-Governance: Tecnologias, desafios e oportunidades” surge na sequência da implementação destes procedimentos pelo autor, numa altura em que o Exército entrava em operativo com o Sistema Integrado de Gestão (SIG/DN), tendo sido à data reconhecido publicamente pelo TGEN Comandante do Pessoal do Exército, como sendo um procedimento inovador, com notáveis vantagens para a eficiência e eficácia do sistema administrativo-financeiro do Comando do Pessoal e consequentemente do Exército.