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IPS - SC - Artigos científicos

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  • A investigação aplicada a sistemas de gestão da qualidade em IES: caso do Instituto Politécnico de Setúbal
    Publication . Lourenço, Rodrigo Teixeira; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva; Pires, A.M.R.; Gonçalves, Helena; Serrano, Orlando
    Os processos de ensino-aprendizagem estão entre os mais complexos de gerir, devido ao tempo longo dos ciclos de estudo, às inter-relações entre áreas do conhecimento e à fraca integração das diversas contribuições educacionais. Por outro lado, a educação e, em particular, o Ensino Superior (ES), constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que se espera funcione aos mais elevados níveis de desempenho. As expe- riências conhecidas de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), em Instituições de Ensino Superior (IES), mostram enormes dificuldades na gestão do processo- -chave de ensino-aprendizagem, muitas vezes permanecendo nos processos administrativos. As principais dificuldades podem advir de várias fontes, tais como: mitos, cultura, autonomia dos professores e autoridade dos órgãos de gestão, mas, também, da falta de ferramentas de diagnóstico e de metodologias de intervenção nos processos de ensino. Este artigo descreve e analisa a implementação de um SGQ, com base na informação e na investigação aplicada, com o objetivo de reforçar o conhecimento sobre os processos e promover a gestão baseada em factos, o que tem sido considerado um elemento dissuasor de discussões intuitivas e vagas, muitas vezes prevalecentes nas IES. A abordagem referida é descrita em termos das suas principais fases e justificada com base em algumas contribuições teóricas. São apresen- tados alguns dos projetos principais realizados, nomeadamente os relacionados com o insu- cesso escolar, taxas de abandono e características sociodemográficas dos estudantes à entrada, assim como os projetos atualmente em curso.
  • Sistemas de Gestão da Qualidade: Retrospetiva Crítica do Processo de Bolonha
    Publication . Pires, A.M.R.
    A educação, e em particular o ensino superior (ES), constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade. Pelo que se espera que funcione aos mais elevados níveis de desempenho. As experiências disponíveis de implementação de sistemas da qualidade (SQ) em instituições de ensino superior (IES) mostram grandes dificuldades de gestão do processo-chave do ensino- aprendizagem, ficando muitas vezes nas áreas administrativas. A evolução dos SQ mostra que grandes setores de atividade não se identificam com a norma ISO 9001 (baseada em requisitos), justificando a criação de modelos e referenciais baseados na autoavaliação (caso da A3ES). Alguns destes motivos derivam da história da qualidade, mas, por outro lado, a diversidade e natureza de alguns setores levaram a modelos setoriais assumidos como menos prescritivos e mais atrativos para organizações complexas e com qualificações elevadas. Neste artigo apresenta-se uma análise retrospetiva à investigação aplicada a SQ entre 2009 e 2019, no contexto do processo de Bolonha, em que o autor esteve envolvido. Entre as conclusões salienta-se que os SQ se centram na monitorização do macroprocesso de ensino-aprendizagem e usam largamente inquéritos aos estudantes. A eficácia destas abordagens é questionável, dado que os resultados não são evidenciados. Outros macroprocessos, tais como a investigação e desenvolvimento e a transferência de conhecimento, não são monitorizados ao mesmo nível. Do ponto de vista da melhoria, não se verificam práticas de comparação com o desempenho de outras IES similares e/ou de referência, nem de valorização das melhorias. A intervenção das partes interessadas é outra área pouco explorada. Face a estas conclusões torna-se importante investigar outras formas de intervenção dos sistemas da qualidade e as próprias formas de organização interna e externa das IES, de modo a melhorar a eficácia global no cumprimento da sua missão.
  • A Governação das Instituições de Ensino Superior pós Bolonha
    Publication . Lourenço, Rodrigo Teixeira
    O Processo de Bolonha veio trazer um conjunto de transformações importantes às Instituições de Ensino Superior (IES), num compromisso transversal que minimize diferenças entre instituições. No âmbito da governação, é de salientar uma consolidação de uma nova abordagem ao papel das IES nas Sociedades e um repensar do papel do Estado. A ideia central é as IES deixarem de ser vistas como entidades fechadas, passando a sua atividade a ser diretamente valorizada pela Sociedade, mantendo níveis de autonomia e prestação de contas que lhes permita abordagens competitivas. Uma perspetiva que tem tido impacto nas novas abordagens às estruturas internas de governação, que para além de assumirem maiores responsabilidades nos destinos das IES, têm de assegurar maior partilha dessas responsabilidades, numa lógica de gestão baseada na abordagem dos stakeholders. Em Portugal, essa perspetiva consubstanciou-se na criação do Conselho Geral, órgão de topo das IES Públicas Portuguesas, que integra membros internos, externos e estudantes. O presente artigo procura contribuir para a problemática da governação nas IES pós Declaração de Bolonha, desenvolvendo um quadro conceptual e analisando a experiência portuguesa no que se refere à integração de elementos externos nos processos de tomada de decisão das IES.
  • Sistemas de gestão da qualidade em instituições de ensino superior: questões de implementação
    Publication . Pires, A.M.R.; Lourenço, Rodrigo Teixeira
    As experiências disponíveis na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em Instituições de Ensino Superior (IES) eviden- ciam grandes dificuldades, pelo menos, na gestão dos processos chave de ensino e aprendizagem, ficando muitas vezes confinadas aos processos de suporte. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a abordagem escolhida pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), na concepção e implementação de um SGQ. Para o efeito, foi seguida uma abordagem por processos (Pires e Lou- renço, 2010). Em primeiro lugar, é estabelecido um quadro teórico e conceptual, o qual aju- dou a esclarecer abordagens e a justificar prioridades. Alguns conceitos, difi- culdades e mitos são identificados e caracterizados. Em segundo lugar, é tipificada uma abordagem, para a implementação de um SGQ, apoiada na experiência recente do IPS, não tendo, no entanto, a preo- cupação de a descrever de forma próxima, mas sim a preocupação de ser útil a outras IES. Por último, são apresentadas algumas conclusões sobre o percurso, bem como adiantadas recomendações.
  • Aplicabilidade do modelo de gestão por processos às instituições de ensino superior
    Publication . Pires, A.M.R.; Lourenço, Rodrigo Teixeira
    Actualmente as Instituições de Ensino Superior defrontam-se com um novo contexto de actuação. A adopção de abordagens normalizadas, que olhem para estas instituições como um grupo de grupos incompletamente ligados e em que as áreas funcionais (ex: departamentos ou as áreas cientifi- cas) apareçam como grupos flexíveis e interligados de fluxos de informação, poderá contribuir simultaneamente para responder ao imperativo da imple- mentação de sistemas da qualidade e à necessidade de uma gestão mais assertiva e eficiente dos recursos. A gestão por processos apresenta-se como uma das abordagens que melhores condições terá de adaptação a estas ins- tituições, tendo em conta as suas características muito particulares. Desse modo, pretende-se apresentar um estudo exploratório centrado na aplicabili- dade da gestão de processos às Instituições de Ensino Superior.
  • IPS’ Technology and Industrial Management graduate course: an improvement process
    Publication . Ferreira, Elsa; Lourenço, Rodrigo Teixeira; Duarte, Rogério; Duarte, Joana; Gonçalves, Helena
    The key activities to achieve quality (satisfaction of needs and expectations of customers) move increasingly to the previous phases to service delivery and particularly to the organization's interface with the market, where the most appropriate techniques and methodologies will have to identify what customers want, and perceive the quality and what features the services must have, as well as the price they are willing to pay. The Technology and Industrial Management (TIG) course of Polytechnic Institute of Setúbal, Portugal (IPS), is a four year graduate course organized by quarters with three courses per quarter. In the last two quarters internships or real context projects prepare students for a smoother integration in the professional activity. From its beginning, in 2007, TIG was designed for active adults who develop their professional activity in industrial entities, and need to supplement their skills with those of managers and engineers. The B-learning methodology was adopted since it enabled the targeted students to better reconcile their academic, professional and family responsibilities. In 2010-2011 the first TIG students concluded their graduate studies and, within IPS’ Integrated Management System, it was decided to monitor the suitability of the TIG course curriculum. There is, then, the question of what is and what is intended for an technology course, to an active adults in a region like Setúbal and in a polytechnic . This question corresponds to the first phase of QFD, where is therefore necessary to define the characteristic parameters of each profile that meet the expectations and needs of students and other stakeholders. If the question of the requirements of the course interacts with the objectives of the students, those requirements interact with the curricular content of their curricula. We are, therefore, in the second phase of QFD. The way the course is implemented will influence the means to administer the various components of the curricula, also determining the significant upfront investments in infrastructure and equipment facilities (laboratories, workshops, equipment, consumables), and will also influence the teaching-learning methods. The measurement conditions for the provision of the service, including monitoring of students, the way it measures the satisfaction of stakeholders and the availability of the facilities already include the third and fourth phases of QFD. With this methodology we expect to have the guidelines to improve the curriculum, teaching-learning methods and operating conditions of TIG course towards meeting the needs of stakeholders.
  • Implementação dos referenciais A3ES nos SIGQ certificados: o caso do Instituto Politécnico de Setúbal
    Publication . Gonçalves, Helena; Ribeiro, Joaquim Silva; Serrano, Orlando
    À semelhança do contexto Europeu, também em Portugal a Qualidade tem vindo a registar um desenvolvimento crescente, nas Instituições de Ensino Superior (IES). É nesse quadro, que a implementação de Sistemas Internos de Garantia da Qualidade (SIGQ) tem sido incentivada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), através de um processo voluntário de certificação, a funcionar desde 2012, que permite às IES a certificação dos seus SIGQ, em conformidade com um conjunto de referenciais próprios (A3ES, 2016), adaptados dos Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (ENQA, 2015). Numa altura em que este processo evidencia já “alguns resultados” – em maio de 2018, são dezoito os SIGQ certificados – realizase o presente estudo com o objetivo de sistematizar o grau de implementação dos Referenciais A3ES nos SIGQ certificados até ao momento, analisando com maior detalhe o SIGQ do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo por base a abordagem utilizada e as suas perspetivas de evolução. Seguindo uma metodologia assente na análise documental (Relatórios de Avaliação das Comissões de Avaliação Externa), os dados analisados evidenciam não apenas a necessidade de consolidação do SIGQ/IPS em áreas coincidentes com uma parte significativa das demais IES, mas também a identificação de áreas em que o nível de implementação do SIGQ/IPS contraria a “tendência global”, quer pela positiva, quer pela negativa, consubstanciando, assim, alguns dos pontos fortes e fracos, identificados pela instituição durante o processo de autoavaliação.