AM - CM - CHCM - Dissertação de Mestrado
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Recent Submissions
- O contrato psicológico e o engagement dos militares da Marinha PortuguesaPublication . Gordo, Lia Margarida Duarte; Soares, Maria Eduarda Mariano Agostinho; Rouco, José Carlos DiasO presente estudo teve como objetivo analisar as perceções dos militares da Marinha Portuguesa em relação ao seu Engagement no trabalho e em relação ao cumprimento do Contrato Psicológico. Colocou-se assim uma questão exploratória: Quais as relações que se estabelecem entre as perceções do cumprimento do Contrato Psicológico e as dimensões do Engagement no contexto da Marinha Portuguesa? Enquanto o Engagement foi analisado em três dimensões sendo elas a dedicação a absorção e o vigor, o Contrato Psicológico foi analisado em sete dimensões de cumprimento por parte do funcionário, cinco dimensões de cumprimento por parte da organização e três dimensões relativas à relação da organização com o funcionário. Estas dimensões do Contrato Psicológico podem agrupar-se em quatro tipos de contrato: o “Relacional”, o “Transacional”, o ”Transitório” e o “Equilibrado”. Os resultados revelam que os militares têm perceções positivas no que diz respeito ao cumprimento das dimensões do Contrato Psicológico por parte deles próprios. No entanto, o mesmo não acontece no que diz respeito às perceções sobre cumprimento de dimensões do Contrato Psicológico por parte da Marinha e às perceções sobre a relação que a Marinha tem com os seus funcionários. A análise das médias por tipos de contrato revelou um destaque para o “Contrato Transitório”, composto pelas dimensões “Falta de Confiança”, “Incerteza” e “Desgaste”. Relativamente às dimensões do Engagement percebemos que, tanto em termos globais como nas suas três dimensões, as perceções revelam-se muito positivas. Ao analisar a perceção do Engagement em diferentes grupos da Marinha, constata-mos que não se verificam diferenças entre homens e mulheres e que as perceções têm uma média significativamente mais alta no caso dos militares com menos de ≤31 anos, militares casados e no posto de Sargento. A relação entre o Engagement e o Contrato Psicológico foi analisada através da técnica da regressão linear onde foram obtidos resultados bastante positivos na relação entre estes dois fatores.
- Preditores da Emergência da Liderança em Contexto MilitarPublication . Cunha, Sandrina Costa; Rosinha, António José Palma EstevesEste trabalho de pesquisa tem como objetivo identificar quais as variáveis que são preditoras e explicativas da emergência da liderança no contexto da educação e treino da Academia Militar. Participaram 378 Cadetes-Alunos do 1º ao 4º anos, a frequentar o ano letivo 2013/14, maioritariamente do sexo masculino (n=89,7%). Foram utilizados as seguintes medidas de modo a operacionalizar o estudo: questionário de experiência de liderança, questionário de auto liderança RSLQ, Inventário Big Five e questionário de emergência da liderança. Da análise dos resultados, verifica-se que no contexto da educação e treino, os traços de personalidade Conscienciosidade (β=0,18; p<0,001) e Extroversão (β=0,43; p<0,001), bem como a estratégia do pensamento construtivo da auto liderança (β=0,13; p<0,001) são preditores da emergência da liderança, exercendo efeitos indiretos. Estas variáveis contribuem para a auto identidade do Cadete-Aluno (β=0,43; p<0,001), que por sua vez contribui para a quantidade de experiência de liderança (β=0,38; p<0,001), esta com efeitos diretos sobre a emergência da liderança. A auto identidade assume-se como uma variável mediadora do processo de emergência da liderança.
- A Internacionalização das Organizações Não-Governamentais pela atuação conjunta com Forças Nacionais DestacadasPublication . Pinto, Ana Raquel Aureliano; Lourenço, Vitor Marçal; Serralheiro, António JoaquimAs Organizações Não-Governamentais ganham, na atualidade, uma crescente importância. A internacionalização do trabalho e da força de atuação destas Organizações pode ser potenciada pela sinergia que ocorre no TO com as Forças Nacionais Destacadas. Esta investigação está dividida em quatro capítulos. O primeiro capítulo dá uma apresentação geral do trabalho de investigação, descrevendo-se a metodologia aplicada. Depois de justificarmos a escolha do tema do trabalho, apresentamos o tipo de metodologia aplicada, justificando-a. O segundo capítulo apresenta, e enquadra, o Exército e as Forças Nacionais Destacadas que o compõem. Enquadramos historicamente a Instituição Militar, para um melhor entendimento das Forças e estruturas que depois apresentamos. Por sua vez, o terceiro capítulo deste trabalho aborda as Organizações Não-Governamentais, dando uma perspetiva sistémica das mesmas. Neste capítulo, fomos beber à origem destas Organizações, a constante presença das mesmas em TO. Por último, o quarto capítulo apresenta uma visão teórica sobre os conceitos de motivação e de liderança. Abordamos as principais teorias dos dois conceitos, enquadrando o tratamento das respostas dos entrevistados. É também referido que as variáveis que, segundo este trabalho, podem influenciar a sinergia são: a liderança e a motivação. Verificamos que a liderança transformacional que potencia o desenvolvimento da motivação intrínseca é fundamental para os líderes que atuam no TO. Concluímos este trabalho constando que, de fato, aquilo que nos propusemos foi atingido, possibilitando investigações futuras.
- O papel da inteligência emocional na gestão de conflitos e o sucesso escolarPublication . Freitas, Tânia Mora Ferreira de; Rouco, José Carlos Dias; Silva, Mário PintoAs escolas têm como objetivo primário preparar os jovens para a integração na sociedade. Como tal, estimulam o desenvolvimento de competências para tornar os alunos aptos para as adversidades do futuro. Tradicionalmente, admite-se que as capacidades cognitivas têm um grande peso no sucesso escolar. Contudo, as competências socio afetivas têm sido sugeridas como variáveis potencialmente explicativas do desempenho escolar. O presente estudo pretendeu verificar a associação entre a Inteligência Emocional (IE) na Gestão de Conflitos e no sucesso escolar de alunos (n=52; média ± desvio-padrão: 17,7±0,7 anos) do ensino secundário dos Estabelecimentos Militares de Ensino - não superior (EME’s). A metodologia de investigação apresentou duas fases: 1) pesquisa bibliográfica sobre a IE, gestão de conflitos e o sucesso escolar; 2) aplicação e análise dos questionários, o MSCEIT e o autodiagnóstico dos estilos de gestão de conflitos. Observou-se que os alunos dos EME’s contêm valores de IE superiores aos valores reportados na sua faixa etária, e que utilizam maioritariamente três estilos de gestão de conflitos, nomeadamente: a competição (preferencial), inação, e (o menos utilizado) a cedência. Verificou-se que a IE não prediz a gestão de conflitos, contudo observou-se uma correlação positiva, entre o estilo cedência e a IE. Verificou-se também que a IE prediz 33% da disciplina de matemática, e é diferenciadora quanto ao género.
- Modelo de gestão de competências de liderança para as Forças Armadas AngolanasPublication . Máquina, Dinis JerónimoO presente trabalho de investigação define um Modelo de Gestão de Competências de Liderança para o Sistema de Ensino Militar das Forças Armadas Angolanas, que permite: (1) Gerir os programas educativos e formação; (2) Identificar as necessidades de educação e formação; (3) Desenvolver competências de liderança aos Recursos Humanos para obter desempenhos superiores, quer ao nível da sociedade, quer ao nível da organização; (4) Apoiar linhas de investigação nas áreas do comportamento organizacional. Para identificar o Modelo de Competências de Liderança, foi utilizado o método quantitativo através da aplicação dos Questionários de Competências de Liderança (Rouco, 2012) e Fatores Critério (esforço extraordinário, eficácia e satisfação) (Rouco, 2012) adaptado de (Avolio e Bass, 2004). A amostra foi de 99 Oficiais dos três Ramos das Forças Armadas Angolanas, divididos em três categorias, a saber, Oficiais Subalternos, Capitães e Oficiais Superiores. O Modelo de Competências de Liderança para as Forças Armadas Angolanas, em que os Oficiais consideram como mais importantes para obter desempenhos superiores, são as seguintes dimensões e competências: (1) Competências pessoais/cognitivas - autoconfiança e aberta a experiência; (2) Competências sociais - coesão e trabalho de equipa, comunicação assertiva, influencia os outros, liderança participativa, multiculturalidade, orientação para as pessoas e, reconhecimento e valorização; (3) Competências funcionais - tomada de decisão, aptidão técnico-profissional e características militares; (4) Competências organizacionais - orientação para a tarefa, gestão de conflito e visão. As competências que caracterizam o Modelo de Competências de Liderança estão todas correlacionadas positiva e fortemente com o esforço extraordinário, eficácia e satisfação.
- Comportamentos de liderança na gestão de conflitos em equipas de trabalhoPublication . Taveira, Miguel Carlos dos Santos; Rosinha, António José EstevesO trabalho de equipa tem assumido ultimamente um papel relevante no funcionamento das organizações com o intuito de melhorar não só o desempenho dos membros, mas também como meio de atenuar possíveis conflitos laborais que possam surgir na equipa. Daí a importância do estudo dos conflitos nas equipas de trabalho, com o propósito de minimizar possíveis confrontos que possam destabilizar o funcionamento das equipas. O que nem sempre é fácil, dado que são vários os factores que contribuem para o conflito, desde o ambiente organizacional à atitude dos membros da equipa. O conflito é tido como sinónimo de fragmentação ou desestabilização, mas também pode ajudar no desenvolvimento da equipa pela adopção de novas ideias e métodos que melhorem o funcionamento da mesma. Daí que esta investigação proponha a estudar e analisar casos realizados noutros países e aplica-los no nosso país de modo a perceber como são as relações entre colaboradores e chefias e de que maneira pode contribuir para um ambiente mais activo e menos conflituoso. No qual participaram sessenta e um indivíduos de várias organizações e instituições privadas de diversas áreas. O qual foram aplicadas as escalas de Alpha de Cronbach a partir dos estudos realizados por Sarin e O’Connor (2009) e de Dreu, Envers, Beersma, Kluwer e Nauta (2001). Os resultados obtidos desta investigação mostram um bom relacionamento com o comportamento dos estilos de liderança com a gestão de conflitos. O que significa que existe no corpo organizacional equipas que se comprometem a resolver os problemas sem que haja qualquer fricção ou fragmentação por parte dos membros. Também permitiu tirar ilações relevantes contribuem para o melhor funcionamento das equipas nas organizações. Podendo até serem aplicadas no meio militar na gestão e resolução de conflitos em equipas.
- Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia MilitarPublication . Guimarães, PedroO presente estudo identifica e caracteriza os fatores que fazem emergir um líder num grupo pequeno e informal e aperfeiçoa o instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar portuguesa. O instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar é composto por 21 variáveis de comportamento de liderança, tendo sido testado em 100 provas de situação. Após a análise dos dados coligidos, foi avaliado a eficiência do instrumento e desenvolvido uma ferramenta otimizada, composta por apenas 11 variáveis. Esta nova ferramenta foi testada em 47 provas de situação adicionais, dando origem a uma nova base de dados. Uma das conclusões mais importantes, é que o novo instrumento de diagnóstico reduziu a discrepância entre a avaliação quantitativa e a qualitativa da liderança (a diferença passou de 23% para 11%), mostrando uma potencial evolução na precisão. Este facto sugere que uma redução do número de comportamentos a monitorizar, aumenta a precisão da avaliação em provas de situação e contribui para um decréscimo de erros, distorções e enviesamentos na observação. A análise dos resultados obtidos sugere, também, que existem três comportamentos de que predizem a liderança emergente: o planeamento e controlo, a ascendência e a motivação.