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Abstract(s)
O presente trabalho de investigação define um Modelo de Gestão de Competências
de Liderança para o Sistema de Ensino Militar das Forças Armadas Angolanas, que permite:
(1) Gerir os programas educativos e formação; (2) Identificar as necessidades de educação
e formação; (3) Desenvolver competências de liderança aos Recursos Humanos para
obter desempenhos superiores, quer ao nível da sociedade, quer ao nível da organização;
(4) Apoiar linhas de investigação nas áreas do comportamento organizacional.
Para identificar o Modelo de Competências de Liderança, foi utilizado o método
quantitativo através da aplicação dos Questionários de Competências de Liderança (Rouco,
2012) e Fatores Critério (esforço extraordinário, eficácia e satisfação) (Rouco, 2012) adaptado
de (Avolio e Bass, 2004). A amostra foi de 99 Oficiais dos três Ramos das Forças
Armadas Angolanas, divididos em três categorias, a saber, Oficiais Subalternos, Capitães e
Oficiais Superiores.
O Modelo de Competências de Liderança para as Forças Armadas Angolanas, em
que os Oficiais consideram como mais importantes para obter desempenhos superiores, são
as seguintes dimensões e competências: (1) Competências pessoais/cognitivas - autoconfiança
e aberta a experiência; (2) Competências sociais - coesão e trabalho de equipa, comunicação
assertiva, influencia os outros, liderança participativa, multiculturalidade, orientação
para as pessoas e, reconhecimento e valorização; (3) Competências funcionais - tomada
de decisão, aptidão técnico-profissional e características militares; (4) Competências
organizacionais - orientação para a tarefa, gestão de conflito e visão. As competências que
caracterizam o Modelo de Competências de Liderança estão todas correlacionadas positiva
e fortemente com o esforço extraordinário, eficácia e satisfação.
Description
Keywords
Modelo de Gestão Competências Liderança Educação Formação