| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.86 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo identificar quais as variĂĄveis que sĂŁo preditoras e explicativas da emergĂȘncia da liderança no contexto da educação e treino da Academia Militar. Participaram 378 Cadetes-Alunos do 1Âș ao 4Âș anos, a frequentar o ano letivo 2013/14, maioritariamente do sexo masculino (n=89,7%). Foram utilizados as seguintes medidas de modo a operacionalizar o estudo: questionĂĄrio de experiĂȘncia de liderança, questionĂĄrio de auto liderança RSLQ, InventĂĄrio Big Five e questionĂĄrio de emergĂȘncia da liderança. Da anĂĄlise dos resultados, verifica-se que no contexto da educação e treino, os traços de personalidade Conscienciosidade (ÎČ=0,18; p<0,001) e ExtroversĂŁo (ÎČ=0,43; p<0,001), bem como a estratĂ©gia do pensamento construtivo da auto liderança (ÎČ=0,13; p<0,001) sĂŁo preditores da emergĂȘncia da liderança, exercendo efeitos indiretos. Estas variĂĄveis contribuem para a auto identidade do Cadete-Aluno (ÎČ=0,43; p<0,001), que por sua vez contribui para a quantidade de experiĂȘncia de liderança (ÎČ=0,38; p<0,001), esta com efeitos diretos sobre a emergĂȘncia da liderança. A auto identidade assume-se como uma variĂĄvel mediadora do processo de emergĂȘncia da liderança.
Description
Keywords
Auto-identidade Auto-liderança Personalidade Liderança emergente
