INR - Livros SNR
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- Acessibilidade e mobilidade para todos : apontamentos para uma melhor interpretação do DL 163/2006 de 8 de AgostoPublication . Teles, PaulaO Guia tenta ser um instrumento clarificador da atual legislação, descodificando algumas questões menos lineares que a legislação, pela sua relativa extensão, lhe associa, por vezes, a necessária complexidade de conteúdo, poderá colocar. Este livro pretende ser uma ajuda técnica que auxilie, quotidianamente, os profissionais responsáveis pela conceção de desenho do espaço público, de habitações, equipamentos coletivos e demais edificado na gestão urbanística municipal. Simultaneamente, ambiciona constituir-se como uma ferramenta útil na formação de técnicos desta área.
- O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicasPublication . GRONITA, Joaquim João CasimiroOs primeiros momentos são cruciais para o estabelecimento da relação da tríade mãe-pai-filho e para o processo de aceitação da deficiência da criança, tornando-se necessário esclarecer quais as condições, os momentos e a comunicação que o favorecem. Inserindo-se na área da comunicação em saúde em contexto clínico e de cuidados de saúde e no domínio da intervenção precoce, desenvolve-se uma análise teórico-conceptual e empírica sobre as implicações familiares e psicológicas decorrentes do nascimento e diagnóstico de uma criança com deficiência, muito em particular, sobre as condições do anúncio aos pais da deficiência dos seus filhos e o impacto e significado desta informação ao nível familiar. Conclui-se da necessidade dos pais serem ouvidos e apoiados, de expressarem os seus sentimentos e dúvidas, de obterem dos médicos mais informação sobre o diagnóstico e prognóstico relativo à deficiência dos seus filhos, de serem atendidos e acolhidos por médicos mais seguros, disponíveis e implicados, da necessidade de contacto e partilha do problema com outros pais e lamentam a informação imprecisa, incompreensível, insuficiente ou em excesso e a falta de empatia e interesse dos profissionais pelos seus sentimentos e problemas. A formação dos médicos, no sentido de melhor corresponder ao que teoricamente está estipulado é um grande indicador deste trabalho
- Autismo : do conceito à pessoaPublication . Pereira, Edgar de Gonçalves
- Autismo : o significado como processo centralPublication . Pereira, Edgar de GonçalvesA procura de um défice mental específico no autismo, originado por quaisquer que sejam as suas causas a de natureza biológica, tem sido o fulcro de muita da investigação psicológica nos últimos cinquenta anos. Diferentes défices, de algum modo relacionáveis com uma disfuncionalidade de organização dos significados não-verbais, temática defendida neta Tese, têm sido referidos na literatura, apresentando hipóteses heuristicamente fortes, e investigadas a partir de modelos, quer da linha operante, quer da perspetiva do processamento de informação. Esses défices, pode especular-se, estarão por detrás da tendência para a perseveração (sameness), e seriam responsáveis pelas disfunções da representação e pelas dificuldades de desenvolvimento sócio relacional das pessoas com o Sindroma de Kanner. Não têm, contudo que ser primariamente simbólicos. Pelo contrário, qualquer que seja a sua natureza, parece poder conceber-se como pré-verbal, influenciando desde o início do desenvolvimento, as aprendizagens adaptativas destas pessoas, e impondo o conjunto de comportamentos que caracterizam o Autismo. No atual trabalho postula-se a existência de disfuncionalidades, a partir da hipótese de uma falha, no que se teoriza como “unidades de organização semântica não-verbais”, sendo na presente investigação feito um controlo experimental, apenas na modalidade sensorial da visão. Esta falha em “unidades de organização semântica não-verbais” discretas, especula-se, poderia ser assim a responsável pela tendência para a repetição, influenciaria um desenvolvimento disfuncional dos comportamentos verbais, e como consequência última, marcaria de um modo evidente a falta de disponibilidade para o investimento e troca sócio-afectiva, características cobertas ou abertas, que dão expressão comportamental ao “autismo”. Os resultados conseguidos são animadores, parecendo heuristicamente fortes, mas devem ser encarados como preparatórios de investigações com mais poder de generalização a partir de uma amostra de número mais elevado.
- Avaliação da satisfação das famílias apoiadas pelo PIIP : resultados da aplicação da escala ESFIPPublication . Cruz, Ana Isabel; Fontes, Fernando; Carvalho, Maria Leonor
- Um bebé diferente : da individualidade da interacção à especificidade da intervençãoPublication . Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
- Cooperativas de educação e reabilitação de crianças inadaptadas : uma visão globalPublication . VEIGA, Carlos Veloso da
- A criança com deficiência mental ligeiraPublication . Albuquerque, Maria Cristina Petrucci de AlmeidaA presente dissertação visa contribuir para o conhecimento das crianças portuguesas identificadas como deficientes mentais ligeiras. Na primeira parte, procurou-se recensear, ponderar e analisar criticamente o que demais relevante se conhece sobre o tópico em estudo, quer este dissesse respeito à caracterização, epidemiologia e etiologia da deficiência mental ligeira (capítulo 1), à interligação da deficiência mental ligeira com os problemas de comportamento (capítulo 2), ou aos determinantes das perceções e reações parentais face a uma criança com deficiência mental ligeira (capítulo 3). Por seu turno, na segunda parte, apresentam-se dois estudos de campo distintos, mas complementares, estando o primeiro direcionado para a avaliação e comparação dos comportamentos das crianças com e sem deficiência mental ligeira nos contextos familiar e escolar (capítulo 4) e o segundo para a análise da importância do carácter adequado ou inadequado desses mesmos comportamentos nos subsistemas diádicos (capítulo 5). Na terceira e última parte, enunciam-se algumas conclusões gerais, estabelecidas a partir do confronto dos resultados obtidos com os derivados de outros estudos. É também neste âmbito, que se salientam contributos de índole reabilitativa, e se sugerem caminhos a percorrer num futuro próximo.
- Deficiências / capacidades : manual para parlamentaresPublication . Nações Unidas, Alto Comissariado para os Direitos Humanos; União Interparlamentar
- Emprego apoiado e satisfação : a perspectiva de pessoas integradas no mercado competitivo de trabalhoPublication . GENELIOUX, Maria Manuel Eleutério GourladeO presente estudo aborda questões relacionadas com a inclusão sócio-profissional de pessoas com deficiência. Pretendeu-se analisar e descrever as opiniões de um grupo de pessoas que querem, apesar de serem “diferentes”, ter um papel socialmente activo e exercerem o seu direito de cidadania. Optou-se por analisar questões relacionadas com a satisfação de pessoas inseridas em programas de emprego apoiado, com vista a conhecer os níveis de satisfação com o trabalho, com o serviço que recebem e com o nível de envolvimento que percepcionam nas decisões tomadas, no que respeita ao seu enquadramento profissional. Este trabalho enquadra-se numa linha de investigação actual e pioneira, no âmbito dos estudos que abordam a integração social e profissional de pessoas com deficiência e assume-se como uma referência importante para os profissionais desta área, familiares e as próprias pessoas que se confrontam com o dilema da inserção sócio-profissional. Os resultados sugerem que a maioria dos sujeitos gosta do seu trabalho, sente-se satisfeita com o serviço e programa de emprego apoiado em que está inserido e apontam a necessidade de aumentar o envolvimento das pessoas nas decisões tomadas no que respeita à sua inserção sócio-profissional.
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