ANSO - Produção Artística
Permanent URI for this collection
Em Portugal, a ANSO é a única instituição de ensino cujo pilar de formação é a orquestra. Para o efeito, dispõe de uma orquestra própria como eixo central do seu projeto educativo. A Orquestra Académica Metropolitana (OAM) é, deste modo, um recurso fundamental para a formação avançada de largas dezenas de alunos cujos objetivos são transversais às diferentes opções do curso de Licenciatura em Música. Com programas mensais idealizados na articulação de critérios pedagógicos e artísticos, e em vários momentos ao longo da temporada, o trabalho desenvolvido é apresentado publicamente nas salas de concerto de diversas localidades. Proporciona assim um exercício de aprendizagem em ação, também aos alunos de Direção de Orquestra, cujo instrumento de trabalho lhes seria de outro modo inacessível, para lá da integração na prática orquestral aos alunos de piano, nalguns programas. Aproveitando as sinergias da Metropolitana, proporciona ainda aos seus alunos a prática de Música de Câmara, uma vertente determinante para a aquisição de competências profissionais competitivas. Desta forma, valoriza simultaneamente o desenvolvimento técnico e artístico individual e a capacidade de trabalhar em equipa, dando origem a novos projetos artísticos que fazem aumentar muito significativamente o número de recitais e iniciativas culturais junto da comunidade, quer na Área Metropolitana de Lisboa quer noutras regiões do país. É desígnio da ANSO a disseminação da Cultura e da Arte enquanto fatores de desenvolvimento de uma sociedade que se pretende dinâmica e humanamente sustentável.
Browse
Browsing ANSO - Produção Artística by Title
Now showing 1 - 10 of 156
Results Per Page
Sort Options
- 15ª Edição da NATALIS na FIL - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Caeiro, Alexandra; Ponte, André; Gabriela, Helena; Gonçalves, Tomás; Cortes, TiagoBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 25 de Novembro de 2021 integrado na 15ª Edição da NATALIS na FIL, Parque das Nações em Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Tielman Susato, Ludwig Maurer, Leonard Bernstein, Isaac Albeniz, Giocomo Puccini, Sonny Kompanek e Dennis Armitage. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Abertura solene do Ano Letivo 2019-2020 da Universidade Alcântara Sénior - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Esteves, Diana; Pires, Pedro; Martins, Laura; Hespanha, AnaBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 11 de Outubro de 2019 no SALÃO da JUNTA de FREGUESIA de ALCÂNTARA em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com a obra de Felix Mendelssohn. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- O ANO DA MORTE DE RAVEL - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Mata, MartaBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 20 de Outubro de 2019 no Grande Auditório do CINETEATRO da ACADEMIA ALMADENSE em Almada no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi dedicado ao Prémio Fundação Inatel 2019 - 9.ª edição, tendo como a vencedora a aluna da ANSO, Marta Mata, Piano. O programa do concerto foi preenchido com obras de Szymanowski, Roussel, Pierné e Ravel. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.
- Bartók & Schubert - Orquestra Académica MetropolitanaPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Duarte, HenriqueBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 10 de Novembro de 2023 no AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA, CAMPUS DE CAMPOLIDE, em Lisboa, no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Bártok e Schubert. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana e pelos alunos de Direção de Orquestra da Licenciatura em Música da ANSO.
- Bartók & Schubert - Orquestra Académica Metropolitana (Lourinhã)Publication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-MarcBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 12 de Novembro de 2023 na ASSOCIAÇÃO MUSICAL E ARTÍSTICA LOURINHANENSE em Lourinhã, no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Bártok e Schubert. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.
- Beethoven, Chebotarian - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Ramos, Clara; Correia, Ana Carolina; Russo, Ana; Leal, André; Mota, Rui; Rodrigues, AndréBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 25 de Novembro de 2021 no MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA em Cascais no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras do Beethoven e Chebotarian. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Brass Ensemble ANSO - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Conde, AndréBrochura de sala do concerto realizado pelo Brass Ensemble ANSO - Jovens Solistas da Metropolitana a 20 de Abril de 2022 no AUDITÓRIO do CENTRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO DE ALCOITÃO em Cascais no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Strauss, Andresen, Terracini, Raum e Forbes com a direção musical de André Conde. Este concerto cumpre um dos objetivos estabelecidos nos estatutos da ANSO - o serviço sociocultural às comunidades, nomeadamente através de animações, audições musicais e concertos públicos, tendo a instituição tem um papel importante na promoção da cooperação e ligação com a sociedade. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Centenário do Nascimento de Iannis XenakisPublication . Fernandes, Marco; Llopis, Fernando; Moital, Tomás; Cipriano, Francisco; Louro, Rafael; Rocha, TiagoBrochura de sala do concerto realizado pelo Percussões da Metropolitana a 18 de Novembro de 2022 no MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Iannis Xenakis. O apelo das percussões é óbvio junto de todos os públicos, especialmente dos mais jovens. Mas, por trás das exibições de maestria e dos efeitos gestuais, há todo um estudo e uma prática que não podem ser descurados e marcam a diferença. As Percussões da Metropolitana são a prova disso mesmo. Juntando alunos da Escola Profissional da Metropolitana, do Conservatório de Música da Metropolitana e da Academia Nacional Superior de Orquestra, esta formação tem procurado como desafio a apresentação de reportórios bem diversificados, que passam do erudito à pop e às músicas do mundo. Mistura unificada essencialmente pela qualidade, mas também pela ousadia que dá sempre uma nota de espetacularidade às interpretações. A divulgação musical é um dos objetivos deste agrupamento, pelo que faz muitas apresentações para público escolar, mas realiza também concertos de maior fôlego em salas como o CCB ou o Cinema São Jorge, com solistas convidados como Anders Åstrand, Pedro Carneiro, entre muitos outros. Tem-se apresentado igualmente em alguns dos principais festivais de rua de Lisboa. Em 2011 e 2014 o grupo foi galardoado com o 1.º Prémio na categoria de Música de Câmara, nível médio, do Prémio Jovens Músicos, da RDP – Antena 2 e, em fevereiro de 2015, foi distinguido internacionalmente como Grand Prix Winner no «21st Century Art competition for young performance», que se realizou no Funchal. Este jovem grupo evidencia como a ponte entre a formação pedagógica e a prática artística musical tem dado frutos neste projeto inovador da Metropolitana. Uma descoberta constante dos sons e dos ritmos, dirigida pelo professor Marco Fernandes. As Percussões da Metropolitana tocam exclusivamente com produtos da marca Yamaha e Zildjian.
- A CHEGADA DO HOMEM À LUA - ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOAPublication . Leaper, Adrian; Alves, Jorge Carvalho; Leitão, Rui CamposBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa com a participação de alunos da Academia Nacional Superior de Orquestra e do Coro Sinfónico Lisboa Cantat a 17 de Novembro de 2019 no CENTRO CULTURAL DE BELÉM em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com as obras de Mahler e Holst. O concerto foi dirigido pelo Maestro Adrian Leaper. A integração dos alunos da Orquestra Académica da Metropolitana à Orquestra Metropolitana de Lisboa, formando uma orquestra sinfónica, permite aos alunos da ANSO beneficiarem de uma experiência regular de trabalho, lado a lado com profissionais que guiam o desempenho do aluno, sob a direção de maestros de referência no panorama nacional e internacional.
- Concerto de Finalistas da ANSO - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Cruz, Guilherme; Oliveira, Filipa; Cunha, Miriam; Correia, Beatriz; Sebastião, Cíntia; Mikirtumov, Yan; Reis, Guilherme; Lencart, José Kercadio; Castro, Beatriz; Oliveira, Sara; Tomasik, Anna; Salazar, AfonsoBrochura de sala do concerto realizado pelos alunos finalistas da ANSO a 20 de Junho de 2024 na ACADEMIA DAS CIÊNCIAS em LISBOA no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Telemann, Bach, Böddecker, Mozart, Tchaikovsky, Ligeti, Mantovani, Rachmaninov e Prokofiev. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
