Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-25"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- NOVOS TERRITÓRIOS INDUSTRIASPublication . Macedo, Laura Leite Costa Carvalho; Barbosa, AntónioNo âmbito da conclusão do Mestrado Integrado em Arquitetura, foi desenvolvido o trabalho de projecto de 5º ano que tem por tema a projecção de uma fábrica de pré-fabricados - Carmel - no território de Pedrógão Grande, Leiria. Pedrógão Grande, localizado no interior do país e outrora fustigado pelos incêndios, é uma zona com grande potencial de expansão mas pouco explorado. É um território onde se encontram características únicas para o desenvolvimento industrial, assente na base da descentralização e do desenvolvimento do interior. Através da identificação das problemáticas inerentes ao tema dos Novos Territórios Industriais, a fábrica de pré-fabricados Carmel, apresenta-se como resposta a esses problemas. A solução arquitetónica tem por base quatro movimentos distintos mas complementares, associando o âmbito industrial, ao museológico, hoteleiro e pedagógico. Associa o privado ao público, fundindo-se com o território conferindo assim uma estratégia de integração e complementaridade à cidade de Pedrógão Grande.
- Desenvolvimento e implementação online de um Minor internacional em cuidados agudosPublication . Alves Lopes, António; Brader, Anne Griet; Azevedo, Vitor Hugo; Leur, Hans van deIntrodução: Para ir ao encontro das necessidades da sociedade, os estudantes de Fisioterapia devem ter competências para intervir em condições e contextos agudos, ao longo do ciclo de vida dos seus utentes. A promoção de conhecimento e competências necessárias para intervir nestes contextos expande suas capacidades do nível de entrada na profissão, bem como os prepara para intervir em contextos emergentes (COVID-19). Objetivos: Desde 2015, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Portugal) e a Hanze University of Applied Sciences (Países Baixos), desenvolvem em parceria um Minor em Cuidados Agudos, com o objetivo de atender à contínua necessidade da comunidade para que o Fisioterapeuta possa prestar assistência a esta categoria de utentes. O Minor utiliza ainda as oportunidades proporcionadas pelo programa ERASMUS+, nomeadamente na facilitação de mobilidade de alunos e professores para participação no mesmo. Metodologia: O conteúdo do Minor foi desenvolvido utilizando os descritores internacionais de competências do Fisioterapeuta em Cuidados Agudos. As estratégias pedagógicas e de avaliação foram escolhidas para refletir as competências a serem alcançadas; com um forte foco na aprendizagem ativa. No contexto pandémico do ano letivo de 2020-2021 a atividade decorreu integralmente online utilizando estratégias assíncronas e síncronas. Resultados: Ao final da edição do Minor, os alunos responderam a um questionário online sobre aspetos administrativos e pedagógicos. Os dados revelaram uma opinião muito favorável em relação aos temas discutidos (80% concordo totalmente), abordagens pedagógicas utilizadas, como atividades online (90% concordo / concordo totalmente), apoio ao professor (90% Concorda / Concordo totalmente). Os alunos ficaram satisfeitos com adaptação do Minor ao contexto pandémico, permitindo-lhes ainda obter as competências necessárias para trabalhar com esta tipologia de utentes. Conclusões: Baseado nas respostas positivas dos alunos, consideramos que a implementação foi bem-sucedida. Os próximos passos são integrar metodologias de aprendizagem híbridas e alargar a participação de mais alunos e professores de outras instituições internacionais. Consideramos ainda que promover as competências e conhecimentos necessários para trabalhar em cuidados agudos vai de encontro à crescente necessidade por profissionais capazes de trabalhar neste contexto, nomeadamente no contexto da pandemia COVID-19.
- 15ª Edição da NATALIS na FIL - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Caeiro, Alexandra; Ponte, André; Gabriela, Helena; Gonçalves, Tomás; Cortes, TiagoBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 25 de Novembro de 2021 integrado na 15ª Edição da NATALIS na FIL, Parque das Nações em Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Tielman Susato, Ludwig Maurer, Leonard Bernstein, Isaac Albeniz, Giocomo Puccini, Sonny Kompanek e Dennis Armitage. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Beethoven, Chebotarian - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Ramos, Clara; Correia, Ana Carolina; Russo, Ana; Leal, André; Mota, Rui; Rodrigues, AndréBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 25 de Novembro de 2021 no MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA em Cascais no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras do Beethoven e Chebotarian. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Utilização da metodologia PRINCE2 no desenvolvimento de projetos comunitários para suporte pós-fase aguda da COVID-19 e Long COVIDPublication . Alves Lopes, António; Vieira, Ana Isabel; Azevedo, Vitor Hugo; Santos, JoanaIntrodução: Um dos objetivos do curso de licenciatura da ESSAlcoitão é que os futuros fisioterapeutas, para além de profissionais competentes, se tornem cidadãos autónomos, com capacidade de análise, criativos e que saibam solucionar problemas. Para tal, uma das metodologias pedagógicas utilizadas, baseia-se numa adaptação da metodologia PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments), aplicada ao desenvolvimento de projetos comunitários. Propõe uma visão inovadora de pensar e de conceber o mundo, oferecendo aos estudantes uma forma de aprender, a partir de problemas vindos da realidade e com significado para a sua vida profissional futura. Objetivos: Utilização e avaliação da metodologia PRINCE2 no desenvolvimento de projetos comunitários para suporte de indivíduos pós-fase aguda da COVID-19 e Long COVID. Metodologia: Ao longo de um semestre do ano letivo de 2020/2021 foi proposto aos alunos o desenvolvimento em grupo de 2 projetos centrados no suporte a indivíduos no contexto COVID-19. Inicialmente foi apresentado a metodologia de projeto incluído os papeis dos vários intervenientes (Project Manager, Equipa, Customer) tendo sido criados subgrupos para desenvolvimento das várias secções dos projetos, apoiados por um grupo de docentes (Customers). Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (12 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 52,8%. Os dados revelaram uma opinião favorável em relação à metodologia utilizada, nomeadamente que a mesma ajudou a clarificar o papel dos intervenientes (75% concordo / concordo totalmente), e que a temática selecionada foi pertinente e importante (78,6% concordo / concordo totalmente), por fim 82,1% (concordo/concordo totalmente) considerou que esta atividade foi importante para o desenvolvimento de conhecimento e competências profissionais. Conclusões: Baseado nas respostas positivas dos alunos, consideramos relevante o sucesso da sua implementação, sendo exequível a utilização desta metodologia pedagógica para desenvolvimento futuro de projetos comunitários. É importante que os educadores em Fisioterapia criem e implementem atividades facilitadoras para o desenvolvimento de competências pelos alunos. Desta forma, proactivamente, poderão desempenhar um papel nos esforços locais e globais de redução do impacto dos fatores de risco modificáveis, no contexto biopsicossocial, de condições emergentes, como a pandemia COVID-19.
- Veículo de emergência de busca e salvamentoPublication . Amador, Diogo; Gomes, MarcoO presente documento tem por base o desenvolvimento e reflexão, sobre a importância da criação de um veículo de emergência. Este surge através da análise de mercado e análise do funcionamento dos serviços de emergência nacionais. O culminar deste projeto surge com uma pesquisa sobre como se encontra o futuro dos veículos de emergência, e através do diálogo com pessoas ligadas a área médica. Muitas são as áreas remotas e de difícil acesso espalhadas pelo mundo fora. Dessa forma, o ser humano, vê-se obrigado a desenvolver novas tecnologias e equipamentos, garantindo uma forma de conseguir acompanhar o incessante avançar de catástrofes e acidentes que ocorrem a cada ano. Deste modo, é necessária uma rápida resposta de um veículo capaz de transportar profissionais ao local do socorro. O H.O.C. 8 surge como resposta as necessidades exigidas, tais como providenciar apoio tático e técnico, permitir um apoio médico mais extensivo no local da ocorrência, realizar ações de transporte de vítimas incapazes de se movimentarem sozinhas e que se encontrem em zonas em que ambulâncias convencionais tem dificuldade em chegar, habilitar a entrega de medicamentos necessários em zonas difíceis de os fazer chegar, proporcionar também algum conforto e promover um novo apoio no resgate de busca e salvamento. O H.O.C. 8 é um veículo de Nível 4 de autonomia, ou seja, tem a capacidade de ser totalmente autônomo permitindo assim, ser capaz de tomar as suas decisões. Contudo permite ainda que em caso de necessidade o operador possa assumir o controlo da maquina podendo assim ser conduzida. O H.O.C. 8 caracteriza-se por ser um veículo todo terreno em formato SUV (sport utility vehicles) de chassi elevado, permitindo transpor objetos que se encontrem no seu caminho. Tem capacidade para transportar no seu interior 4 ocupantes e conta com equipamento de socorro médico, nomeadamente para transporte de doentes.
- Novo conceito de scooter de partilhaPublication . Chaves, Simão; Gomes, MarcoAtende-se para um futuro cada vez mais direcionado para o emprego de novos e cada vez mais evoluídos meios de transporte verdes (Matevž et al., 2019). Porém, precedentemente, existe a necessidade de reformular os veículos já existente de modo a torná-los mais eficientes e com um ponto de vista estético cada vez mais diferenciador e apelativo, elevando também cada vez mais o seu nível de segurança, comodismo e experiência de utilização (Anagnostopoulou et al., 2019). Isto irá também recair na missão de flertar e induzir os consumidores a eleger estas soluções. Tendo sempre em conta a necessidade de deslocação recorrente e quase obrigatória no quotidiano, surge a necessidade do desenvolvimento de novas soluções e, consequentemente, serviços, que venham proporcionar uma melhor agilidade no contexto urbano, quer no âmbito de melhor liberdade temporal (no que diz respeito às horas passadas no trafego), quer ao uso excessivo dos automóveis, eventuais restrições a nível de acessos e com maior importância relativamente a questões ambientais e, consequentemente, de saúde pública devido às emissões tóxicas gasosas emitidas pelos tradicionais veículos motorizados (Fiori et al., 2019; Knittel et al., 2016; Suarez-Bertoa et al., 2019). Aproveitando este amadurecimento que é o paradigma da mobilidade, nasce assim a oportunidade de desenvolvimento, em formato de estágio curricular no CEiiA, de um projeto de investigação na área da mobilidade sustentável. Este estágio consistiu no desenvolvimento de um veículo de propulsão elétrica, acoplado a um serviço de partilha, que teve como fundamento principal contribuir para a sucessiva evolução deste tipo de veículos. Acresceu-se ainda a responsabilidade de dar continuidade e enaltecer projetos relacionados com a mobilidade com rótulos verdes e serviços associados, tais como a assinatura, linguagem e valores do CEiiA. Para a resolução deste exercício, utilizaram-se os seguintes softwares: Fusion 360, Autodesk Alias, Keyshot e Adobe Photoshop.
- Turnover e Intenções de ficar no Setor da HotelariaPublication . Portugal, Miguel Nuno Africano Fernandes Barata; Cesário, Francisco; Correia, AntóniaA elevada rotação de colaboradores, nomeadamente no sector da hotelaria, deverá colocar o turnover e a retenção de colaboradores como temas prioritários na agenda da gestão global das organizações como um dos grandes desafíos para as boas práticas na gestão do Capital Humano. Apesar dos muitos estudos realizados dedicados ao desenvolvimento de modelos preditores de turnover voluntário, nesta dissertação, pretendeu-se estudar, de forma conjunta, potenciais fatores preditores das intenções de ficar menos estudados, nomeadamente a satisfação global com a carreira e recompensas, a empregabilidade percecionada, a sobrequalificação e o equilibrio trabalho-família assim como, a influência de um clima organizacional inovador na atividade profissional, e perceber, se em contextos de crise global, os impactos dos constructos preditores nas intenções de ficar sofrem alterações e a importância dos fatores internos das organizações na retenção dos seus colaboradores. Foram realizados três estudos de natureza quantitativa e relacional utilizando como instrumento de recolha de dados um inquérito por questionário dirigido a trabalhadores do sector da hotelaria. O modelo conceptual, comum aos três estudos, foi testado através de sistema de equações estruturais, tendo-se no segundo e terceiro estudo recorrido também a uma metodologia de análise através da interpretação de tabelas Z-score. Os resultados finais evidenciaram a importância dos constructos preditores nas intenções de ficar dos colaboradores na organização assim como o efeito moderador de um clima organizacional inovador (estudo 1), os impactos dos efeitos de uma crise externa sobre esses mesmos constructos (estudo 2) assim como, os impactos dos fatores internos nas intenções de permanência dos colaboradores nas organizações (estudo 3). Espera-se que os resultados obtidos nesta dissertação possam contribuir para melhorar a situação do emprego no turismo.