Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-10"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Novos Territórios Espirituais.Espaço Antropocénico da Pedreira da Póvoa de VarzimPublication . José Pereira Antunes, António; Barbosa, AntónioNuma época de consumo instantâneo e intensivo para com todos os meios existentes, o ser humano tem vindo a perder a sua capacidade critica e de reflexão sobre o meio onde vive. É um fluido na medida que pode ser armazenado, controlado ou moldado, padecendo de vontade própria, que funciona em função do tempo. Existe uma necessidade de criar espaços que se prestem a fantasias e que se deixem habitar, espaços que promovam a relação do Homem e do seu espírito com o meio em que se encontram. Espaços que permitam um refúgio momentâneo da experiência proporcionada pelo quotidiano, que se assumem como de enorme importância para a qualidade de vida de quem os experiência, ao mesmo tempo que o confrontam e provocam, na esperança estes promovam uma consciencialização em torno das condicionantes da atividade e consumo do Homem. Foi realizado, um projeto no território da Pedreira da Póvoa de Varzim, promovendo um vazio deixado na cidade, marcado pelos traços desta cultura exaustiva praticada pelo Homem, onde se pretende, que a relação da intervenção arquitetónica a desenvolver com o espaço da pedreira, estabeleça um vínculo que evidencie o lugar, que sirva de pano de fundo de um refúgio necessário à vida contemporânea, e que afaste o Homem, nem que por momentos, dos constrangimentos provocados pelas consequências da sociedade onde este se insere.
- Novos Territórios Espirituais: Refúgio Urbano no Rio de JaneiroPublication . Freitas Pessôa Silveira, Júlia; Barbosa, AntónioO projeto surge e se estrutura no contexto urbano da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Apesar de já consolidada e com um número alto de habitantes, a cidade continua a atrair migrantes e imigrantes a todo momento. Em uma localidade com hábitos que visam a constante produtividade econômica e com uma valorização planejada do automóvel, intervir de forma contraditória, através da arquitetura, aliada a um programa, que buscassem se inserir nesse contexto de maneira sútil e valorizando o indivíduo e a sua relação com o espaço, foi o maior desafio desse projeto. A partir do processo de questionamentos e leitura sobre a dinâmica citadina atual e futura, no Rio de Janeiro e no mundo, foi possível elocrubrar formas de induzir novos comportamentos na sociedade urbana. Por intermédio da arquitetura, dos percursos e das espacialidades criadas, o projeto busca um dialogo simbiótico com o local e os seus usuários.
- Terapêuticas fotossensibilizantes em idosos : uma realidade subvalorizadaPublication . Auxtero, Maria Deolinda; Brito, José; Costa, Isabel Margarida
- Suplementos alimentares com minerais : quais os desvios aos limites segurosPublication . Figueiredo, Alexandra; Torres, Edite Oliveira; Costa, Isabel Margarida
- A criminalização no contrato de gestação de substituição – contributos exploratóriosPublication . Costa, Barbara Azevedo; Fontes, José FernandesChama-se gestação de substituição e consiste num acordo em que uma mulher que não pode ou não consegue carregar um filho no seu útero, recorra a outra mulher, a chamada gestante de substituição, para que esta tenha uma gravidez por si, respeitando os requisitos regulamentados, e entregando a criança após o parto e renunciando aos seus direitos de mãe. O procedimento recorre a técnicas de procriação medicamente assistida, se uma mulher for incapaz de gerar um filho, mas for fértil ela poderá ser mãe de um filho biológico se a gestação ocorrer numa mulher saudável. Em casos mais complexos de infertilidade os óvulos poderão ser doados por outra mulher e inseminados artificialmente e implantados na mulher de substituição. Atualmente, em Portugal o fenómeno da gestação de substituição encontra-se suspenso pelo Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 225/2018, de 7 de maio de 2018, porém, com a oferta e garantias de sucesso noutros países, muitos são aqueles que querem ver o sonho de serem pais realizado e procuram um local onde tal seja possível, o que resulta, muitas vezes, numa prática além-fronteiras criada da exploração reprodutiva e da clandestinidade. Existe toda uma propaganda à favor desta prática, onde é transmitida uma imagem de altruísmo e de solidariedade, mas não se reporta a instrumentalização da mulher gestante, que assume a posição de uma simples incubadora durante todo o processo de gestação. A crescente procura por esta prática faz com que despoletasse um mercado de bebés, onde mulheres são exploradas e os bebés ainda que não tenham sido concebidos encontram-se numa posição de instabilidade, não só jurídica como eventualmente emocional, uma vez que estamos perante a celebração de um contrato cujo objetivo de negociação é uma criança, um bebé, querido por todos e que no final pode não ser querido por ninguém. Esta é uma realidade que deve ser combatida, é necessário, a elaboração de um quadro jurídico multilateral para que se garanta a preservação da dignidade da pessoa humana, independentemente do local em que nasça ou de quem dê à luz um filho.
- Bartók & Schubert - Orquestra Académica MetropolitanaPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Duarte, HenriqueBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 10 de Novembro de 2023 no AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA, CAMPUS DE CAMPOLIDE, em Lisboa, no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Bártok e Schubert. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana e pelos alunos de Direção de Orquestra da Licenciatura em Música da ANSO.
- Promoção de competências para o envelhecimento saudável: projeto SIENHAPublication . Alves Lopes, António; Almeida, Patrícia; Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Rosado, Maria Da Lapa; Guimarães, Isabel; Paquete, Ana Patrícia; Carrillo, Elena; Scherpenseel, Meike van; Hirvonen, Armi; Gruneberg, Christian; Kozakiewicz, Mariusz; Nimani, EndritIntrodução: Face aos desafios sociais e de saúde de uma população em envelhecimento, é necessário a atualização das políticas sociais e de saúde na Europa (WHO, 2020; Rudnicka, 2020). O paradigma do Envelhecimento Saudável (HA) sublinha a necessidade de inovação nos sectores educativo, de saúde e social e a devida formação dos profissionais implicados. Objectivos: O projecto Strategic Innovative Educational Network for Healthy Ageing (SIENHA) - www.sienha.eu, visa desenvolver educação a nível superior e o desenvolvimento de competências em estudantes e profissionais dos sectores de saúde e social na Europa. Este projeto envolveu uma cooperação académica multilateral ao longo de 36 meses entre sete Instituições de Ensino Superior (IES) europeias, e foi financiado pelo programa ERASMUS+. Material e Métodos: Foram estabelecidos quatro principais resultados intelectuais: 1) Identificação de um quadro de competências profissionais em HA; 2) Desenvolvimento de um currículo de ensino superior; 3) Criação de um kit de ferramentas para inovação e investigação em HA; e 4) Produção de uma ferramenta de disseminação, um Manual em Envelhecimento Saudável. Com base numa revisão exploratória, foram estabelecidas listas de competências fundamentais e desenvolvido as estratégias de avaliação e o programa de estudos. Foi também elaborado um kit de ferramentas com vista à aplicação de investigação de implementação e estratégias pedagógicas inovadoras. Resultados: O projeto culminou na identificação de competências relevantes, na conceção de um kit de ferramentas baseado nas melhores práticas e na criação de um currículo educacional centrado no envelhecimento saudável ao longo da vida. Este currículo foi concebido para melhor preparar os profissionais de saúde e sociais, incluindo fisioterapeutas, promovendo a saúde e bem-estar ao longo da vida. Conclusões: O projeto SIENHA proporciona uma abordagem integrada e estratégica para enfrentar os desafios do envelhecimento saudável na Europa, trazendo inovações na formação e prática profissional. Esta colaboração pode representar um avanço significativo para a melhoria da formação e preparação de profissionais nos sectores de saúde e social na Europa.
- Blended Intensive Programs no ensino superior: inovação e colaboração para desafios globais de saúdePublication . Alves Lopes, António; Wittkämper, Daphne; Hoxha, Adnan; Zabala, Alesander; Brottrager, Barbara; Jokinen, Kaisa; Maric, Filip; Kozakiewicz, MariuszIntrodução: Os Blended Intensive Programs (BIP) no ensino superior combinam mobilidade a curto prazo com colaboração online (BIP, 2023). Esta abordagem financiada no âmbito do projecto ERASMUS+ visa fomentar métodos de ensino e aprendizagem inovadores em Instituições de Ensino Superior (IES). Objectivos: Desenvolver um BIP para abordar e aprofundar os desafios globais de saúde e sociais, considerando diversos factores que impactam a saúde global. Material e Métodos: No ano lectivo de 2022-2023, sete IES colaboraram na criação de um BIP, explorando o impacto na saúde global de fatores como as migrações e multiculturalidade, doenças não transmissíveis, alterações climáticas e impacto económico. Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, no contexto da saúde global, foram também incorporados no programa. O programa incluiu uma componente online prévia e uma semana presencial na instituição de acolhimento. Contou com a participantes de diferentes nacionalidades e profissões nas áreas da saúde e social, incluindo alunos e professores. No final, foi aplicado um questionário online, recolhendo dados quantitativos e qualitativos. Resultados: O feedback indica uma perceção positiva do BIP como ferramenta de ensino. Os participantes demonstraram uma melhor compreensão das complexidades da saúde global, reforçando a necessidade de inovação colaborativa. A combinação de diversidade de nacionalidades e profissões, juntamente com a aprendizagem online e presencial, valorizou a experiência educacional. Conclusões: O Blended Intensive Program implementado surge como uma estratégia relevante, com potencial para uma abordagem mais integrada e multidisciplinar aos desafios da saúde global. A composição diversificada dos participantes e a combinação de componentes online e presenciais podem influenciar positivamente futuros currículos e métodos de ensino em IES.
- Validação de um questionário sobre o autoconhecimento e perceção dos estudantes de fisioterapia relativos à utilização de inteligência artificial em sala de aula e prática clínica: protocolo de estudoPublication . Ribeiro, Andrea; Neves, Maria Ana; Leão, Carla; Alves Lopes, António; Pedro, Márcia; Sousa, José Luís; Pereira, Ângela; Graça, Maria; Vicente, Sónia; Tavares, Carlos; Pina, Vanusa; Martins, Maria Elisabete; Rocha, Flavia; Urgai, Thiago; Albuquerque, Maíra; Venâncio, João; Silva, Cláudia; Castro, Maria António; Gagulic, Sandra; Couto, Ana; Martins, Anabela; Lucena, Aldina; Tomás, José Daitone; Valente, Firmino de Lima
- Projeto Pontes Atlânticas: uma ponte entre os estudantes de Fisioterapia da LusofoniaPublication . Leão, Carla; Neves, Maria Ana; Ribeiro, Andrea; Alves Lopes, António; Pedro, Márcia; Sousa, José Luís; Pereira, Ângela; Graça, Maria; Vicente, Sónia; Tavares, Carlos; Pina, Vanusa; Martins, Maria Elisabete; Rocha, Flavia; Urgai, Thiago; Albuquerque, Maíra; Venâncio, João; Cláudia, Silva; Castro, Maria; Gaulic, Sandra; Couto, Ana; Martins, Anabela; Lucena, Aldina; Tomás, José Daitone; Valente, Firmino de Lima