Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Blended Intensive Programs no ensino superior: inovação e colaboração para desafios globais de saúde

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: Os Blended Intensive Programs (BIP) no ensino superior combinam mobilidade a curto prazo com colaboração online (BIP, 2023). Esta abordagem financiada no âmbito do projecto ERASMUS+ visa fomentar métodos de ensino e aprendizagem inovadores em Instituições de Ensino Superior (IES). Objectivos: Desenvolver um BIP para abordar e aprofundar os desafios globais de saúde e sociais, considerando diversos factores que impactam a saúde global. Material e Métodos: No ano lectivo de 2022-2023, sete IES colaboraram na criação de um BIP, explorando o impacto na saúde global de fatores como as migrações e multiculturalidade, doenças não transmissíveis, alterações climáticas e impacto económico. Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, no contexto da saúde global, foram também incorporados no programa. O programa incluiu uma componente online prévia e uma semana presencial na instituição de acolhimento. Contou com a participantes de diferentes nacionalidades e profissões nas áreas da saúde e social, incluindo alunos e professores. No final, foi aplicado um questionário online, recolhendo dados quantitativos e qualitativos. Resultados: O feedback indica uma perceção positiva do BIP como ferramenta de ensino. Os participantes demonstraram uma melhor compreensão das complexidades da saúde global, reforçando a necessidade de inovação colaborativa. A combinação de diversidade de nacionalidades e profissões, juntamente com a aprendizagem online e presencial, valorizou a experiência educacional. Conclusões: O Blended Intensive Program implementado surge como uma estratégia relevante, com potencial para uma abordagem mais integrada e multidisciplinar aos desafios da saúde global. A composição diversificada dos participantes e a combinação de componentes online e presenciais podem influenciar positivamente futuros currículos e métodos de ensino em IES.

Description

Keywords

Blended Intensive Programs Educação Profissões de saúde

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue