Repository logo
 
Publication

Blended Intensive Programs no ensino superior: inovação e colaboração para desafios globais de saúde

dc.contributor.authorAlves Lopes, António
dc.contributor.authorWittkämper, Daphne
dc.contributor.authorHoxha, Adnan
dc.contributor.authorZabala, Alesander
dc.contributor.authorBrottrager, Barbara
dc.contributor.authorJokinen, Kaisa
dc.contributor.authorMaric, Filip
dc.contributor.authorKozakiewicz, Mariusz
dc.date.accessioned2023-11-13T14:36:53Z
dc.date.available2023-11-13T14:36:53Z
dc.date.issued2023-11-10
dc.description.abstractIntrodução: Os Blended Intensive Programs (BIP) no ensino superior combinam mobilidade a curto prazo com colaboração online (BIP, 2023). Esta abordagem financiada no âmbito do projecto ERASMUS+ visa fomentar métodos de ensino e aprendizagem inovadores em Instituições de Ensino Superior (IES). Objectivos: Desenvolver um BIP para abordar e aprofundar os desafios globais de saúde e sociais, considerando diversos factores que impactam a saúde global. Material e Métodos: No ano lectivo de 2022-2023, sete IES colaboraram na criação de um BIP, explorando o impacto na saúde global de fatores como as migrações e multiculturalidade, doenças não transmissíveis, alterações climáticas e impacto económico. Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, no contexto da saúde global, foram também incorporados no programa. O programa incluiu uma componente online prévia e uma semana presencial na instituição de acolhimento. Contou com a participantes de diferentes nacionalidades e profissões nas áreas da saúde e social, incluindo alunos e professores. No final, foi aplicado um questionário online, recolhendo dados quantitativos e qualitativos. Resultados: O feedback indica uma perceção positiva do BIP como ferramenta de ensino. Os participantes demonstraram uma melhor compreensão das complexidades da saúde global, reforçando a necessidade de inovação colaborativa. A combinação de diversidade de nacionalidades e profissões, juntamente com a aprendizagem online e presencial, valorizou a experiência educacional. Conclusões: O Blended Intensive Program implementado surge como uma estratégia relevante, com potencial para uma abordagem mais integrada e multidisciplinar aos desafios da saúde global. A composição diversificada dos participantes e a combinação de componentes online e presenciais podem influenciar positivamente futuros currículos e métodos de ensino em IES.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSupii.766
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47949
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectBlended Intensive Programspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectProfissões de saúdept_PT
dc.titleBlended Intensive Programs no ensino superior: inovação e colaboração para desafios globais de saúdept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.titleJornadas Científicas da Saúde da Lusofonia da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofoniapt_PT
person.familyNameAlves Lopes
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-id0518-F2A3-C5B4
person.identifier.orcid0000-0001-7505-6744
person.identifier.scopus-author-id57217386138
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3680dab5-8822-4558-918a-df699bda57ad
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3680dab5-8822-4558-918a-df699bda57ad

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PO23 - Blended Intensive Programs no Ensino Superior Inovação e Colaboração para Desafios Globais.pdf
Size:
882.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: