Publication
Blended Intensive Programs no ensino superior: inovação e colaboração para desafios globais de saúde
| dc.contributor.author | Alves Lopes, António | |
| dc.contributor.author | Wittkämper, Daphne | |
| dc.contributor.author | Hoxha, Adnan | |
| dc.contributor.author | Zabala, Alesander | |
| dc.contributor.author | Brottrager, Barbara | |
| dc.contributor.author | Jokinen, Kaisa | |
| dc.contributor.author | Maric, Filip | |
| dc.contributor.author | Kozakiewicz, Mariusz | |
| dc.date.accessioned | 2023-11-13T14:36:53Z | |
| dc.date.available | 2023-11-13T14:36:53Z | |
| dc.date.issued | 2023-11-10 | |
| dc.description.abstract | Introdução: Os Blended Intensive Programs (BIP) no ensino superior combinam mobilidade a curto prazo com colaboração online (BIP, 2023). Esta abordagem financiada no âmbito do projecto ERASMUS+ visa fomentar métodos de ensino e aprendizagem inovadores em Instituições de Ensino Superior (IES). Objectivos: Desenvolver um BIP para abordar e aprofundar os desafios globais de saúde e sociais, considerando diversos factores que impactam a saúde global. Material e Métodos: No ano lectivo de 2022-2023, sete IES colaboraram na criação de um BIP, explorando o impacto na saúde global de fatores como as migrações e multiculturalidade, doenças não transmissíveis, alterações climáticas e impacto económico. Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, no contexto da saúde global, foram também incorporados no programa. O programa incluiu uma componente online prévia e uma semana presencial na instituição de acolhimento. Contou com a participantes de diferentes nacionalidades e profissões nas áreas da saúde e social, incluindo alunos e professores. No final, foi aplicado um questionário online, recolhendo dados quantitativos e qualitativos. Resultados: O feedback indica uma perceção positiva do BIP como ferramenta de ensino. Os participantes demonstraram uma melhor compreensão das complexidades da saúde global, reforçando a necessidade de inovação colaborativa. A combinação de diversidade de nacionalidades e profissões, juntamente com a aprendizagem online e presencial, valorizou a experiência educacional. Conclusões: O Blended Intensive Program implementado surge como uma estratégia relevante, com potencial para uma abordagem mais integrada e multidisciplinar aos desafios da saúde global. A composição diversificada dos participantes e a combinação de componentes online e presenciais podem influenciar positivamente futuros currículos e métodos de ensino em IES. | pt_PT |
| dc.description.version | N/A | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSupii.766 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47949 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.subject | Blended Intensive Programs | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Profissões de saúde | pt_PT |
| dc.title | Blended Intensive Programs no ensino superior: inovação e colaboração para desafios globais de saúde | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
| oaire.citation.title | Jornadas Científicas da Saúde da Lusofonia da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia | pt_PT |
| person.familyName | Alves Lopes | |
| person.givenName | António | |
| person.identifier.ciencia-id | 0518-F2A3-C5B4 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-7505-6744 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57217386138 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 3680dab5-8822-4558-918a-df699bda57ad | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3680dab5-8822-4558-918a-df699bda57ad |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- PO23 - Blended Intensive Programs no Ensino Superior Inovação e Colaboração para Desafios Globais.pdf
- Size:
- 882.35 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
