Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-18"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Defesa Nacional [IV] : conceitos estratégicos – experiências comparadasPublication . Reis, Bruno Cardoso; Wood, Christian; Marx, Peter; Zillmer-Johns, Michael; Alberto, Jose Luis Calvo; Fuhrhop, PiaSeminário realizado dia 18 de Novembro 2022. Sessão de boas vindas intervenientes : Prof. Dra. Isabel Ferreira Nunes, Diretora do IDN, Prof. Dra. Helena Carreiras, Ministra da Defesa Nacional. Coordenação a cargo da Profª Doutora Isabel Ferreira Nunes , Assessor de Estudos Cor. João Barbas, IDN; Drª Rita Santos Costa; Drª Jacinta Sampaio
- Passeio ao PurgatórioPublication . Salvi, Mauricio; Carreira, JoãoNos últimos anos percebemos um interesse crescente nos projetos de reabilitação e reuso. Projetos estes que buscam transformações e melhorias urbanas e em especial nas partes históricas. Há uma crescente procura por estratégias que integrem a reabilitação de antigos edifícios às novas necessidades urbanas, buscando um desenvolvimento territorial e uma maior qualidade de vida às comunidades e aos novos usuários. Deste modo o projecto aqui apresentado propõe reabilitar uma ruína barroca na região do Castelo de Gaia as margens do rio Douro pertencente a área classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. A proposta prevê a criação de uma praça com um percurso lúdico que conecta o Cais de Gaia até a região do alto do Castelo. A praça junto ao percurso irá proporcionar a inclusão de equipamentos urbanos com áreas de permanência, café e acessibilidade ao local. O objetivo do projeto é requalificar o edifício e área envolvente, favorecendo o desenvolvimento da comunidade local e atraindo um novo fluxo de turistas e usuários ao local. A intenção do projeto é criar um percurso lúdico que favoreça as sensações, tratando a arquitetura a partir da percepção do espaço e não apenas pela forma
- Ecotoxicidade de um fungicida cúprico em fungos aquáticos não-alvo face às alterações climáticasPublication . Oliveira, Andreia Sofia da Costa; Abelho, Maria Manuela CorreiaA aplicação de fungicidas conjuntamente com o aumento da salinização das águas pode acarretar sérias consequências para diversos organismos, principalmente para aqueles que ainda se encontram pouco estudados. Deste modo, o presente trabalho teve como finalidade determinar os efeitos do fungicida calda bordalesa em organismos não-alvo, os hifomicetos aquáticos Heliscus lugdunensis e Tricladium splendens, estudar o efeito da salinidade como possível potenciador do efeito do fungicida e contribuir para o desenvolvimento de um ensaio padronizado com os fungos aquáticos.Foram realizados dois ensaios, um ensaio preliminar com uma duração de 15 dias no qual foram testadas quatro concentrações de fungicida e cujos resultados permitiram estabelecer a janela de concentrações adequada para os ensaios definitivos. Os ensaios definitivos, com um tempo de exposição de 14 dias, testaram o efeito simultâneo de sete concentrações de fungicida e seis níveis de salinidade. Durante ambos os ensaios, foi medido o diâmetro dos hifomicetos aquáticos Heliscus lugdunensis e Tricladium splendens, calculado a taxa de crescimento radial e os valores de EC20 e EC50. Concluiu-se, que o Heliscus lugdunensis na ausência de salinidade foi estimulado nas concentrações intermédias de fungicida, contrariamente, o Tricladium splendens foi inibido quando exposto a todas as concentrações de fungicida. De modo geral é possível afirmar que a salinidade potenciou o efeito do fungicida.Finalmente, é aconselhável a realização de mais estudos com este grupo de organismos, visto que nem todos os fungos aquáticos irão reagir da mesma forma aos fatores, aos quais são expostos. Em estudos idênticos, com os mesmos tipos de organismos, aconselha-se uma duração de cerca de 8 dias, visto que se espera uma perda de sensibilidade com o passar do tempo.
- ENSEMBLES ANSO - Concerto, Serenata e SinfoniaPublication . Wakabayashi, Paul; Guerreiro, Reinaldo; Dias, VeraBrochura de sala do concerto realizado pelas Ensembles da Academia Nacional Superior de Orquestra a 18 de Novembro de 2022 no AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Joly Braga Santos, Mozart, Koetsier e Bourgeois. O concerto foi dirigido pelos docentes da ANSO Paul Wakabayashi, Vera Dias e Reinaldo Guerreiro e pelos alunos de Direção de Orquestra da Licenciatura em Música da ANSO. O surgimento de três novas formações de dimensão alargada (Ensemble de Metais, Ensemble de Sopros e Camerata de Cordas) com uma temporada própria, supervisionadas pelo diretor artístico da OAM, maestro Jean-Marc Burfin, e orientação técnica e musical de um docente da especialidade, revela-se como uma mais-valia na diversificação das práticas artísticas no curriculum dos alunos da ANSO e um reforço da importância da dimensão prática da música colaborativa no programa de Licenciatura em Música da ANSO.
- Centenário do Nascimento de Iannis XenakisPublication . Fernandes, Marco; Llopis, Fernando; Moital, Tomás; Cipriano, Francisco; Louro, Rafael; Rocha, TiagoBrochura de sala do concerto realizado pelo Percussões da Metropolitana a 18 de Novembro de 2022 no MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Iannis Xenakis. O apelo das percussões é óbvio junto de todos os públicos, especialmente dos mais jovens. Mas, por trás das exibições de maestria e dos efeitos gestuais, há todo um estudo e uma prática que não podem ser descurados e marcam a diferença. As Percussões da Metropolitana são a prova disso mesmo. Juntando alunos da Escola Profissional da Metropolitana, do Conservatório de Música da Metropolitana e da Academia Nacional Superior de Orquestra, esta formação tem procurado como desafio a apresentação de reportórios bem diversificados, que passam do erudito à pop e às músicas do mundo. Mistura unificada essencialmente pela qualidade, mas também pela ousadia que dá sempre uma nota de espetacularidade às interpretações. A divulgação musical é um dos objetivos deste agrupamento, pelo que faz muitas apresentações para público escolar, mas realiza também concertos de maior fôlego em salas como o CCB ou o Cinema São Jorge, com solistas convidados como Anders Åstrand, Pedro Carneiro, entre muitos outros. Tem-se apresentado igualmente em alguns dos principais festivais de rua de Lisboa. Em 2011 e 2014 o grupo foi galardoado com o 1.º Prémio na categoria de Música de Câmara, nível médio, do Prémio Jovens Músicos, da RDP – Antena 2 e, em fevereiro de 2015, foi distinguido internacionalmente como Grand Prix Winner no «21st Century Art competition for young performance», que se realizou no Funchal. Este jovem grupo evidencia como a ponte entre a formação pedagógica e a prática artística musical tem dado frutos neste projeto inovador da Metropolitana. Uma descoberta constante dos sons e dos ritmos, dirigida pelo professor Marco Fernandes. As Percussões da Metropolitana tocam exclusivamente com produtos da marca Yamaha e Zildjian.
- Implementação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP): o caso do Município de ElvasPublication . Ventura, Ricardo; Silva, Amélia; Cunha, AnaO Plano Oficial de Contabilidade Pública materializou, em 1997, a grande mudança de paradigma no sistema contabilístico do Setor Público Português. Porém, não obstante o importante papel daquele normativo contabilístico, o mesmo não conseguiu acompanhar os normativos internacionais, nem a evolução da Contabilidade do Setor Privado em Portugal. Tais factos, acrescidos da multiplicidade de sistemas de contabilidade no setor público, e da forte necessidade de harmonizar a contabilidade internacionalmente, conduziram, em 2015, à aprovação do Sistema de Normalização Contabilística das Administrações Públicas. Assim, podemos afirmar que o aparecimento de novos desafios na Gestão Pública foram a alavanca da mais recente reforma da Contabilidade Pública em Portugal: o Sistema de Normalização Contabilística das Administrações Públicas e a Lei de Enquadramento Orçamental. O novo normativo contabilístico aplica-se a todas as instituições da Administração Pública central, regional e local. De entre as entidades às quais se aplica o destacamos os municípios, pois o presente projeto de mestrado consubstancia-se num estudo de caso sobre a implementação daquele normativo a um município português. No caso dos municípios, a transição do Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais para o Sistema de Normalização Contabilística das Administrações Públicas anteviu-se como um processo moroso e complexo, devido, entre outros entraves, à adaptação dos sistemas informáticos e ao número elevado de procedimentos necessários para concretizar essa transição. Assim, este estudo tem como objetivo criar um manual que permita analisar a base conceptual e a implementação do novo normativo contabilístico no Município de Elvas. Do ponto de vista metodológico, este trabalho foi desenvolvido numa perspetiva de investigação-ação. Após uma fase de diagnóstico do sistema de contabilidade do Município de Elvas, foi proposto um plano de intervenção, o qual esperamos que o mesmo venha a permitir a reflexão interna no município e a preparação para uma implementação com grande rigor e com um mínimo de erros possíveis, para que o relato financeiro do município seja correto, verdadeiro e transparente. Como contributo geral deste projeto de mestrado, esperamos uma demonstração teórica e prática dos processos de transição, a nível contabilístico e informático, no âmbito do estudo de caso do Município de Elvas produzindo ensinamentos proveitosos para uma implementação de sucesso noutros municípios portugueses.