IPS - ESE - DCCL - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCCL - Comunicações em congressos by Title
Now showing 1 - 10 of 85
Results Per Page
Sort Options
- "Acho que vão logo falar que fomos nós que fizemos": Crianças e jovens em contexto de vulnerabilidade em Portugal controem sentidos a partir do discurso noticioso sobre a sua comunidadePublication . Marôpo, LidiaComo crianças e jovens em contextos de vulnerabilidade social negoceiam sentidos sobre si mesmos e sobre a sua comunidade a partir do discurso noticioso? Partimos de diversas metodologias qualitativas e participativas aplicadas em encontros semanais com cerca de 15 crianças e jovens (9 a 16 anos) no bairro Quinta do Mocho, em Loures (nos arredores de Lisboa) para responder esta e outras questões. Como a representação noticiosa frequentemente negativa do ambiente onde vivem estas crianças e jovens influencia a maneira como constróem as suas identidades? Em que medida o estereótipo do bairro e dos jovens “problemáticos” frequentemente divulgado pelos media interfere nos seus processos de socialização? Que discursos constroem sobre as situações estigmatizantes que potencialmente enfrentam e como veem o papel dos media nestes contextos?
- Os Açores na literatura infantojuvenilPublication . Pereira, Luciano (José Dos Santos Baptista)
- Apresenta lusofonografias, ensaios pedagógicos-literáriosPublication . Pereira, Luciano (José Dos Santos Baptista)
- Are you recording? A produtora online hitrecord e a criação cinemática colaborativaPublication . Alves, Marta PinhoO novo cenário digital origina efetivas transformações nas formas de elaboração e difusão cinemática, evidenciadas pela dilatação do número de participantes neste contexto e pelo aumento dos canais de circulação e exibição da obra fílmica. No entanto, embora se possa admitir que o modelo industrial dominante passa a ser alvo de alguns condicionamentos e que necessita de se adaptar às alterações que aparentam estar em conflito com os seus modos de operar habituais, é também notória a sua capacidade de se adequar ao novo contexto. Propõe-se, assim, que não ocorre uma substituição, mas antes que a indústria encontra forma de utilizar essas novas práticas, construindo negócios sustentados naquele que é considerado o ethos do trabalho em rede e apropriando e mobilizando o discurso que lhe é associado. As ideias de colaboração e de coautoria/coprodução passam a ser exploradas por um número crescente de empresas, com objetivos comerciais. Na sequência disso, as várias iniciativas, que são muitas vezes identificadas como motivadoras de uma alteração das relações de poder, significam antes uma migração das convencionais estruturas de produção e difusão de conteúdos para um novo contexto, onde continuam, no entanto, a exercer o seu papel habitual. A partir do labor e da estratégia discursiva da produtora colaborativa online HitRecord, a presente comunicação propõe-se entender o designado cinema colaborativo e os modelos de negócios e relações laborais que se lhe associam.
- Articulação entre a Língua e a Matemática a partir de histórias para a infânciaPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa; Delgado, Catarina
- As lentes de géneroPublication . Pessoa, Ana Maria; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Jesus, Isabel Henriques de; Marin, Susana CâmaraA educação inclusiva é um termo comummente usado para referir o esforço de transformação que escolas e professores têm que fazer para que as diferenças em termos de capacidades motoras, relacionais e/ou cognitivas não sejam penalizadas. A questão da igualdade de género tem muitos pontos em comum, tratando-se de promover a igualdade de direitos que corresponde a uma cidadania plena, uma aspiração de todas as sociedades democráticas. Sendo a escola o lugar por onde passam todas as crianças e jovens, não se lhe pode deixar de atribuir responsabilidades na formação global do ser humano, no que ele é ou virá a ser, nas suas relações consigo e com os outros. A escola não pode fazer tudo, mas não poderá demitir-se de algumas das responsabilidades inerentes à construção de representações e comportamentos associados ao género. Tudo na escola está impregnado de ideias sobre o género, frequentemente assentes em estereótipos. Com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com o acolhimento da Câmara Municipal do Seixal, a Escola Superior de Educação de Setúbal tem vindo a desenvolver processos de formação de professores/as dos vários níveis de ensino, procurando sensibilizá-los/as para colocarem as lentes de género na sua acção comum enquanto docentes. Acresce a isso o facto de poderem usar os conteúdos da sua própria disciplina em matéria de educação de género. Dando conta de um conjunto de realizações em sala de aula, pretendemos mostrar que esse trabalho é, afinal, possível.
- Aspectos das construções de relativização no português do séc. XVPublication . Costa, Ana Luísa
- Aspectos sintácticos-semânticos de estruturas contrastivasPublication . Costa, Ana Luísa
- Ativismo feminista no facebook: uma análise comparada das páginas Não me kahlo (Brasil) e Capazes (Portugal)Publication . Magalhães, Mara; Marôpo, Lidia; Amaral, InêsNa atual terceira vaga do feminismo, as ferramentas digitais são utilizadas para promover a causa, evidenciando sentimentos de pertença e partilha e propondo novas representações sobre o papel social da mulher. Este artigo analisou de forma comparada o perfil no Facebook das páginas feministas brasileira e portuguesa com maior número de seguidores em março de 2016, respetivamente a Não me Kahlo (534 mil “curtidas”) e a Capazes (145 mil “gostos”). Utilizamos a ferramenta Netvizz para mapear o conteúdo e coletar dados sobre as interações nas páginas. Identificamos as temáticas agendadas nos posts com especial atenção ao Dia da Mulher, 8 de março, para uma análise das representações expressas nos discursos destas páginas. Os resultados sublinham as semelhanças e as diferenças nas temáticas abordadas em função das características das páginas e do contexto dos países. Em Portugal, os direitos das mulheres e da comunidade LGBT têm vindo a ser sedimentados pela legislação e gradualmente aceites socialmente. No Brasil, ainda se luta por avanços numa legislação conservadora em temáticas como a interrupção da gravidez e a união civil de homossexuais, sendo a violência de género uma preocupação central.
- A Bélgica na poesia de Vitorino NemésioPublication . Pereira, Luciano (José Dos Santos Baptista)