ISLA - Atas de Conferência nacional
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- À procura das competências da InovaçãoPublication . Sampaio, Marta Correia; Pinto Dos Reis, IsabelNos últimos anos temos assistido a constantes mudanças: a globalização da economia com consequente emergência de novos mercados, novas preferências e necessidades dos consumidores. Estas mudanças também atingiram as organizações que passaram a viver em clima de instabilidade, tornando-se assim necessária a diferenciação como forma de criar valor para si mesmas, os seus empregados e os consumidores. A inovação emerge como uma das ferramentas principais para atingir estes objetivos. Por outro lado a evolução do paradigma económico levou à evolução do paradigma organizacional e do trabalho. Se até há alguns anos o trabalho se centrava na função, agora está focado nas competências. Neste contexto foram formuladas as seguintes questões de investigação: “Será que as empresas Portuguesas inovadoras, da área dos serviços, procuram competências específicas?” e, se for o caso, “Podemos identificar essas competências?”. Os colaboradores de uma organização são os principais veículos de inovação: eles investigam, aprendem, ensinam e partilham conhecimento. É a sua capacidade de encontrar soluções e ser competitivos que mantêm e desenvolve os genes inovadores de uma organização. De acordo com Starzynski e Gibson (2008), “sangue novo é essencial para uma nova mentalidade”, e é a chegada desse “sangue novo” que traz, para a organização, a diversidade de ideias necessária aos processos de Inovação. Os novos colaboradores trazem a necessária flexibilidade e competitividade às organizações. Será que os empregadores procuram, logo à partida, competências específicas para atingir os objetivos organizacionais? Para estudar este problema usamos uma metodologia de investigação quantitativa, operacionalizada através da aplicação de um questionário a uma amostra de 30 empresas classificadas como Inovadoras pela COTEC. Para a análise de dados foi usado o software SPSS e estatística descritiva e indutiva, como técnica principal. Este artigo é o resultado de um estudo levado a cabo junto dessas mesmas empresas, analisando diversos tipos de competências, desde cognitivas a relacionais, no sentido de perceber se existe alguma relação entre as mesmas e a Inovação.
- ABORDAGEM AOS PERIGOS E RISCOS NO PROCESSO DE DIGESTÃO ANAERÓBIA DOS EFLUENTES PECUÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURAPublication . Nogueira, NunoA estratégia nacional para os efluentes agropecuários e agroindustriais 2030 identifica os setores da suinicultura e bovinicultura intensivas como prioritários para intervir nos impactes ambientais negativos decorrente destas atividades. O regime aplicável à gestão de efluentes pecuários estabelece normas regulamentares para a sua valorização ou eliminação por via da digestão anaeróbia. Do tratamento destes resulta o subproduto biogás, o qual é constituído principalmente por metano e dióxido de carbono, e num resíduo orgânico designado por digerido que é composto por lamas e por um efluente. O biogás, após purificação resulta em biometano puro. Este processo contribui para a mitigação das alterações climáticas. Pretende-se efetuar uma revisão de literatura, com especial enfoque na saúde e segurança no trabalho, no âmbito desta atividade da economia circular.
- ABORDAGEM HOLÍSTICA AO CUIDADOR DE PORTADOR DE SÍNDROME DE SANFILIPPO.Publication . Nogueira, Nuno
- ANÁLISE DE RISCO: INFORMAÇÃO PARA A ESTIMAÇÃO QUALITATIVA RISK ANALYSIS: INFORMATION FOR QUALITATIVE ESTIMATIONPublication . Nunes, Carlos; Thomaz, João; Santos, EuláliaEste artigo aborda a investigação produzida sobre a satisfação do cliente interno e externo da Administração Pública. Para o estudo empírico foi efetuada uma consistente revisão de literatura na qual foram elaborados dois questionários, um para cada tipo de cliente, aplicados em instituições públicas de Leiria, onde constam as variáveis: qualidade dos serviços, satisfação, motivação e competências e atributos. Verificou-se que a motivação influencia positivamente a satisfação do cliente interno, com a motivação a conduzir a esse aumento. As competências e atributos influenciam positivamente a satisfação do cliente interno, ou seja, contribuem para aumento da satisfação, assim como, a motivação do cliente, contribuindo para o aumento da motivação. Relativamente ao cliente externo, verificou-se que a qualidade dos serviços influencia positivamente a satisfação do cliente, isto é, a melhoria da qualidade dos serviços conduz a um aumento da satisfação.
- ANÁLISE DOS FATORES MOTIVACIONAIS E DE ATRAÇÃO NO DESTINO TURÍSTICO DE SANTARÉM: A VISÃO DOS RESIDENTESPublication . Santos, Eulália; Rosário, Albérico; Oliveira, Margarida; Moura, Ana; Vieira, Daniel; Castanheira, Carla; Inglês, Catarina; Rito, CatarinaOs bons momentos da vida devem ser vividos intensamente e de preferência num destino turístico multivariado. O tempo, as paisagens, os monumentos, os museus, as igrejas, a gastronomia, os vinhos, entre outros fatores fazem de Santarém um destino turístico de eleição. A cidade de Santarém encontra-se inserida na região do Alentejo e é considerada a capital do gótico em Portugal. No ano 2016, o número de hóspedes em Portugal registou uma subida de 9.8% face ao ano de 2015, sendo a região do Alentejo uma das que regista um número mais reduzido de hóspedes ocupando o penúltimo lugar no ranking das regiões do país. Os objetivos do presente estudo visam conhecer as opiniões dos residentes na região de Santarém sobre os locais/experiências a incorporar em rotas turísticas nesta região. Neste estudo pretende-se também identificar as perceções dos residentes relativamente aos fatores motivacionais e de atração deste destino turístico. Realizaram-se dois estudos quantitativos de forma independente. Num dos estudos os participantes foram inquiridos sobre os fatores motivacionais e no outro sobre os fatores de atração do destino turístico de Santarém. Os resultados obtidos neste estudo irão contribuir para a construção de um questionário para aplicar a turistas na região de Santarém, com o objetivo de identificar os fatores motivacionais e de atração do destino turístico desta região. Espera-se que a realização deste estudo venha futuramente a contribuir para aumentar o turismo na região.
- APLICAÇÃO DO PROGRAMA “STOP WORK AUTHORITY” À GESTÃO DA PREVENÇÃOPublication . Nogueira, NunoIntrodução: O “Stop Work Authority” é um programa da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos da América, e que está muito generalizado na indústria offshore. Na prática significa criar procedimentos que autorizem qualquer trabalhador a interromper o trabalho, quando uma condição ou comportamento inseguro seja detetado, e que possa resultar num incidente. O incutir desta responsabilidade e autoridade nos trabalhadores pretende promover a prevenção, mas cabe à gestão de topo a sua definição e implementação nas organizações. A execução do “Stop Work Authority” deverá ser transversal a todas as atividades desempenhadas pelas diversas funções, e ser praticado livremente, por forma a evitar o direito de recusa. É crucial proporcionar formação, e definir metodologias de segurança para a realização de atividades. Os procedimentos devem ser claros e estar acessíveis a todos os trabalhadores. O objetivo principal será encorajar e fortalecer a confiança, quando necessário agir em prol da segurança e saúde no trabalho de todos, sem qualquer receio de represálias. Método: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica no motor de busca do Google, com resposta à palavra-chave «Stop Work Authority». Resultados: Pretende-se verificar se o programa “Stop Work Authority” tem correspondência com a Norma Portuguesa NP ISO 45001:2019 – Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. Discussão: Embora o programa “Stop Work Authority” seja muito pouco conhecido em Portugal, existem organizações a aplicarem o mesmo com o objetivo de parar o trabalho para evitar os acidentes. A aplicação deste programa tem enquadramento na norma NP ISO 45001:2019. A norma portuguesa preconiza a adoção de um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, para permitir que uma organização proporcione locais de trabalho seguros e saudáveis, previna lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho, suportado por uma política de intenções definida pela gestão de topo. O programa “Stop Work Authority” compreende seis etapas: Parar quando existe um perigo eminente e é necessária uma imediata intervenção de parar o trabalho; Notificar os envolvidos na área de trabalho da paragem de trabalho; Investigar a situação e chegar a um acordo sobre a interrupção de trabalho; Corrigir as anomalias de segurança e verificar a integridade das modificações por especialistas qualificados nas áreas afetadas; Retomar o trabalho após as ações corretivas implementadas e notificar os colaboradores envolvidos; Acompanhar e comunicar os detalhes do incidente relacionado com a paragem do trabalho, envolvendo todos os colaboradores, descrevendo o problema, ações corretivas e retirar lições aprendidas. Conclusão: A finalidade da aplicação do programa “Stop Work Authority” à gestão da prevenção, pressupõe que os trabalhadores sabem como o executar e sem repercussões. Torna-se imprescindível nas organizações que haja uma política de consciência para capacitar os recursos humanos, para enfrentar eventuais situações de risco no seu local de trabalho, e para que tenham a autoridade e a destreza suficiente para suspenderem a execução do trabalho. Em síntese, o programa “Stop Work Authority” tem conexão ao objetivo e campo de aplicação da Norma Portuguesa NP ISO 45001:2019 – Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho.
- ASSÉDIO MORAL NO LOCAL DE TRABALHOPublication . Nogueira, NunoO assédio moral no local de trabalho apresenta-se como uma omissão moral, que pela sua natureza perniciosa decompõe-se a jusante com consequências legais, sendo por isso um veículo não desejável de resultados negativos nas esferas sociais e económicas. Nos últimos anos, potenciado pela inclusão no mercado de trabalho das novas gerações, tem-se assistido a uma crescente, no que desta problemática diz respeito, discutindo-se essencialmente se estamos perante um assunto recente, ou se pelo contrário, sempre existiu no contexto da nossa sociedade sem o tratamento e a importância devida.
- AVALIAÇÃO DA INCAPACIDADE TEMPORÁRIA PARA O TRABALHO: SINDROME DE BURNOUTPublication . Nogueira, NunoA competitividade das organizações e as exigências por parte dos consumidores, têm levado a um incremento da exigência das organizações para com os seus trabalhadores. A execução do trabalho de uma forma rápida, eficaz e eficiente, para acompanhar a concorrência, contribui para uma carga mental no trabalho, tendo como resultado a perturbação na saúde mental. A Organização Mundial da Saúde define saúde mental como o estado de bem-estar, físico e social. A síndrome de burnout, é nos dias que correm, um dos grandes problemas que afetam os profissionais em várias áreas, originando reais consequências. Entende-se por burnout, um estado de esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma atividade profissional.
- Avaliação da Qualidade das Regiões Críticas do Serviço de Colheita de Órgãos em PortugalPublication . Rosário, Albérico; Cruz, Rui; Miguel, Isabelavaliação da qualidade dos serviços no contexto do marketing de serviços é um instrumento, que possibilita melhorar um conjunto de procedimentos, com objetivo de um serviço de excelência. Torna-se, premente desenvolver investigações sobre a avaliação da qualidade dos serviços, assim como, das regiões críticas, de modo a compreender melhor as condições associadas à eficácia das suas atuações. O estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo de avaliação da qualidade dos serviços e para o estudo deste fenómeno no contexto português, e especificamente, nos serviços de saúde. Avaliando a qualidade das regiões críticas do serviço de colheita de órgãos nacional, utilizando o modelo Servperf adaptado ao contexto dos serviços de saúde, nomeadamente o serviço de colheita de órgãos português. A amostra foi constituída pelos participantes procedentes dos gabinetes de colheita de órgãos nacional. Os resultados identificaram um conjunto de itens, que carecem de uma atuação de ações de correção. A avaliação da qualidade que os profissionais de saúde do serviço de colheita de órgãos fazem é explicada por 58%, e se recomendava o serviço de colheitas como local de trabalho é explicada por 50%. Os profissionais de saúde das equipas de colheita de órgãos parecem estar globalmente satisfeitos com a qualidade do serviço que prestam, com médias por dimensão que variam entre 5,61 e 6,03. Os resultados são dissecados e discutidos à luz da teoria e investigação empírica no âmbito do marketing dos serviços. Por outro lado, traduzir os dados do estudo empírico em linhas de intervenção mais sensíveis, percebidas pelos profissionais, para além da identificação de futuras linhas de investigação.
- Bilateral comparison of forearm skin temperature during handgrip force exercisePublication . Ricardo Vardasca, PhD, ASIS, FRPSHandgrip force (HGF) test has been used to provide important occupational health information about subject’s nutritional and physiological condition. Handgrip force (average and maximum) and exercise accumulated work can be measured using a dynamometer connected to a computer, other physiological energy spent in the HGF test can be obtained with infrared thermal (IRT) imaging at the anterior forearm region. A protocol has been developed combining both measurements, showing correlations between the measured values and the degrees of similarity between bilateral limbs was assessed, varying at maximum of 1.6 ºC in the considered thermal regions of interest of the forearm. The obtained results on 13 subjects at three different endurance HGF tests showed that the procedure is reproducible and can be applied in both limbs for physiological assessments in occupational, rehabilitation or geriatric contexts.