IPS - ESE - Revista Mediações
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Medi@ções : Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Apresentação:
A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.
Link para a revista: http://mediacoes.ese.ips.pt
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- A autoridade partilhada na Escola Pública DemocráticaPublication . Silva, Cristina Gomes daA discussão sobre a escola pública na atual sociedade democrática inscreve-se em várias frentes e os discursos que vão sendo produzidos descrevem-na mais facilmente pelo que não é, comparada com a escola do passado, do que pelo que é, registando-se alguma dificuldade na atualização do seu perfil de acordo com as novas exigências a que tem sido submetida. Um dos pontos de discussão tem a ver com a suposta perda de autoridade dos professores que surge associada à desvalorização da instituição escolar nas sociedades atuais. Tradicionalmente associada a ideologias de direita e a sociedades fechadas e/ou pouco democráticas, o conceito tem tido uma difícil atualização. Aquilo que aqui propomos é relançar a discussão e equacionar a autoridade numa associação feliz entre exercício da cidadania em contexto democrático, autonomia dos agen-tes sociais em sede escolar, articulação solidária entre o conceito de autoridade e o de autoria e autoridade partilhada e responsável.
- O capitalismo: o obstáculo à educação enquanto projeto adiado de emancipação humanaPublication . Pinheiro, AugustoAs posições enunciadas neste artigo fundam-se, de forma clara e inequívo-ca, nas interpretações radicais de duas teorias da suspeição: a marxista (Karl Marx, Gregory Lukäcs e Guy-E. Debord), e a psicanalítica – as posi-ções teóricas de certas correntes psicanalíticas politicamente implicadas (e.g. Quarto Grupo). O texto inicia-se com uma retrospetiva crítica de século e meio da ordem social capitalista. Esta primeira secção inclui quatro partes: a) enquadra-mento genérico da dominação capitalista; b) crítica dos capitalismos de mercado e de estado; c) as expectativas desaparecidas dos anos 60 do sécu-lo XX; d) crítica das últimas aventuras da “democracia” neoliberal. Estabelecida esta crítica global do capitalismo, seguem-se alguns comentá-rios relativamente aos retrocessos registados nas três últimas décadas no pensamento académico, sendo conferido especial destaque ao cerco orga-nizado em torno da teoria marxista radical e da teoria psicanalítica. Seguidamente, são explorados alguns dos dilemas e vicissitudes que amea-çam inviabilizar definitivamente o projeto de emancipação educativa na sociedade capitalista. Em corolário, são consideradas algumas modalidades de pensamento, de resistência e de contestação na intervenção dos docentes e dos formadores, que permitam criar aberturas e organizar ações pedagógicas que se prestem à denúncia, resistência e contestação da mistificação alienante capitalista.
- Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: contributos teóricos e política linguística portuguesaPublication . Pinto, Paulo FeytorEste artigo explora a dimensão política e estratégica que a língua portuguesa tem nos programas portugueses de cooperação para o desenvolvimento. Para melhor compreender a política linguística portuguesa através da cooperação, num primeiro momento, é apresentado o quadro teórico que tem sido internacionalmente desenvolvido pelos estudos em política linguística e é feita uma brevíssima caracterização sociolinguística dos seis países que beneficiam da ajuda pública portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Num segundo momento, são apresentados e analisados os documentos nacionais e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa que atual e oficialmente orientam a cooperação pública portuguesa: Estratégia de Promoção da Língua Portuguesa (2008), Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa (2014), Plano de Ação de Brasília (2010) e Plano de Ação de Lisboa (2013). Por fim, apresentam-se perspetivas de desenvolvimento da política de difusão do português que, no enquadramento atual, poderão potenciar a aprendizagem da língua nos países beneficiários da ajuda pública portuguesa. Considerando a tendência para a adoção da educação bilingue no início de escolaridade, aliada ao facto de este nível apenas abranger a população infantil, a reflexão proposta privilegiará, sempre que possível, a formação profissional de jovens e adultos, ao longo da vida, em português.
- O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precocePublication . Almeida, Maria JoséOs pais de uma criança surda devem estar conscientes da importância de oferecer ao seu filho ou filha surdos um ambiente favorável que lhes garanta um total desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. Os pais devem ter um bom acesso a informação e aconselhamento que os prepare para o desafio que constitui educar uma criança surda. A comunicação é essencial para qualquer ser humano e a base do desenvolvimento linguístico e cognitivo. Usar a língua gestual à volta da criança surda e com ela, sem o intuito de a ensinar, mas usando-a como estratégia de comunicação, irá proporcionar à criança surda um instrumento de acesso à linguagem e ao conhecimento que lhe permitirão desenvolver a sua literacia.
- Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básicoPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Grácio, JoãoEste artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas.
- Do campo para a fábrica: encontros com Taylor pela mão do tecnocatolicismoPublication . Alho, Albérico Afonso Costa
- e-Learning no ensino superior: competências em TIC e papéis para formadores e formandosPublication . Figueiredo, MiguelAs plataformas de e-Learning surgem como sendo um conjunto de ferramentas informáticas que suportam, no todo ou em parte, as novas modalidades de formação a distância que recorrem intensivamente às comunicações proporcionadas pelas redes de computadores. Torna-se essencial prestar atenção ao que passa a ser exigido a formadores e formandos no que se refere às competências necessárias ao uso das tecnologias, sendo importante que os formadores tenham presentes os aspectos pedagógicos que estes novos ambientes de formação introduzem no processo de ensino-aprendizagem.
- A educação para a criatividade no ensino superior de música: o caso da formação de compositoresPublication . Vasconcelos, António ÂngeloNo âmbito da educação para a criatividade e para o desenvolvimento autónomo, a formação desenvolvida no ensino superior de música com vista à criação de uma personalidade artística envolve um conjunto diferenciado de processos e procedimentos situados entre diferentes mundos musicais: técnicos, estéticos, sociais e culturais. Da mesma forma, combina a tradição e a inovação em que, partindo dos sujeitos individuais e de sujeitos institucionais, se estabelece uma rede diferenciada e complexa de interdependências colaborativas na procura e no desenvolvimento da singularidade artística e de um trabalho simultaneamente autónomo e conectivo. Partindo de um conjunto de entrevistas a professores de composição do ensino superior de música que exercem simultaneamente a atividade criativa, este texto pretende apresentar e discutir um conjunto de indicadores que potenciam o desenvolvimento da autonomia pessoal e criativa, num quadro de interligações múltiplas. Defende-se a ideia de que a construção da autonomia através da educação para a criatividade se inscreve num contexto formativo complexo, multi-situado, multimodal e multi-referencial e que, esta via, se afigura como um instrumento potenciador do desenvolvimento de uma educação transformadora e emancipatória.
- A física e o quotidiano: um olhar exteriorPublication . Simões, Helena Maria EspadaA presença da ciência no nosso quotidiano é abordada com um olhar exterior de uma professora, partindo do caso concreto da Física. Apresentam-se ideias e discutem-se exemplos na tentativa de se evidenciarem as potencialidades do quotidiano na nossa aproximação à ciência.
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