ISEC Lisboa - Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas
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- Agentes de alvura. Avaliar a influência dos agentes de alvura ou brilho ótico, em amostras de substratos para impressãoPublication . Pedro, Vitor Manuel Pinto; Puertolas, Rafael Pozo; Marques, Fernando Miguel; Martins, Paulo Manuel Costa
- Análise e optimização de uma linha de produçãoPublication . Cristóvão, Carlos Alberto Mendes; Sebrosa, Rui“Análise e otimização de uma linha de produção” Apenas com a melhoria contínua é possível obter taxas de eficácia que satisfaçam os clientes internos e externos permanentemente. Para cumprir e estabelecer objetivos mais difíceis de alcançar é fundamental um acompanhamento exaustivo à evolução da tecnologia, o reconhecimento de novas matérias-primas e a descoberta de novos produtos e fluxos de trabalho sempre com uma correta gestão da mão-de-obra. Este projeto refere o caso de estudo referente a uma linha de produção de acabamento gráfico implantada há mais de 14 anos numa empresa centenária. São destacados os principais fatores tidos em consideração na análise de desempenho, nomeadamente as principais inatividades, as cadências de produção e os prazos para recebimento de matérias-primas. Os principais objetivos desta análise são identificar aspetos que possam ser melhorados. Após essa fase, conhecer e propor a implementação de soluções que diminuam os desperdícios e que simplifiquem o processo visando sempre alcançar objetivos mais ambiciosos. Estão referenciadas as metodologias lean, que são introduzidas estrategicamente no processo e consideradas essenciais à sua evolução. Ao longo do trabalho, são ainda identificados componentes dos equipamentos que se poderão encontrar obsoletos e experimentadas algumas melhorias com sucesso. Há uma quantidade de aspetos a melhorar que foram evidenciados e se forem corrigidos poderão contribuir para uma fábrica com melhor eficácia. Com este trabalho conheci procedimentos para obter a melhoria contínua de forma muito eficaz e concretizar objetivos importantes na Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
- Caracterização da indústria gráfica em Portugal: Inquérito Nacional 2009Publication . Brás, Márcia Gato; Ventura, Cristina; Colen, JoséNos países industrializados o volume de produção da Industria Gráfica situa-se entre 0,5 a 4% do PIB (Produto Interno Bruto) que, em Portugal, no ano de 2008 era de 232,000 milhões de USD (IndexMundi) e no ano de 2009 de 227,676 milhões de USD (Wikipédia). A Indústria de Artes Gráfica desempenha um papel fundamental na sociedade, sendo responsável por toda a divulgação de todo o tipo de conteúdos. Cabe-lhe o papel de tratar, imprimir e propagar. Colocar em registo para que este possa ser consultado ao longo dos tempos por várias pessoas. Este sector é responsável pela impressão de vários tipos de produtos nos mais variados tipos de suportes, tais como: livros; revistas; brochuras; folhetos; catálogos; embalagens; vinis; outdoors; rótulos; etiquetas; brindes; entre outros. O ISEC realiza de quatro em quatro anos um estudo de caracterização das empresas gráficas em Portugal visando os aspectos tecnológicos, e de recursos humanos e financeiros e desenvolveu a sua actualização em 2009. Os principais objectivos deste estudo são: i) apresentação do tecido empresarial gráfico português; ii) análise dos principais indicadores económicos do sector; iii) caracterização da tecnologia usada nas empresas gráficas portuguesas; iv) análise das tendências desde 2001. Por forma a atingir os objectivos pretendidos, foi utilizada uma metodologia de investigação e análise centrada na realização de um inquérito descritivo da situação geral industrial em Portugal Continental e Ilhas. Para tal, inicialmente foi organizada uma base de dados geral de empresas do sector gráfico, de diferentes categorias e foi então criado o inquérito a enviar com base no realizado anteriormente pelo ISEC, no ano de 2001 e 2005. As perguntas do inquérito foram agrupadas em cinco categorias: Informação Genérica; Recursos Humanos; Tecnologias Usadas; Trabalhos e Clientes; Aspectos Financeiros. Procuramos com este trabalho contribuir para que as empresas, investidores e decisores institucionais disponham de uma ferramenta para preparação e antecipação de decisões.Este estudo fornece assim, uma imagem da evolução da Indústria das Artes Gráficas em Portugal e possibilita ainda a comparação com o espaço Europeu onde nos inserimos.
- Caracterização Físico-Química de Sistemas de Molha para Impressão offset - A Influência de aditivosPublication . Silva, João David Botelho; Ventura, CristinaO sistema de molha na impressão offset convencional é usado para diferenciar as áreas de grafismo e contragrafismo. Nas áreas da matriz que recebem água não é depositada tinta, possibilitando a deposição de tinta somente nas áreas de grafismo. Um bom e bem regulado sistema de molha é, assim, fundamental na impressão offset. As características de acidez (pH) e condutividade (), bem como a influência dos agentes tensioactivos adicionados, são de extrema relevância no comportamento do sistema de molha em conjunto com o sistema de tintagem. O isopropanol (i-PrOH) tem sido o agente tensioactivo mais usado, mas regista-se uma tendência mundial para a sua substituição, tendo em conta os inerentes problemas tóxicos para os impressores e o ambiente. O presente estudo teve por finalidade a caracterização físico-química de sistemas de molha convencionais (água/i-PrOH) – de amostras preparadas em laboratório e amostras reais - e não convencionais (água/substituto de álcool) em termos da sua acidez, condutividade, densidade e tensão superficial. Esta caracterização foi efectuada em dois momentos distintos: (i) em soluções de molha preparadas e (ii) em soluções de molha após duas semanas de utilização. Os ensaios foram todos conduzidos a temperatura controlada (25,0 °C). O presente trabalho permitiu aferir da relevância de um apertado controlo na vigilância das propriedades físico-químicas que caracterizam os sistemas de molha convencionais e não convencionais, cujos intervalos de variação condicionam necessariamente o resultado da impressão offset.
- Contributo para a recuperação do turismo no Algarve : da imagética à gestão territorialPublication . Bernardo, Carla Alexandra Poge Sequeira; Lopes, HenriqueEste estudo pretende fornecer evidências empíricas das motivações, interesses e comportamentos, e da imagem mental que consumidores turísticos estrangeiros têm do destino Algarve. Especificamente elaboraram-se as seguintes hipóteses: (1) A nacionalidade e a idade dos consumidores turísticos influenciam os motivos pelos quais escolhem o Algarve como destino turístico; (2) A nacionalidade, a idade, o género, e as habilitações literárias dos consumidores influenciam a escolha das actividades e dos produtos que experienciam no destino turístico Algarve; (3) A nacionalidade, a idade e o género dos consumidores influenciam a imagem que têm do destino Algarve; (4) O conceito do “Allgarve” não é reconhecido pelos consumidores turísticos, independentemente da nacionalidade; (5) O logotipo do programa “Allgarve” é associado a alguns atributos do destino Algarve. Participaram neste estudo 305 consumidores turísticos estrangeiros, e foram analisados os dados de uma amostra de 269 turistas que responderam a um questionário de versão física papel. Comprovaram-se as hipóteses. Concluiu-se que consumidores turísticos estrangeiros deslocam-se ao destino Algarve em função do bem-estar que sentem usufruir no destino e não apenas em função do produto “sol e praia” a curta distância de voo; têm interesse na cultura do território, e em actividades assentes no património cultural do território; e têm uma imagem positiva do Algarve como um destino agradável, hospitaleiro e acolhedor, limpo, e com uma cultura própria, embora com falta de eficiência institucional e excesso de construção na linha costeira.
- DICIONÁRIO LÚDICO LUSO-BRASILEIROPublication . Carvalho, Patrícia; Viana, MarianaO “Dicionário Lúdico Luso-Brasileiro” trata-se de um projeto que possui como principal objetivo integrar e facilitar a comunicação verbal entre Portugal e Brasil, apontando as diferenças de algumas palavras usadas em cada país. Para romper a sobriedade do texto, o dicionário apresenta ilustrações que descrevem cenas específicas, divididas por temas, nas quais possam estar inseridas as palavras, porém sem legendas, para despertar a curiosidade do leitor. O relatório de Projeto Final do Mestrado em Ilustração Artística integra as referências artísticas, a descrição do processo criativo e as pesquisas realizadas até à execução do projeto prático
- Ebook vs. Livro tradicional como ferramenta educativaPublication . Azevedo, Luis Manuel Durão; Alcobia, PauloEste trabalho tem, como missiva principal, abordar o ponto de vista de professores e de alunos face à utilização dos ebooks, ao nível do Ensino. Pretende-se, igualmente, analisar a sua opinião, quanto ao grau de relevância da utilização dos ebooks comparativamente à utilização dos livros impressos (manuais tradicionais), bem como analisar quais as principais vantagens e desvantagens inerentes à sua utilização, nomeadamente o grau de relevância em relação à motivação dos alunos e os resultados escolares alcançados. Nesse sentido, a amostra será constituída por 45 alunos e 45 professores, de forma a verificar a opinião dos alunos e dos professores, face a esta questão. No que respeita aos instrumentos utilizados na recolha dos dados, procedeu-se à criação de dois questionários (um aplicado a alunos e outro a professores) que visaram analisar as variáveis em estudo. Assim, será possível verificar se as opiniões divergem ou não e de que forma isso se poderá repercutir na evolução do Ensino em Portugal. Relativamente à análise dos dados, foram, primeiramente, introduzidos numa base de dados, em Excel, os resultados alcançados em ambos os questionários e, seguidamente, foram analisados através da utilização do programa estatístico SPSS, através do qual foi possível comparar os resultados dos alunos e professores e proceder à correlação entre as variáveis em análise. No que concerne às conclusões obtidas verificou-se que, existem essencialmente diferenças significativas no que respeita à percepção que os professores têm relativamente ao facto dos alunos recorrerem a bibliotecas para a pesquisar de informações, uma vez que estes referem que isso ocorre, mas os alunos referem resultados contrários.
- Estudo de caso de uma empresa gráfica: Projecção Arte Gráfica S.A.Publication . Bettencourt, Vítor Manuel Sobral; Cardoso, Fernando FélixAo longo dos últimos vinte anos, têm existido importantes alterações na indústria gráfica, não só fruto da grande revolução tecnológica neste sector, como pela extinção natural de diversas profissões e postos de trabalho. O propósito deste estudo foi identificar os benefícios de uma estratégia de gestão de topo, numa organização prestadora de serviços no sector da indústria gráfica. O estudo está confinado à principal mudança efetuada pela empresa que é ainda referência no meio gráfico português. A recolha de dados foi conseguida através da análise documental, da realização de questionários aos trabalhadores com mais anos de serviço e de entrevistas semiestruturadas ao administrador, dono e principal acionista da empresa em estudo. Concluiu-se, que existe na organização a consciência da importância da liderança na estratégia de gestão, não só no desenvolvimento, melhoramento de produtos e/ou serviços e no aumento da eficácia dos processos produtivos ou de suporte, como na manutenção dos postos de trabalho, apesar da crise instalada no sector ao longo da última década.
- Gestão e identidade de uma marca: o caso leadership business consultant S.A.Publication . Almeida, Nuno Emanuel Pinheiro de; Colen, JoséA marca, presentemente, é um activo da empresa que tem adquirido cada vez mais valor, captando um crescente interesse na atenção de todos os intervenientes, quer internos como externos. Este trabalho tem como objectivo desenhar e testar uma ferramenta interactiva para a avaliação da notoriedade e força de uma marca. Um primeiro obstáculo a esta análise, é que a própria concepção de “marca” é ambígua e multidimensional; por isso este trabalho começa por tentar descrever e distinguir os seus diversos aspectos. Em segundo lugar, descrevem-se brevemente os problemas que uma marca enfrenta na sua génese e o papel que desempenha no que se chama de “marketing relacional”. Em terceiro lugar, fazemos a análise e tratamento dos dados recolhidos nos questionários. Por fim, apresentamos uma leitura possível desses dados.
- O impacto do design informacional nas empresas cotadas em bolsaPublication . Frade, Pedro; Alcobia, PauloO design de informação é uma ferramenta que possibilita uma diminuição de tempo na análise das práticas de Gestão. As características da satisfação e aceleração da tomada de informação bem como a compreensão daquilo que se constitui como informação substancial, são de extrema relevância no comportamento organizacional em conjunto com o ambiente envolvente em geral. Os dados numéricos têm sido o elemento de caracterização mais usado, mas tem-se registado uma tendência mundial para a sua substituição por variáveis visuais, dadas as inerentes dificuldades para os gestores, de percepcionar rapidamente padrões na informação que permitam tomadas de decisão mais seguras e consubstanciadas. Neste estudo é analisada a presença e a influência das interacções da visualização de informação nas características do comportamento organizacional, em particular para a compreensão da sua relevância e do tempo necessário para a aquisição da informação no que diz respeito às vinte maiores empresas portuguesas cotadas em bolsa. São ainda seleccionadas e analisadas um conjunto de práticas empíricas, direccionadas a designers e a outros intervenientes, consideradas importantes na construção de sistemas de design de informação.