Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem, como missiva principal, abordar o ponto de vista de professores e de
alunos face à utilização dos ebooks, ao nível do Ensino. Pretende-se, igualmente,
analisar a sua opinião, quanto ao grau de relevância da utilização dos ebooks
comparativamente à utilização dos livros impressos (manuais tradicionais), bem como
analisar quais as principais vantagens e desvantagens inerentes à sua utilização,
nomeadamente o grau de relevância em relação à motivação dos alunos e os resultados
escolares alcançados.
Nesse sentido, a amostra será constituída por 45 alunos e 45 professores, de forma a
verificar a opinião dos alunos e dos professores, face a esta questão.
No que respeita aos instrumentos utilizados na recolha dos dados, procedeu-se à criação
de dois questionários (um aplicado a alunos e outro a professores) que visaram analisar
as variáveis em estudo. Assim, será possível verificar se as opiniões divergem ou não e
de que forma isso se poderá repercutir na evolução do Ensino em Portugal.
Relativamente à análise dos dados, foram, primeiramente, introduzidos numa base de
dados, em Excel, os resultados alcançados em ambos os questionários e, seguidamente,
foram analisados através da utilização do programa estatístico SPSS, através do qual foi
possível comparar os resultados dos alunos e professores e proceder à correlação entre
as variáveis em análise.
No que concerne às conclusões obtidas verificou-se que, existem essencialmente
diferenças significativas no que respeita à percepção que os professores têm
relativamente ao facto dos alunos recorrerem a bibliotecas para a pesquisar de
informações, uma vez que estes referem que isso ocorre, mas os alunos referem
resultados contrários.
Description
Keywords
Ebooks Livros em papel Ensino Alunos Professores