ISEC Lisboa - Mestrado em Tecnologias Gráficas
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Recent Submissions
- Agentes de alvura. Avaliar a influência dos agentes de alvura ou brilho ótico, em amostras de substratos para impressãoPublication . Pedro, Vitor Manuel Pinto; Puertolas, Rafael Pozo; Marques, Fernando Miguel; Martins, Paulo Manuel Costa
- As soluções informáticas para a paginação de documentos. Comparação objectiva de desempenhodo QuarkXPress 8.5 e do Adobe InDesign CS5.Publication . PINTO, ISABEL CRISTINA PEDRO; Colen, JoséOs objectos gráficos, quer nos sejam apresentados em suporte digital quer em suporte físico impresso, são divididos em unidades a que chamamos páginas. A disposição organizada dos elementos constituintes de uma página – texto, imagens e outros elementos, previamente tratada tendo em vista o objectivo final – é designada por paginação. Quando é preciso escolher uma solução de paginação, existem vários factores a ter em conta. Entre eles estão a capacidade, a eficácia, as dificuldades de aprendizagem e a integração com outros programas. Este estudo pretende fazer uma avaliação objectiva, sempre que possível quantificável, do desempenho dos programas mais utilizados no sector gráfico: o Adobe InDesign CS5 e o QuarkXPress 8.5. Foram analisados os vários factores que são ponderados na decisão da utilização desse software. A análise consiste na execução de dezassete testes idênticos em cada aplicação e na qualidade dos recursos qualitativos. Foram analisadas áreas como: trabalhar com páginas e documentos, tipografia, objectos, preflight e exportação para PDF. Os resultados demonstram que o Adobe InDesign CS5, oferece melhores recursos que o QuarkXPress 8.5, apresentando-se mais prático e directo na aplicação e alterações no trabalho. O InDesign CS5 é mais rápido e funcional, oferece uma melhor performance como a tipografia; estilos de texto e objecto; funções para documentos longos, pesquisas várias, tabelas, preflight e exportação para PDF. O QuarkXPress 8.5 tem alguns recursos únicos que são bastante úteis como por exemplo a partilha de objectos e conteúdos entre documentos do mesmo projecto. O estudo permitiu verificar as principais diferenças e semelhanças, confrontando‑as com estudos anteriores sobre o mesmo problema, detectando a evolução e as tendências subjacentes
- Análise e optimização de uma linha de produçãoPublication . Cristóvão, Carlos Alberto Mendes; Sebrosa, Rui“Análise e otimização de uma linha de produção” Apenas com a melhoria contínua é possível obter taxas de eficácia que satisfaçam os clientes internos e externos permanentemente. Para cumprir e estabelecer objetivos mais difíceis de alcançar é fundamental um acompanhamento exaustivo à evolução da tecnologia, o reconhecimento de novas matérias-primas e a descoberta de novos produtos e fluxos de trabalho sempre com uma correta gestão da mão-de-obra. Este projeto refere o caso de estudo referente a uma linha de produção de acabamento gráfico implantada há mais de 14 anos numa empresa centenária. São destacados os principais fatores tidos em consideração na análise de desempenho, nomeadamente as principais inatividades, as cadências de produção e os prazos para recebimento de matérias-primas. Os principais objetivos desta análise são identificar aspetos que possam ser melhorados. Após essa fase, conhecer e propor a implementação de soluções que diminuam os desperdícios e que simplifiquem o processo visando sempre alcançar objetivos mais ambiciosos. Estão referenciadas as metodologias lean, que são introduzidas estrategicamente no processo e consideradas essenciais à sua evolução. Ao longo do trabalho, são ainda identificados componentes dos equipamentos que se poderão encontrar obsoletos e experimentadas algumas melhorias com sucesso. Há uma quantidade de aspetos a melhorar que foram evidenciados e se forem corrigidos poderão contribuir para uma fábrica com melhor eficácia. Com este trabalho conheci procedimentos para obter a melhoria contínua de forma muito eficaz e concretizar objetivos importantes na Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
- Inquérito à indústria gráfica portuguesa: identificação de desperdícios segundos os princípios de LeanPublication . Fernandes, Maria Manuela da Silva Teixeira; Sebrosa, RuiO presente estudo pretende identificar os maiores desperdícios no processo produtivo da indústria gráfica em Portugal, mais especificamente no setor da impressão offset. Este tema é particularmente relevante num contexto de recessão económica, em que as empresas se veem obrigadas a melhorar a sua produtividade e a reduzir custos para manter a competitividade. Pretende-se demonstrar que existem muitas formas de reduzir os custos sem que para isso sejam necessários grandes investimentos. Exige, no entanto, pleno envolvimento da gestão de topo no empreendimento de uma mudança que não se avizinha fácil ou linear. É, contudo, possível alcançar melhorias significativas e aumentos da produtividade apostando numa equipa de trabalho, tornando-a parte integrante do sucesso da empresa. Este estudo pretende identificar os desperdícios existentes nos métodos de trabalho no setor da produção e apresentar algumas ferramentas para a sua eliminação. A análise dos métodos de trabalho é realizada através da aplicação de um questionário às indústrias gráficas portuguesas com impressão offset. Foram enviados 630 questionários para empresas. A taxa de resposta foi cerca de 17%, ié, foram recebidos 106 questionários. A análise permitiu concluir que a maioria das empresas inquirida apresenta desperdícios de todos os tipos identificados neste estudo: (1) Excesso de produção, (2) Stock, (3) Transportes, (4) Movimentações, (5) Excesso de Processamento, (6) Esperas, (7) Defeitos, (8) Recursos subutilizados e (9) Ignorância do estado atual. Verificou-se que o número de empresas gráficas em Portugal a trabalhar segundo os princípios lean é ainda muito baixo (cerca de 17%). Dos 24 focos de desperdício identificados no questionário, apenas 3 não se verificaram na maioria das empresas, o que significa que existe excesso de "gorduras" no processo produtivo à espera de ser eliminado.
- O impacto do design informacional nas empresas cotadas em bolsaPublication . Frade, Pedro; Alcobia, PauloO design de informação é uma ferramenta que possibilita uma diminuição de tempo na análise das práticas de Gestão. As características da satisfação e aceleração da tomada de informação bem como a compreensão daquilo que se constitui como informação substancial, são de extrema relevância no comportamento organizacional em conjunto com o ambiente envolvente em geral. Os dados numéricos têm sido o elemento de caracterização mais usado, mas tem-se registado uma tendência mundial para a sua substituição por variáveis visuais, dadas as inerentes dificuldades para os gestores, de percepcionar rapidamente padrões na informação que permitam tomadas de decisão mais seguras e consubstanciadas. Neste estudo é analisada a presença e a influência das interacções da visualização de informação nas características do comportamento organizacional, em particular para a compreensão da sua relevância e do tempo necessário para a aquisição da informação no que diz respeito às vinte maiores empresas portuguesas cotadas em bolsa. São ainda seleccionadas e analisadas um conjunto de práticas empíricas, direccionadas a designers e a outros intervenientes, consideradas importantes na construção de sistemas de design de informação.
- Interatividade na paginação para dispositivos móveis: Comparação entre os sistemas Aquafadas, Adobe Dps e Mag+Publication . Canha, Ricardo Jorge; Sebrosa, RuiImportantes alterações têm modificado a forma como a comunicação é difundida. Aos meios conhecidos, associaram-se os aparelhos móveis que, pela sua portabilidade e interatividade, cativaram o público em geral, constituindo assim uma nova forma de comunicar e, por conseguinte, uma nova forma de editar. É fundamental que um editor saiba quanto tempo é despendido para elaborar uma publicação para os mais recentes meios digitais, nomeadamente, telemóveis e tablets. Esta quantificação é manifestamente importante para a gestão das empresas que ponderem esta possibilidade. O presente estudo comparou a aplicação de interatividade na paginação de dispositivos móveis em três sistemas diferentes: os sistemas Aquafadas, Adobe Dps e Mag+. Foram analisadas oito funcionalidades comuns aos três sistemas, contemplando apenas o tempo despendido com a aplicação de interatividade. Os resultados evidenciam diferenças e semelhanças entre os sistemas, revelando ainda que, a preferência por um, ou outro sistema, dependerá da exigência do trabalho a efectuar. O sistema Aquafadas não se revelou vantajoso em nenhuma das funcionalidades testadas. O sistema Mag+ mostrou bons resultados em cinco das oito funcionalidades, apresentando um desempenho significativamente mais fraco nas restantes. O sistema Dps apresentou bons resultados em sete das oito funcionalidades testadas.
- Gestão e identidade de uma marca: o caso leadership business consultant S.A.Publication . Almeida, Nuno Emanuel Pinheiro de; Colen, JoséA marca, presentemente, é um activo da empresa que tem adquirido cada vez mais valor, captando um crescente interesse na atenção de todos os intervenientes, quer internos como externos. Este trabalho tem como objectivo desenhar e testar uma ferramenta interactiva para a avaliação da notoriedade e força de uma marca. Um primeiro obstáculo a esta análise, é que a própria concepção de “marca” é ambígua e multidimensional; por isso este trabalho começa por tentar descrever e distinguir os seus diversos aspectos. Em segundo lugar, descrevem-se brevemente os problemas que uma marca enfrenta na sua génese e o papel que desempenha no que se chama de “marketing relacional”. Em terceiro lugar, fazemos a análise e tratamento dos dados recolhidos nos questionários. Por fim, apresentamos uma leitura possível desses dados.
- Inovação de serviços e comunicação com o cliente nas gráficas do Oeste: Adição de valor aos Produtos Gráficos através da melhoria da informação e da inovação de serviços em algumas empresas da região Oeste.Publication . Marquês, Tânia Filipa Vilares; Colen, JoséO contexto social actual, em que conceitos outrora distintos se confundem numa imensidão de novas perspectivas em actualização permanente, em que as mudanças ocorrem de uma forma tão rápida e, por vezes, incompreensível tornando evidente a necessidade de construir empresas gráficas que utilizem a totalidade das suas capacidades, levou-nos à realização desta investigação. Assim sendo, pretendemos acima de tudo, contribuir para o conhecimento das empresas gráficas comerciais no mundo actual. Através desta investigação procurámos compreender de que forma podem as técnicas de comunicação e serviços diferenciados contribuir para a satisfação e fidelização dos clientes nas empresas gráficas comerciais. Pretendeu-se, também, compreender a indústria gráfica da região Oeste identificando os tipos de comunicação utilizados internamente e na relação cliente/empresa. Consideramos aspectos como a inovação, através da oferta de serviços diferenciados que acrescem valor aos produtos gráficos, a interacção, permanente entre o cliente e a gráfica, e a informação, dentro da gráfica entre os diversos sectores. Para a fundamentação teórica abordámos alguns autores com trabalhos realizados na área da comunicação, como Gardner, Wii, Newstrom e Davis ou Huete, e das organizações, como Benko e MacFarlan , Weil e Broadbent ou Munoz-Seca e Riverola e Braun e Duguid. Desta forma partimos para o trabalho com a amostra definida, procurando observar de que forma a comunicação e a oferta de serviços diferenciados afectavam os elementos que pretendíamos observar (Inovação, Interacção e Informação). Como forma de atingir os objectivos a que nos propusemos começamos por definir comunicação e serviços diferenciados, estabelecendo pontes entre eles. Recolhemos informação teórica, que considerámos essencial para uma fundamentação estruturada e válida do estudo, procedemos, seguidamente, ao trabalho em campo com os três grupos de participantes. Definimos quais as ferramentas que considerámos essenciais para o desenvolvimento da comunicação interna e externa, realizamos registos a cada visita e, no final, efectuamos uma análise dos items observados.Esta dissertação encontra-se organizada quatro partes distintas, a fundamentação teórica, a justificação da metodologia, a caracterização dos casos em estudo, e a descrição das práticas. Na primeira parte incluímos informações relativas à Comunicação e suas ferramentas, aos serviços diferenciados e de valor acrescentado e aos elementos chave que trabalhamos durante o estudo. No capítulo seguinte intitulado “Procedimentos Teórico-Metodológicos e Objecto de Estudo”, retratamos todo o processo desenvolvido, assim como o justificativo para as escolhas realizadas. No terceiro capítulo procuramos caracterizar a zona Oeste e as empresas gráficas onde se desenvolve o estudo. A apresentação das práticas observa-se no capítulo seguinte. Por fim apresentamos um capítulo em que se procederá à discussão dos resultados usando como referência os pressupostos iniciais.
- A relevância da trama estocástica na impressão offset. Desenho de estes aplicáveis no setor mobiliárioPublication . Jorge, Vítor José Martins dos Santos; Colen, JoséAs recentes tecnologias e métodos de impressão, trazem para a indústria gráfica uma capacidade de produzir mais e melhor, com evidentes vantagens para a qualidade final dos trabalhos produzidos. Saber até que ponto a utilização da trama estocástica beneficia essa qualidade e até que ponto a mesma é percecionada pelo público utilizador dos materiais impressos, pode ser um impulsionador para renovar práticas e procedimentos no setor, bem como melhorar e acrescentar valor aos produtos retratados na impressão. Neste estudo, efetuaram-se testes de impressão offset em trama estocástica e em trama convencional, para poderem ser analisados por profissionais da área e pelo público em geral, a partir de um conjunto de imagens, criteriosamente selecionadas, de acordo com a área de estudo pretendida. O processo apresentado permite validar algumas questões mais subjetivas ou menos evidenciadas no mercado da indústria gráfica, podendo também suscitar bases para novos modelos de trabalhos dentro da indústria ou em áreas complementares, como, por exemplo, na área da prestação de serviços de design ou conceção de produto.
- Contributo para a recuperação do turismo no Algarve : da imagética à gestão territorialPublication . Bernardo, Carla Alexandra Poge Sequeira; Lopes, HenriqueEste estudo pretende fornecer evidências empíricas das motivações, interesses e comportamentos, e da imagem mental que consumidores turísticos estrangeiros têm do destino Algarve. Especificamente elaboraram-se as seguintes hipóteses: (1) A nacionalidade e a idade dos consumidores turísticos influenciam os motivos pelos quais escolhem o Algarve como destino turístico; (2) A nacionalidade, a idade, o género, e as habilitações literárias dos consumidores influenciam a escolha das actividades e dos produtos que experienciam no destino turístico Algarve; (3) A nacionalidade, a idade e o género dos consumidores influenciam a imagem que têm do destino Algarve; (4) O conceito do “Allgarve” não é reconhecido pelos consumidores turísticos, independentemente da nacionalidade; (5) O logotipo do programa “Allgarve” é associado a alguns atributos do destino Algarve. Participaram neste estudo 305 consumidores turísticos estrangeiros, e foram analisados os dados de uma amostra de 269 turistas que responderam a um questionário de versão física papel. Comprovaram-se as hipóteses. Concluiu-se que consumidores turísticos estrangeiros deslocam-se ao destino Algarve em função do bem-estar que sentem usufruir no destino e não apenas em função do produto “sol e praia” a curta distância de voo; têm interesse na cultura do território, e em actividades assentes no património cultural do território; e têm uma imagem positiva do Algarve como um destino agradável, hospitaleiro e acolhedor, limpo, e com uma cultura própria, embora com falta de eficiência institucional e excesso de construção na linha costeira.