ISEC Lisboa - Mestrado em Tecnologias Gráficas
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- A sustentabilidade de uma pequena gráfica numa organização da Administração PúblicaPublication . Pias, Maria Filipa Ferreira da Silva; Colen, José
- Caracterização da indústria gráfica em Portugal: Inquérito Nacional 2009Publication . Brás, Márcia Gato; Ventura, Cristina; Colen, JoséNos países industrializados o volume de produção da Industria Gráfica situa-se entre 0,5 a 4% do PIB (Produto Interno Bruto) que, em Portugal, no ano de 2008 era de 232,000 milhões de USD (IndexMundi) e no ano de 2009 de 227,676 milhões de USD (Wikipédia). A Indústria de Artes Gráfica desempenha um papel fundamental na sociedade, sendo responsável por toda a divulgação de todo o tipo de conteúdos. Cabe-lhe o papel de tratar, imprimir e propagar. Colocar em registo para que este possa ser consultado ao longo dos tempos por várias pessoas. Este sector é responsável pela impressão de vários tipos de produtos nos mais variados tipos de suportes, tais como: livros; revistas; brochuras; folhetos; catálogos; embalagens; vinis; outdoors; rótulos; etiquetas; brindes; entre outros. O ISEC realiza de quatro em quatro anos um estudo de caracterização das empresas gráficas em Portugal visando os aspectos tecnológicos, e de recursos humanos e financeiros e desenvolveu a sua actualização em 2009. Os principais objectivos deste estudo são: i) apresentação do tecido empresarial gráfico português; ii) análise dos principais indicadores económicos do sector; iii) caracterização da tecnologia usada nas empresas gráficas portuguesas; iv) análise das tendências desde 2001. Por forma a atingir os objectivos pretendidos, foi utilizada uma metodologia de investigação e análise centrada na realização de um inquérito descritivo da situação geral industrial em Portugal Continental e Ilhas. Para tal, inicialmente foi organizada uma base de dados geral de empresas do sector gráfico, de diferentes categorias e foi então criado o inquérito a enviar com base no realizado anteriormente pelo ISEC, no ano de 2001 e 2005. As perguntas do inquérito foram agrupadas em cinco categorias: Informação Genérica; Recursos Humanos; Tecnologias Usadas; Trabalhos e Clientes; Aspectos Financeiros. Procuramos com este trabalho contribuir para que as empresas, investidores e decisores institucionais disponham de uma ferramenta para preparação e antecipação de decisões.Este estudo fornece assim, uma imagem da evolução da Indústria das Artes Gráficas em Portugal e possibilita ainda a comparação com o espaço Europeu onde nos inserimos.
- Inovação de serviços e comunicação com o cliente nas gráficas do Oeste: Adição de valor aos Produtos Gráficos através da melhoria da informação e da inovação de serviços em algumas empresas da região Oeste.Publication . Marquês, Tânia Filipa Vilares; Colen, JoséO contexto social actual, em que conceitos outrora distintos se confundem numa imensidão de novas perspectivas em actualização permanente, em que as mudanças ocorrem de uma forma tão rápida e, por vezes, incompreensível tornando evidente a necessidade de construir empresas gráficas que utilizem a totalidade das suas capacidades, levou-nos à realização desta investigação. Assim sendo, pretendemos acima de tudo, contribuir para o conhecimento das empresas gráficas comerciais no mundo actual. Através desta investigação procurámos compreender de que forma podem as técnicas de comunicação e serviços diferenciados contribuir para a satisfação e fidelização dos clientes nas empresas gráficas comerciais. Pretendeu-se, também, compreender a indústria gráfica da região Oeste identificando os tipos de comunicação utilizados internamente e na relação cliente/empresa. Consideramos aspectos como a inovação, através da oferta de serviços diferenciados que acrescem valor aos produtos gráficos, a interacção, permanente entre o cliente e a gráfica, e a informação, dentro da gráfica entre os diversos sectores. Para a fundamentação teórica abordámos alguns autores com trabalhos realizados na área da comunicação, como Gardner, Wii, Newstrom e Davis ou Huete, e das organizações, como Benko e MacFarlan , Weil e Broadbent ou Munoz-Seca e Riverola e Braun e Duguid. Desta forma partimos para o trabalho com a amostra definida, procurando observar de que forma a comunicação e a oferta de serviços diferenciados afectavam os elementos que pretendíamos observar (Inovação, Interacção e Informação). Como forma de atingir os objectivos a que nos propusemos começamos por definir comunicação e serviços diferenciados, estabelecendo pontes entre eles. Recolhemos informação teórica, que considerámos essencial para uma fundamentação estruturada e válida do estudo, procedemos, seguidamente, ao trabalho em campo com os três grupos de participantes. Definimos quais as ferramentas que considerámos essenciais para o desenvolvimento da comunicação interna e externa, realizamos registos a cada visita e, no final, efectuamos uma análise dos items observados.Esta dissertação encontra-se organizada quatro partes distintas, a fundamentação teórica, a justificação da metodologia, a caracterização dos casos em estudo, e a descrição das práticas. Na primeira parte incluímos informações relativas à Comunicação e suas ferramentas, aos serviços diferenciados e de valor acrescentado e aos elementos chave que trabalhamos durante o estudo. No capítulo seguinte intitulado “Procedimentos Teórico-Metodológicos e Objecto de Estudo”, retratamos todo o processo desenvolvido, assim como o justificativo para as escolhas realizadas. No terceiro capítulo procuramos caracterizar a zona Oeste e as empresas gráficas onde se desenvolve o estudo. A apresentação das práticas observa-se no capítulo seguinte. Por fim apresentamos um capítulo em que se procederá à discussão dos resultados usando como referência os pressupostos iniciais.
- Linhas gráficas de publicações diárias em Portugal: Estudo comparativo de publicações diárias nos anos 1985, 1995 e 2005Publication . Ramos, Maria; César, Orlando; Colen, JoséCom esta investigação pretendi analisar o design gráfico ao nível do projecto (linha) gráfico em quatro publicações portuguesas, jornais diários (Diário, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Jornal de Notícias e, posteriormente, substituído o Diário, que encerrou, pelo Público). A análise incidirá em três momentos distintos (1985, 1995 e 2005) separados por intervalos de uma década. Através do estudo comparativo do design gráfico de informação destas publicações, procurarei identificar e avaliar as diferenças de alteração gráfica, afirmando ou infirmando que estas foram motivadas pela mudança e introdução de novas tecnologias como pelas grandes alterações económicas e sociais em Portugal.
- As soluções informáticas para a paginação de documentos. Comparação objectiva de desempenhodo QuarkXPress 8.5 e do Adobe InDesign CS5.Publication . PINTO, ISABEL CRISTINA PEDRO; Colen, JoséOs objectos gráficos, quer nos sejam apresentados em suporte digital quer em suporte físico impresso, são divididos em unidades a que chamamos páginas. A disposição organizada dos elementos constituintes de uma página – texto, imagens e outros elementos, previamente tratada tendo em vista o objectivo final – é designada por paginação. Quando é preciso escolher uma solução de paginação, existem vários factores a ter em conta. Entre eles estão a capacidade, a eficácia, as dificuldades de aprendizagem e a integração com outros programas. Este estudo pretende fazer uma avaliação objectiva, sempre que possível quantificável, do desempenho dos programas mais utilizados no sector gráfico: o Adobe InDesign CS5 e o QuarkXPress 8.5. Foram analisados os vários factores que são ponderados na decisão da utilização desse software. A análise consiste na execução de dezassete testes idênticos em cada aplicação e na qualidade dos recursos qualitativos. Foram analisadas áreas como: trabalhar com páginas e documentos, tipografia, objectos, preflight e exportação para PDF. Os resultados demonstram que o Adobe InDesign CS5, oferece melhores recursos que o QuarkXPress 8.5, apresentando-se mais prático e directo na aplicação e alterações no trabalho. O InDesign CS5 é mais rápido e funcional, oferece uma melhor performance como a tipografia; estilos de texto e objecto; funções para documentos longos, pesquisas várias, tabelas, preflight e exportação para PDF. O QuarkXPress 8.5 tem alguns recursos únicos que são bastante úteis como por exemplo a partilha de objectos e conteúdos entre documentos do mesmo projecto. O estudo permitiu verificar as principais diferenças e semelhanças, confrontando‑as com estudos anteriores sobre o mesmo problema, detectando a evolução e as tendências subjacentes
- Gestão e identidade de uma marca: o caso leadership business consultant S.A.Publication . Almeida, Nuno Emanuel Pinheiro de; Colen, JoséA marca, presentemente, é um activo da empresa que tem adquirido cada vez mais valor, captando um crescente interesse na atenção de todos os intervenientes, quer internos como externos. Este trabalho tem como objectivo desenhar e testar uma ferramenta interactiva para a avaliação da notoriedade e força de uma marca. Um primeiro obstáculo a esta análise, é que a própria concepção de “marca” é ambígua e multidimensional; por isso este trabalho começa por tentar descrever e distinguir os seus diversos aspectos. Em segundo lugar, descrevem-se brevemente os problemas que uma marca enfrenta na sua génese e o papel que desempenha no que se chama de “marketing relacional”. Em terceiro lugar, fazemos a análise e tratamento dos dados recolhidos nos questionários. Por fim, apresentamos uma leitura possível desses dados.
- O impacto do design informacional nas empresas cotadas em bolsaPublication . Frade, Pedro; Alcobia, PauloO design de informação é uma ferramenta que possibilita uma diminuição de tempo na análise das práticas de Gestão. As características da satisfação e aceleração da tomada de informação bem como a compreensão daquilo que se constitui como informação substancial, são de extrema relevância no comportamento organizacional em conjunto com o ambiente envolvente em geral. Os dados numéricos têm sido o elemento de caracterização mais usado, mas tem-se registado uma tendência mundial para a sua substituição por variáveis visuais, dadas as inerentes dificuldades para os gestores, de percepcionar rapidamente padrões na informação que permitam tomadas de decisão mais seguras e consubstanciadas. Neste estudo é analisada a presença e a influência das interacções da visualização de informação nas características do comportamento organizacional, em particular para a compreensão da sua relevância e do tempo necessário para a aquisição da informação no que diz respeito às vinte maiores empresas portuguesas cotadas em bolsa. São ainda seleccionadas e analisadas um conjunto de práticas empíricas, direccionadas a designers e a outros intervenientes, consideradas importantes na construção de sistemas de design de informação.
- Caracterização Físico-Química de Sistemas de Molha para Impressão offset - A Influência de aditivosPublication . Silva, João David Botelho; Ventura, CristinaO sistema de molha na impressão offset convencional é usado para diferenciar as áreas de grafismo e contragrafismo. Nas áreas da matriz que recebem água não é depositada tinta, possibilitando a deposição de tinta somente nas áreas de grafismo. Um bom e bem regulado sistema de molha é, assim, fundamental na impressão offset. As características de acidez (pH) e condutividade (), bem como a influência dos agentes tensioactivos adicionados, são de extrema relevância no comportamento do sistema de molha em conjunto com o sistema de tintagem. O isopropanol (i-PrOH) tem sido o agente tensioactivo mais usado, mas regista-se uma tendência mundial para a sua substituição, tendo em conta os inerentes problemas tóxicos para os impressores e o ambiente. O presente estudo teve por finalidade a caracterização físico-química de sistemas de molha convencionais (água/i-PrOH) – de amostras preparadas em laboratório e amostras reais - e não convencionais (água/substituto de álcool) em termos da sua acidez, condutividade, densidade e tensão superficial. Esta caracterização foi efectuada em dois momentos distintos: (i) em soluções de molha preparadas e (ii) em soluções de molha após duas semanas de utilização. Os ensaios foram todos conduzidos a temperatura controlada (25,0 °C). O presente trabalho permitiu aferir da relevância de um apertado controlo na vigilância das propriedades físico-químicas que caracterizam os sistemas de molha convencionais e não convencionais, cujos intervalos de variação condicionam necessariamente o resultado da impressão offset.
- Modelação e previsão da performance e das propriedades do papelPublication . Diogo, Sónia Cristina Barreto Sabino Alegre; Ventura, Cristina; Martins, FilomenaA performance do papel na impressão é reflexo das suas características ópticas, estruturais, mecânicas e físico-químicas. O estabelecimento de modelos quantitativos rigorosos que relacionem as propriedades específicas de cada tipo de papel com a sua imprimibilidade e que permitam efectuar previsões sobre o posterior comportamento/performance do papel reveste-se de uma enorme relevância. Estes modelos possibilitam que o fabricante e o impressor/consumidor possam fazer uma avaliação quantitativa, mais rápida e menos onerosa sobre os diferentes tipos de papel disponíveis no mercado. No presente trabalho foram analisados 286 papéis e cartolinas diferentes, de 12 fabricantes e 25 propriedades estruturais, ópticas, mecânicas e físico-químicas. Foi elaborada uma base de dados com 286 entradas a partir de dados recolhidos na literatura, de fichas técnicas e de informação de fabricantes. Numa segunda fase, a matriz de dados foi estendida com a determinação experimental em 19 papéis de uma propriedade físico-química, o pH da massa, usando para o efeito uma técnica potenciométrica e, em 15 papéis, de uma propriedade óptica, a opacidade, utilizando a densitometria de cor. A base de dados foi completada com o cálculo de uma propriedade estrutural de matriz, a densidade aparente, em 177 papéis. Foram analisadas e comparadas as capacidades de previsão e de interpretação de modelos construídos com base em duas metodologias distintas: Regressões Lineares Multiparamétricas (RLM) e Redes Neuronais Artificiais não Supervisionadas (Self- Organizing Maps - SOM). Concluiu-se que ambas se mostraram eficazes e que se complementam. As RLM superaram as SOM no desenvolvimento de modelos cujas propriedades envolvidas apresentavam comportamentos lineares, uma vez que permitem estabelecer equações matemáticas simples, de fácil aplicação e com níveis de previsão bastante elevados; por seu turno, as SOM têm a capacidade de classificar, conseguem extrair padrões e modelar comportamentos aparentemente estocásticos. Os modelos quantitativos foram estabelecidos com base em critérios estatísticos e procedimentos de validação muito exigentes.
- La comunicación técnica entre el diseño gráfico y la producción Estudio sobre el estado de la comunicación técnica en el Sector Gráfico Español.Publication . Puértolas, Rafael Pozo; Oliveira, Pedro; Bouza, José Manuel M.Como inicio de este trabajo deseo manifestar que he seleccionado para esta investigación el tema de la comunicación técnica, influenciado por mis inquietudes como diseñador gráfico, mi profesión en las artes gráficas y mi vinculación a la docencia universitaria en el diseño. Actualmente a nivel profesional soy socio fundador y editor de la editorial Ediciones CPG Productos Editoriales, s.l. con sede en Barcelona - España. A nivel universitario soy profesor de grado en diseño gráfico y director académico del Master profesional en Diseño, Tecnología Gráfica y Producción de Elisava, Escuela Superior de Diseño y Ingeniería de Barcelona - IDEC / UPF Universitat Pompeu Fabra. Siempre me ha interesado conocer las variables que condicionan este tipo de comunicación técnica en relación con la evolución de la profesión y la especialidad del diseño gráfico. Por otro lado, considero que estoy capacitado por mi perfil profesional y experiencia en el sector gráfico para sustentar las opiniones personales que abordaré en el tema de la investigación. Dicho esto, el estudio que aquí se presenta pretende determinar el estado de la problemática de comunicación técnica que existe actualmente entre el proceso de diseño y los procesos de la producción gráfica en el sector gráfico español, A modo de introducción al tema de este trabajo y manteniendo inicialmente una exposición fruto de mí experiencia profesional, puedo constatar que en la última década el perfil de trabajo del diseñador gráfico ha evolucionado considerablemente en relación con los sistemas de trabajo más convencionales de esta especialidad. Esta evolución ha obligando a que el diseñador tenga que colaborar estrechamente con equipos de trabajo compuestos por profesionales de otras especialidades e incluso no vinculadas a la disciplina del diseño. Estos métodos de trabajo invitan al diseñador a plantearse seriamente “el antes” ¿qué se pretende con su trabajo? y “el después” ¿qué ocurrirá en el siguiente proceso cuando finalice su trabajo? También podemos observar que el diseñador gráfico cada vez más esta obligado de una manera directa, activa y decisiva a la obtención de los objetivos previstos por el conjunto de profesionales que intervienen en cualquier proyecto gráfico.Desde otra perspectiva más industrial podemos observar que los procesos de producción de las empresas que componen en el sector gráfico español también han evolucionado considerablemente en esta última década. Los procesos de la producción han evolucionado siendo cada vez más automatizados y difíciles de controlar por trabajadores inexpertos. Hasta hace pocos años el oficio y la experiencia de los profesionales han sido de gran relevancia en el momento de detectar y modificar errores a través de la observación. En la actualidad esta cualidad profesional se ve penalizada con los nuevos sistemas informáticos que sólo dependen de la programación de los parámetros correctos para que los procesos se desarrollen con plenas garantías. Podemos mencionar que aquel margen de error que existía en la definición del trabajo por parte del diseñador gráfico y que algún profesional de los procesos posteriores podía intervenir para aportar una solución, actualmente no existe. Por lo tanto, el constante avance de la tecnología informática obliga a los profesionales del sector gráfico al cumplimiento de normas internacionales evitando la improvisación y la incorrecta definición de los parámetros técnicos para la fabricación de sus productos gráficos. En definitiva un cúmulo de normas, métodos y sistemas de trabajo que requieren de una comunicación técnica correcta, fluida y consensuada entre los procesos, en favor de una organización, planificación y gestión adecuada de los trabajos, por parte de los profesionales de este sector. De este modo y dado que los avances tecnológicos condicionan de manera directa los métodos de trabajo de este sector, podemos pensar que también las capacidades profesionales de los diseñadores gráficos han de evolucionar adecuadamente para enfrentarse a constantes decisiones estéticas o técnicas ciertamente complejas en la producción de sus diseños. Por lo tanto, es evidente que la comunicación técnica entre el proceso de diseño y los procesos de la producción debería ser fluida y lo más precisa posible. Desde esta perspectiva, en este estudio intentará aportar respuestas a las siguientes preguntas: ¿Existe una adecuada comunicación técnica entre el diseño gráfico y la producción? ¿Cuáles pueden ser las factores que condicionan la comunicación técnica entre estos procesos? ¿Qué soluciones se podrían aportar a esta problemática?.