ESEL - Artigo Científico
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- Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem :Publication . Loura, David; Bernardes, Rafael; Baixinho, Cristina Lavareda; Henriques, Helga; Félix, Isa Brito; Guerreiro, MaraIntrodução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, contribuindo para a sua satisfação na aprendizagem, com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. O envolvimento dos estudantes contribui para o desenvolvimento dos projetos de investigação. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. Os nossos resultados sugerem que a formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa.
- Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento :Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; CARDOSO, MÁRIO; Nascimento, Patricia; Pedrosa, Rita; Gonçalves, PauloIntrodução: A emergência de um novo paradigma na formação na área da saúde apela ao aumento das competências associadas à ciência, para que os futuros profissionais tenham conhecimento sobre métodos e técnicas de investigação e utilizem a literacia científica como uma ferramenta de trabalho. Objetivos: Compreender como os estudantes percepcionam o seu envolvimento nas atividades do projeto da Transição Segura e o contributo para o desenvolvimento de uma prática baseada na evidência. Métodos: Focus Group com oito estudantes finalistas de enfermagem, que respeitavam os critérios de inclusão e que participaram no projeto. A análise qualitativa dos achados seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: A análise do discurso dos participantes permitiu a definição de cinco categorias sobre o seu envolvimento no projeto: trabalho interdisciplinar, integração teórico-prática, tomada de decisão clínica baseada na evidência, autoaprendizagem e literacia científica e respectivas subcategorias. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de translação do conhecimento para a clínica contribui para a sua aprendizagem, promove a tomada de decisão baseada na evidência, desenvolve competências de pesquisa, análise e transferência do conhecimento para a práxis.
- Como avaliar o risco de queda em idosos institucionalizados?Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Bernardes, R. A.; Henriques, Maria AdrianaObjetivo: identificar os instrumentos utilizados para avaliar o risco de queda em pessoas idosas institucionalizadas. Método: Revisão Integrativa da Literatura, realizada entre abril e julho de 2018, conforme protocolo pré-definido, com definição de critérios de elegibilidade para 18 estudos da amostra bibliográfica, para resposta à questão “Quais os instrumentos de avaliação usados para determinar o risco de queda em pessoas idosas institucionalizadas?” Resultados: os estudos utilizam instrumentos diferentes, isolados ou em conjugação, para determinar o risco de queda. Identificaram-se escalas específicas para avaliar o risco (Easy-Care risck of the Falls, St. Thomas Risk Assessment Tool, a Escala de Downton, entre outras), testes de avaliação funcional e testes de avaliação do estado mental. Conclusão: os instrumentos mais usados para a avaliação do risco de queda nos idosos institucionalizados são o Timed Up and Go Test e o Performance-Oriented Mobility Assessment, em associação com a pergunta “Caiu nos últimos 12 meses?”
- Conhecimento na clínica em saúde:Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; Marques, Maria de Fátima Mendes; Presado, Maria Helena; CARDOSO, MÁRIO; Sousa, Armando David; NASCIMENTO, TIAGOA produção de investigação e a utilização dos seus resultados não têm evoluído da mesma forma. O crescimento exponencial de estudos na área da saúde tem possibilitado o aumento da evidência para sustentar uma prática clínica de qualidade e segura. A revisão da literatura e a experiência do grupo de investigadores demonstram que a transferência do conhecimento para a clínica é mais lenta, com implicações na práxis e impacto negativo nos sistemas de saúde e nos custos associados. O grupo tem trabalhado aspetos relacionados com a transferência do conhecimento para a prática clínica e advoga que, desde o desenho do projeto de investigação à obtenção dos achados, importa prever a utilização do novo conhecimento. Evidenciar os melhores resultados e indicadores de saúde, através de cuidados centrados na pessoa, pode influenciar as políticas e os decisores políticos, contribuindo para um sistema mais equitativo e sustentável, com participação e envolvimento dos profissionais.
- A credibilidade científica do investigador e a transferência do conhecimentoPublication . Baixinho, Cristina Lavareda; Costa, António Pedro
- Cuidado transicional aos cuidadores de idosos dependentes:Publication . Ferreira, Bruna Alexandra da Silva; Gomes, Thawanna Jeremias Barbosa; Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, ÓscarObjetivo: Identificar as necessidades dos cuidadores de idosos dependentes para o autocuidado na transição do hospital para casa. Métodos: Revisão integrativa que seguiu um protocolo pré-definido, realizada de março a maio de 2019, nas plataformas EBSCO, B-On, Scopus, Web of Science e Joanna Briggs Institute. Foram definidos descritores e critérios de elegibilidade para a amostra bibliográfica, que ficou constituída por dez artigos. Pela atualidade da evidência, limitou-se a pesquisa aos anos de 2015 a 2019. Resultados: As necessidades de cuidados transicionais para os cuidadores agrupam-se em cinco categorias: necessidades na transição para o papel de cuidador, necessidades de autocuidado dele próprio, necessidades de saúde, necessidades econômicas e necessidades sociais e comunitárias. Considerações finais: O cuidado transicional para os cuidadores deve ter dois focos de atenção, por parte dos enfermeiros: a gestão dos cuidados ao familiar dependente e a gestão das necessidades e dos cuidados ao próprio cuidador.
- Definição do conteúdo da mnemónica posicionarPublication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; Marques, Maria de Fátima Mendes; Presado, Maria Helena; CARDOSO, MÁRIO; Henriques, HelgaIntrodução: A Terapêutica de Posição é uma terapêutica essencial na prestação de cuidados de saúde, coadjuvante no tratamento de várias morbilidades, importante para a promoção do conforto e bem-estar em pessoas de maior fragilidade, auxiliando na prevenção de várias complicações decorrentes da doença e/ou tratamento. Objetivo: Definir os indicadores da Mnemónica – POSICIONAR, para futura validação por um painel de peritos. Método: Estudo de abordagem mista, desenvolvido em 3 fases. Apenas nos centramos na abordagem qualitativa do segundo estudo. Participaram 9 enfermeiros peritos que responderam, em duas rondas, a dois formulários, que foram sujeitos a análise temática de conteúdo segundo Bardin. Resultados: A análise de conteúdo permitiu a organização de um conjunto de intervenções para as 10 categorias definidas a priori e que são representativas da terapêutica de posição. Conclusões: O instrumento proposto, possibilita sistematizar um conjunto de critérios a utilizar na avaliação e promoção da segurança da pessoa a posicionar, bem como, facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde e a continuidade de cuidados.
- Os desafios dos sistemas de informação em enfermagem:Publication . NASCIMENTO, TIAGO; Frade, Ana; Miguel, Susana Sofia Abreu; Presado, Maria Helena; CARDOSO, MÁRIO
- Desarrollo del juicio clínico y el aprendizaje basado en la CIPE®Publication . Cruchinho, Paulo Jorge MarcosEl juicio y el razonamiento clínico son elementos esenciales del proceso de toma de decisiones de las enfermeras y desde hace mucho tiempo que se consideran dos marcas de los profesionales de enfermería. Para los estudiantes de enfermería, el Juicio Clínico (JC) es un proceso cognitivo y de raciocinio, realizado bajo orientación de profesores o supervisores en ambiente clínico. Actualmente, es conocido que el desarrollo del JC de los estudiantes de enfermería es influenciado por el ambiente de aprendizaje
- Desfragmentar ou integrar cuidados?Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, ÓscarA continuidade de cuidados entre diferentes níveis de cuidados, nomeadamente a alta após um internamento hospitalar ou a transferência para outra unidade, nem sempre é efetuada com segurança e garantindo a comunicação e a partilha de informação sobre a situação clinica da pessoa. As dificuldades na comunicação e articulação entre os cuidados de saúde primários e diferenciados é um obstáculo para responder de uma forma integrada às necessidades da população. Esta questão estende-se não só à pessoa que é internada num hospital, mas também ao seu familiar cuidador. O duplo envelhecimento populacional e o aumento da incidência de doenças crónicas e do grau de dependência, afeta a capacidade de autocuidado e cria novas necessidades de apoio e suporte social, para uma elevada percentagem de idosos, muitas vezes, dependentes de um familiar que assegure as suas atividades de vida diária.
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