Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento :

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
120-Article Text-229-1-10-20200707.pdf472.2 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: A emergência de um novo paradigma na formação na área da saúde apela ao aumento das competências associadas à ciência, para que os futuros profissionais tenham conhecimento sobre métodos e técnicas de investigação e utilizem a literacia científica como uma ferramenta de trabalho. Objetivos: Compreender como os estudantes percepcionam o seu envolvimento nas atividades do projeto da Transição Segura e o contributo para o desenvolvimento de uma prática baseada na evidência. Métodos: Focus Group com oito estudantes finalistas de enfermagem, que respeitavam os critérios de inclusão e que participaram no projeto. A análise qualitativa dos achados seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: A análise do discurso dos participantes permitiu a definição de cinco categorias sobre o seu envolvimento no projeto: trabalho interdisciplinar, integração teórico-prática, tomada de decisão clínica baseada na evidência, autoaprendizagem e literacia científica e respectivas subcategorias. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de translação do conhecimento para a clínica contribui para a sua aprendizagem, promove a tomada de decisão baseada na evidência, desenvolve competências de pesquisa, análise e transferência do conhecimento para a práxis.

Description

Keywords

Estudantes Enfermagem Prática Clínica Baseada em Evidências Aprendizagem Gestão do Conhecimento

Citation

Baixinho, C. L. ., Ferreira, Óscar ., Cardoso, M. ., Nascimento, P. ., Pedrosa, R., & Gonçalves, P. . (2020). Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento: O exemplo da transição segura. New Trends in Qualitative Research, 2, 588-601. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.588-601

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Ludomedia

CC License

Altmetrics