Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
472.2 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: A emergência de um novo paradigma na formação na área da saúde apela ao aumento das competências associadas à ciência, para que os futuros profissionais tenham conhecimento sobre métodos e técnicas de investigação e utilizem a literacia científica como uma ferramenta de trabalho. Objetivos: Compreender como os estudantes percepcionam o seu envolvimento nas atividades do projeto da Transição Segura e o contributo para o desenvolvimento de uma prática baseada na evidência. Métodos: Focus Group com oito estudantes finalistas de enfermagem, que respeitavam os critérios de inclusão e que participaram no projeto. A análise qualitativa dos achados seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: A análise do discurso dos participantes permitiu a definição de cinco categorias sobre o seu envolvimento no projeto: trabalho interdisciplinar, integração teórico-prática, tomada de decisão clínica baseada na evidência, autoaprendizagem e literacia científica e respectivas subcategorias. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de translação do conhecimento para a clínica contribui para a sua aprendizagem, promove a tomada de decisão baseada na evidência, desenvolve competências de pesquisa, análise e transferência do conhecimento para a práxis.
Description
Keywords
Estudantes Enfermagem Prática Clínica Baseada em Evidências Aprendizagem Gestão do Conhecimento
Pedagogical Context
Citation
Baixinho, C. L. ., Ferreira, Óscar ., Cardoso, M. ., Nascimento, P. ., Pedrosa, R., & Gonçalves, P. . (2020). Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento: O exemplo da transição segura. New Trends in Qualitative Research, 2, 588-601. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.588-601
Publisher
Ludomedia