Repository logo
 
Publication

Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento :

dc.contributor.authorBaixinho, Cristina Lavareda
dc.contributor.authorFerreira, Óscar Manuel Ramos
dc.contributor.authorCARDOSO, MÁRIO
dc.contributor.authorNascimento, Patricia
dc.contributor.authorPedrosa, Rita
dc.contributor.authorGonçalves, Paulo
dc.date.accessioned2021-03-15T15:23:32Z
dc.date.available2021-03-15T15:23:32Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractIntrodução: A emergência de um novo paradigma na formação na área da saúde apela ao aumento das competências associadas à ciência, para que os futuros profissionais tenham conhecimento sobre métodos e técnicas de investigação e utilizem a literacia científica como uma ferramenta de trabalho. Objetivos: Compreender como os estudantes percepcionam o seu envolvimento nas atividades do projeto da Transição Segura e o contributo para o desenvolvimento de uma prática baseada na evidência. Métodos: Focus Group com oito estudantes finalistas de enfermagem, que respeitavam os critérios de inclusão e que participaram no projeto. A análise qualitativa dos achados seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: A análise do discurso dos participantes permitiu a definição de cinco categorias sobre o seu envolvimento no projeto: trabalho interdisciplinar, integração teórico-prática, tomada de decisão clínica baseada na evidência, autoaprendizagem e literacia científica e respectivas subcategorias. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de translação do conhecimento para a clínica contribui para a sua aprendizagem, promove a tomada de decisão baseada na evidência, desenvolve competências de pesquisa, análise e transferência do conhecimento para a práxis.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBaixinho, C. L. ., Ferreira, Óscar ., Cardoso, M. ., Nascimento, P. ., Pedrosa, R., & Gonçalves, P. . (2020). Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento: O exemplo da transição segura. New Trends in Qualitative Research, 2, 588-601. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.588-601pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.588-601pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35902
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherLudomediapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/120pt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectPrática Clínica Baseada em Evidênciaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_PT
dc.titleAutopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento :pt_PT
dc.title.alternativeO exemplo da transição segurapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage601pt_PT
oaire.citation.startPage588pt_PT
oaire.citation.titleNew Trends in Qualitative Researchpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameLavareda Baixinho
person.familyNameCARDOSO
person.givenNameCristina
person.givenNameMÁRIO
person.identifier57203119057
person.identifier.ciencia-idBF1A-C950-8BEE
person.identifier.ciencia-id3E1E-B010-2453
person.identifier.orcid0000-0001-7417-1732
person.identifier.orcid0000-0002-1703-347X
person.identifier.orcid0000-0003-4961-9026
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc256c8d4-e1f8-4a26-93fb-d6ca13c437bc
relation.isAuthorOfPublicationeb7d8f57-3602-4c50-8a20-b0752db8ad11
relation.isAuthorOfPublication1def8227-2428-43e4-bcc4-6602c1f166d1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc256c8d4-e1f8-4a26-93fb-d6ca13c437bc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
120-Article Text-229-1-10-20200707.pdf
Size:
472.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format