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- O papel da maleta da enfermeira de saúde pública na formação das estudantes de enfermagem portuguesas no segundo e terceiro quartel do sec. XXPublication . Ferreira, Óscar; Baixinho, Cristina Lavareda; Pereira, Isabel Carvalho Beato Ferraz; Moreira, Viriato; Henriques, HelgaObjetivos: Compreender a importância da maleta da enfermeira de saúde pública na formação das enfermeiras portuguesa no segundo e terceiro quartel do século XX. Clarificar as funções da maleta na formação em enfermagem de saúde pública. Enquadramento teórico: O ensino da enfermagem de saúde pública em Portugal teve início na década de 1940 na Escola Técnica de Enfermeiras. Posteriormente, em 1967, foi criada a Escola de Enfermagem de Saúde Pública para formação de especialistas nesta área profissional. Uma das atividades privilegiadas destas enfermeiras era a visitação domiciliar. Nesse sentido o seu uniforme era complementado com uma maleta contendo os instrumentos necessários ao exercício profissional. Tal objeto tinha a finalidade de facilitar o transporte do material; impedir a sua contaminação e simplificar a prestação de cuidado no domicílio. Nas escolas de enfermagem as estudantes aprendiam a utilizar a maleta, a mantê-la funcional e a dotá-la do material necessário aos cuidados. Metodologia: Recorremos ao acervo material das quatro ex-escolas públicas de enfermagem da capital portuguesa, à guarda da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, nomeadamente ao arquivo fotográfico, documental e museológico da época em estudo, tentando obter respostas para as seguintes questões: Qual a importância atribuída à maleta na formação das estudantes de saúde pública? Quais as funções da maleta na formação das enfermeiras? De que material era confecionada? Como se encontrava organizada? Que material transportava e porquê? Resultados e conclusões: A maleta da enfermeira de saúde pública era confecionada com material resistente e transportava o equipamento necessário ao exercício da atividade profissional. Tal objeto era muito importante para a estudante de enfermagem de saúde pública dado que, para além das suas funções e concomitantemente com o uniforme, contribuía para a formação da identidade profissional. Paralelamente transmitia profissionalismo, dignificava quem a transportava e promovia a imagem de uma cuidadora profissional responsável e competente.
- Learning evidence based practice through involvement in investigation actiities:Publication . CARDOSO, MÁRIO; Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; Nascimento, Patricia; Pedrosa, Ana Rita; Gonçalves, PauloObjective: to understand how students perceive their involvement in investigation activities and how they contribute for the development of evidence-based practices. Method: qualitative, cross-sectional, descriptive, and exploratory study, carried out in Portugal, in August 2019. A focus group of eight participants was formed to answer the question: “What are the advantages of the participation of nursing students in investigations for the development of knowledge, attitudes, and performance in the use of evidence?” The software NVivo was used for a content analysis. Results: five categories and subcategories emerged from the qualitative analysis of findings: selflearning, integration of theory and practice, interdisciplinary work, evidence-based decision making, and scientific literacy. Conclusion: creating an effective learning experience helps building knowledge and can contribute for the health of the community, for improved educational results during the internship, and for the development of the abilities necessary for Evidence Based Practice.
- Being a nursing student in times of COVID-19Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel RamosAim: To understand how the pandemic has affected nursing students in clinical teaching contexts. Method: This was a qualitative, exploratory, cross-sectional, and descriptive study. The participants were five newly graduated nurses who had completed the last clinical internship of their program during the COVID-19 pandemic. The narratives were analyzed using content analysis. Results: Five categories emerged: Difficulties felt in integration; difficulties in completing clinical internship; the influence of the pandemic on students’ expectations regarding the clinical internship for integration into professional life; fears related to COVID-19, and suggestions for training nursing graduates to prepare them to manage pandemic situations. Conclusions and implications for practice: The clinical internship was experienced with anxiety, fear, and pressure to achieve the skills required for professional practice, with the possible support provided by clinical supervisors, who were also under pressure given the increased work overload caused by the pandemic. The study allows for recommendations for the area of nursing education and research.
- Algorithm for transitional care for caregivers of dependent older adults: a validation studyPublication . Gomes, Thawanna; Ferreira, Bruna; Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel RamosObjective: To construct and validate an algorithm for transitional care for caregivers of dependent older adults. Method: This was a methodological study developed in three phases: a literature review, designing an algorithm, and its validation by a peer panel with twenty seven experts selected according to pre-defined inclusion criteria. Results: The algorithm predicted interventions in transitional care (hospital stay, at discharge, and 30 days at home post-discharge) aimed at the exercise of the caregiver role; needs assessment; training in care management of dependent older adults and management of self-care, and ensuring continuity of care (of older adults and caregivers). Conclusion: Agreement between expert raters and a reliability test of 0.92 indicate that the algorithm can be used by professionals to decide the transitional care interventions to be administered to the caregivers of dependent older adults. Future studies should be conducted to perform its clinical validation.
- Cuidado transicional aos cuidadores de idosos dependentes:Publication . Ferreira, Bruna Alexandra da Silva; Gomes, Thawanna Jeremias Barbosa; Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, ÓscarObjetivo: Identificar as necessidades dos cuidadores de idosos dependentes para o autocuidado na transição do hospital para casa. Métodos: Revisão integrativa que seguiu um protocolo pré-definido, realizada de março a maio de 2019, nas plataformas EBSCO, B-On, Scopus, Web of Science e Joanna Briggs Institute. Foram definidos descritores e critérios de elegibilidade para a amostra bibliográfica, que ficou constituída por dez artigos. Pela atualidade da evidência, limitou-se a pesquisa aos anos de 2015 a 2019. Resultados: As necessidades de cuidados transicionais para os cuidadores agrupam-se em cinco categorias: necessidades na transição para o papel de cuidador, necessidades de autocuidado dele próprio, necessidades de saúde, necessidades econômicas e necessidades sociais e comunitárias. Considerações finais: O cuidado transicional para os cuidadores deve ter dois focos de atenção, por parte dos enfermeiros: a gestão dos cuidados ao familiar dependente e a gestão das necessidades e dos cuidados ao próprio cuidador.
- Definição do conteúdo da mnemónica posicionarPublication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; Marques, Maria de Fátima Mendes; Presado, Maria Helena; CARDOSO, MÁRIO; Henriques, HelgaIntrodução: A Terapêutica de Posição é uma terapêutica essencial na prestação de cuidados de saúde, coadjuvante no tratamento de várias morbilidades, importante para a promoção do conforto e bem-estar em pessoas de maior fragilidade, auxiliando na prevenção de várias complicações decorrentes da doença e/ou tratamento. Objetivo: Definir os indicadores da Mnemónica – POSICIONAR, para futura validação por um painel de peritos. Método: Estudo de abordagem mista, desenvolvido em 3 fases. Apenas nos centramos na abordagem qualitativa do segundo estudo. Participaram 9 enfermeiros peritos que responderam, em duas rondas, a dois formulários, que foram sujeitos a análise temática de conteúdo segundo Bardin. Resultados: A análise de conteúdo permitiu a organização de um conjunto de intervenções para as 10 categorias definidas a priori e que são representativas da terapêutica de posição. Conclusões: O instrumento proposto, possibilita sistematizar um conjunto de critérios a utilizar na avaliação e promoção da segurança da pessoa a posicionar, bem como, facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde e a continuidade de cuidados.
- Do hospital para a comunidade:Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar
- Transitional Care Management from Emergency Services to Communities :Publication . Batista, José; Pinheiro, Carla Munhoz; Madeira, Carla; Manuel Gomes, Pedro; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; Baixinho, Cristina LavaredaIn recent years, nurses have developed projects in the area of hospital to community transition. The objective of the present study was to analyze the transitional care offered to elderly people after they used emergency services and were discharged to return to the community. The action research method was chosen. The participants were nurses, elderly people 70 years old or older, and their caregivers. The study was carried out from October 2018 to August 2019. The data were collected by means of semi-structured interviews with the nurses, analysis of medical records, participatory observation, phone calls to the elderly people and caregivers, and team meetings. The qualitative data were submitted to Bardin’s content analysis. Statistical treatment was carried out by applying SPSS version 23.0. The institution’s research ethics committee approved the research. Only 31.4% of the sample experienced care continuity after discharge, and the rate of readmission to emergency services during the first 30 days after discharge was 33.4%. The referral letters lacked data on information provided to patients or caregivers, and nurses mentioned difficulties in communication between care levels, as well as obstacles to teamwork; they also mentioned that the lack of health policies and clinical rules to formalize transitional care between the hospital and the community perpetuated non-coordination of care between the two contexts. The low level of literacy of patients and their relatives are mentioned as a cause for not understanding the information regarding seeking primary health care services and handing the discharge letter. It was concluded that there is an urgent need to mobilize health teams toward action in the patients’ process of returning home, and this factor must be taken into account in care planning.
- Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento :Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; CARDOSO, MÁRIO; Nascimento, Patricia; Pedrosa, Rita; Gonçalves, PauloIntrodução: A emergência de um novo paradigma na formação na área da saúde apela ao aumento das competências associadas à ciência, para que os futuros profissionais tenham conhecimento sobre métodos e técnicas de investigação e utilizem a literacia científica como uma ferramenta de trabalho. Objetivos: Compreender como os estudantes percepcionam o seu envolvimento nas atividades do projeto da Transição Segura e o contributo para o desenvolvimento de uma prática baseada na evidência. Métodos: Focus Group com oito estudantes finalistas de enfermagem, que respeitavam os critérios de inclusão e que participaram no projeto. A análise qualitativa dos achados seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: A análise do discurso dos participantes permitiu a definição de cinco categorias sobre o seu envolvimento no projeto: trabalho interdisciplinar, integração teórico-prática, tomada de decisão clínica baseada na evidência, autoaprendizagem e literacia científica e respectivas subcategorias. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de translação do conhecimento para a clínica contribui para a sua aprendizagem, promove a tomada de decisão baseada na evidência, desenvolve competências de pesquisa, análise e transferência do conhecimento para a práxis.
- Desfragmentar ou integrar cuidados?Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, ÓscarA continuidade de cuidados entre diferentes níveis de cuidados, nomeadamente a alta após um internamento hospitalar ou a transferência para outra unidade, nem sempre é efetuada com segurança e garantindo a comunicação e a partilha de informação sobre a situação clinica da pessoa. As dificuldades na comunicação e articulação entre os cuidados de saúde primários e diferenciados é um obstáculo para responder de uma forma integrada às necessidades da população. Esta questão estende-se não só à pessoa que é internada num hospital, mas também ao seu familiar cuidador. O duplo envelhecimento populacional e o aumento da incidência de doenças crónicas e do grau de dependência, afeta a capacidade de autocuidado e cria novas necessidades de apoio e suporte social, para uma elevada percentagem de idosos, muitas vezes, dependentes de um familiar que assegure as suas atividades de vida diária.