Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
665.97 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, contribuindo para a sua satisfação na aprendizagem, com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. O envolvimento dos estudantes contribui para o desenvolvimento dos projetos de investigação. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. Os nossos resultados sugerem que a formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa.
Description
Keywords
Estudantes Pesquisa Aprendizagem
Citation
Loura, D. ., Bernardes, R., Baixinho, C. L. ., Rafael, H. ., Félix, I. ., & Guerreiro, M. . (2020). Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura. New Trends in Qualitative Research, 3, 293-304. https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304