ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto by Subject "acidentes infantis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Literacia dos pais na prevenção de quedas infantis dos 2 aos 4 anos de idadePublication . Fernandes, CarlaAs quedas na primeira infância são uma realidade em Portugal e no mundo. A prevenção é crucial na redução desses acidentes, onde a supervisão adequada, a literacia e a capacidade dos pais na adoção de estratégias preventivas reflete ganhos em saúde para a criança. O objetivo do estudo é Avaliar a Literacia dos pais na prevenção de quedas dos 2 aos 4 anos de idade. Trata-se de um estudo descritivo e correlacional de abordagem quantitativa. Foi aplicado um através de questionário a uma amostra de 50 pais. Os resultados demonstram que os pais possuem em média 35 anos. São na maioria mães, de nacionalidade portuguesa. A maioria das crianças já sofreu algum tipo de queda em espaços abertos. Embora a maioria das crianças brinquem sob supervisão, existe um risco de queda elevado sobretudo quando andam e correm. A maioria dos pais reconhece a importância da prevenção de quedas, mas mais da metade dos pais não receberam informações sobre o tema. Entre os pais que já ouviram falar sobre prevenção de quedas, a maioria obteve essa informação pelos enfermeiros. A maioria dos pais considera adequado o seu conhecimento sobre quedas infantis. Não existe associação entre as variáveis demográficas dos pais e o inventario sobre a Literacia da prevenção das quedas em crianças dos 2 aos 4 anos (ILPQ). A não associação entre o conhecimento e o comportamento dos pais com o ILPQ é parcialmente confirmada. Os pais que ouviram falar sobre quedas apresentam medias mais elevadas de literacia quando comparados com os que não ouviram. O ILPQ, apresenta uma adequada validade e fidelidade, com boas propriedades psicométricas, permitindo a sua validação para os participantes. Conclui-se que continua a ser importante desenvolver estratégias eficazes para aumentar a segurança das crianças, promovendo um ambiente doméstico mais seguro e informando os pais sobre práticas preventivas essenciais.