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Literacia dos pais na prevenção de quedas infantis dos 2 aos 4 anos de idade

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As quedas na primeira infância são uma realidade em Portugal e no mundo. A prevenção é crucial na redução desses acidentes, onde a supervisão adequada, a literacia e a capacidade dos pais na adoção de estratégias preventivas reflete ganhos em saúde para a criança. O objetivo do estudo é Avaliar a Literacia dos pais na prevenção de quedas dos 2 aos 4 anos de idade. Trata-se de um estudo descritivo e correlacional de abordagem quantitativa. Foi aplicado um através de questionário a uma amostra de 50 pais. Os resultados demonstram que os pais possuem em média 35 anos. São na maioria mães, de nacionalidade portuguesa. A maioria das crianças já sofreu algum tipo de queda em espaços abertos. Embora a maioria das crianças brinquem sob supervisão, existe um risco de queda elevado sobretudo quando andam e correm. A maioria dos pais reconhece a importância da prevenção de quedas, mas mais da metade dos pais não receberam informações sobre o tema. Entre os pais que já ouviram falar sobre prevenção de quedas, a maioria obteve essa informação pelos enfermeiros. A maioria dos pais considera adequado o seu conhecimento sobre quedas infantis. Não existe associação entre as variáveis demográficas dos pais e o inventario sobre a Literacia da prevenção das quedas em crianças dos 2 aos 4 anos (ILPQ). A não associação entre o conhecimento e o comportamento dos pais com o ILPQ é parcialmente confirmada. Os pais que ouviram falar sobre quedas apresentam medias mais elevadas de literacia quando comparados com os que não ouviram. O ILPQ, apresenta uma adequada validade e fidelidade, com boas propriedades psicométricas, permitindo a sua validação para os participantes. Conclui-se que continua a ser importante desenvolver estratégias eficazes para aumentar a segurança das crianças, promovendo um ambiente doméstico mais seguro e informando os pais sobre práticas preventivas essenciais.
Falls in early childhood are a reality in Portugal and around the world. Prevention is crucial in reducing these accidents, where adequate supervision, literacy and the ability of parents to adopt preventive strategies reflect health gains for the child. The objective of the study is to evaluate parents' literacy in preventing falls from 2 to 4 years of age. This is a descriptive and correlational study with a quantitative approach. A questionnaire was administered to a sample of 50 parents. The results show that parents are on average 35 years old. They are mostly mothers, of Portuguese nationality. Most children have suffered some type of fall in open spaces. Although most children play under supervision, there is a high risk of falling, especially when walking and running. Most parents recognize the importance of preventing falls, but more than half of parents did not receive information on the topic. Among parents who have heard about fall prevention, the majority obtained this information from nurses. Most parents consider their knowledge about childhood falls to be adequate. There is no association between the parents' demographic variables and the inventory on fall prevention literacy in children aged 2 to 4 years (ILPQ). The non-association between parental knowledge and behavior with the ILPQ is partially confirmed. Parents who have heard about falls have higher literacy rates when compared to those who have not heard. The ILPQ presents adequate validity and fidelity, with good psychometric properties, allowing its validation for participants. It is concluded that it remains important to develop effective strategies to increase children's safety, promoting a safer home environment and informing parents about essential preventive practices.

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acidentes infantis quedas infantis literacia em saúde enfermeiro especialista child accidents child falls health literacy specialist nurse

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