ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto by Subject "Bancos de Leite Humano"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de saúde infantil e pediátrica na promoção do aleitamento materno: o contributo dos Bancos de Leite HumanoPublication . Silva, JoanaO aleitamento materno (AM) é essencial para o crescimento e desenvolvimento infantil, devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite humano (LH). Esta necessidade é ainda maior no caso de crianças prematuras ou doentes, o que torna a intervencão antecipada no AM fundamental. Na ausência de leite materno (LM), o leite de dadora deve ser a segunda linha preferencial, neste sentido surge a necessidade da intervenção dos Bancos de Leite Humano (BLH). O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) desempenha um papel vital na promoção da amamentação e na implementação de cuidados que favoreçam a parentalidade e a saúde infantil. Diagnostica e intervém em situações de risco, fornece cuidados antecipatórios, e articula programas de saúde para promover o bem-estar infantil. A capacitação de profissionais para apoiar e promover o AM desde o pré-parto é fundamental para garantir um início de vida saudável e o crescimento e desenvolvimento infantil. O presente relatório tem como objetivos gerais: analisar as competências comuns do Enfermeiro Especialista (EE), especificas do EEESIP e de Mestre. Identificar as intervencões do EEESIP na doação de LH, no recurso aos BLH e promotoras do AM, e analisar o contributo dos BLH no desenvolvimento e crescimento da criança. O percurso de desenvolvimento das competências foi norteado pela Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson, e teve como questão de partida “Qual a ˜ intervenção do EEESIP no AM e no contributo aos BLH?”. Para sua elaboração, foram realizadas duas revisões narrativas em bases de dados científicas sobre as temáticas. Espelha ainda a analise e reflexão do percurso de desenvolvimento de competências especializadas e comuns de EE, EEESIP e de Mestre na prática de Enfermagem em quatro contextos de Estágio, Serviço de Neonatologia, Internamento Pediátrico, Cuidados na Comunidade e Urgência Pediátrica, tenho em conta a mais recente evidência científica.