ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Aprender e a jogar, que estratégias vou usar? Os números racionais não negativos numa turma de 2,º ano de escolaridadePublication . Abú, Dalila Taibo; Machado, RicardoO presente relatório insere-se no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende refletir sobre a prática desenvolvida ao longo de dois semestres, assim como analisar a evolução dos alunos perante a temática abordada. A matemática é uma área curricular que tem um papel muito importante no dia-a-dia dos alunos. No 1.º ciclo do ensino básico os alunos aprendem a desenvolver a capacidade de pensar sobre os números, a desenvolver estratégias e a resolver problemas em sala de aula. Assim sendo, numa turma de 2.º ano de escolaridade, o conceito do número racional não negativo, numa perspetiva de resolução de problemas, assumiu-se como objetivo principal, o foco deste trabalho. O recurso à utilização de materiais manipuláveis estruturados assume-se como facilitador na apropriação dos conhecimentos matemáticos e no desenvolvimento de capacidades e competências, tais como a capacidade de abstração, de pensamento crítico, do raciocínio matemático e de estratégias de resolução de problemas, promovendo a comunicação ativa e a vontade de aprender matemática. Nesta investigação desenvolvemos um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes deste estudo foram uma turma do 2.º ano de escolaridade e a professora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram: a observação, as conversas informais, o diário de bordo, os protocolos de alunos e a recolha documental. Os resultados ilustram como foram realizadas as aulas de matemática, abordando os números racionais não negativos, utilizando como recurso didático, os materiais manipuláveis, neste caso as barras de Cuisenaire, comprovando a existência de uma mudança quanto às aprendizagens, por parte dos alunos
- INSUCESSO ESCOLAR E MATEMÁTICA. Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Amaro, Mariana Vala; Machado, RicardoO insucesso escolar, na disciplina de Matemática, é um tema de que há muito se ouve falar e que preocupa cada vez mais os docentes, muito em particular os desta disciplina. Referindo-se ao fracasso escolar, o insucesso indica que o aluno não conseguiu atingir os seus objetivos para conseguir concluir com sucesso uma etapa da sua escolaridade. Ao longo dos anos, o insucesso escolar dos nossos alunos, tem vindo a preocupar todos os intervenientes do processo de ensino e aprendizagem. Em particular, o insucesso na disciplina de Matemática, é um problema que cada vez mais é reconhecido por todos nós e que tem feito parte da vida dos professores e dos alunos. O presente relatório está inserido no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende estudar de que forma alunos com percurso de insucesso académico a Matemática e que frequentam o 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, atuam em tarefas propostas durante a prática pedagógica supervisionada. Esta investigação é suportada por um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo, em que se tem o objetivo observar, planificar e refletir. Assim, foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados como a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. Os resultados demonstram a importância da promoção do diálogo entre alunos e professor e das explicações mais racionais e relacionadas com o dia-a-dia. Observámos, também, que os alunos, em geral, e em particular os que vivenciaram insucesso escolar anteriormente, evoluíram com todas as tarefas realizadas e que demonstraram uma maior eficácia na realização das mesmas. Com um trabalho mais centrado na área da Matemática, levou os alunos a criarem uma nova, e melhor, ligação com esta disciplina e a quererem continuar a trabalhar para que consigam ultrapassar as dificuldades, atingindo o sucesso nesta área.
- A INTEGRAÇÃO DO LIVRO-JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICOPublication . Carmo, Andreia Filipa Nave do; Machado, RicardoA falta de motivação e interesse dos alunos para a aprendizagem da matemática é de conhecimento geral, sendo que muitas vezes esta podia ser desenvolvida mais facilmente quando utilizados recursos lúdico-didáticos que permitissem o envolvimento efetivo dos alunos na sua aprendizagem. O trabalho que aqui se apresenta parte de uma reflexão de uma futura profissional de educação ao observar a falta de motivação geral dos alunos para a aprendizagem de novos conceitos de matemática. Foi, neste sentido, que se sentiu a necessidade de organizar e criar um instrumento de aprendizagem lúdico e didático – o livro-jogo – que permitisse a compreensão e desenvolvimento de conteúdos relativos ao número racional. Este trabalho foi construído e desenvolvido durante o período da prática pedagógica supervisionada, no contexto de uma turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para ser possível a concretização deste projeto desenvolveu--se uma investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes neste estudo foram os alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, a professora/investigadora e a professora cooperante. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação, diário de bordo, conversas informais, recolha documental e protocolos dos alunos. Relativamente aos resultados, foi evidente o aumento da motivação e interesse dos alunos no que diz respeito às aprendizagens dos números racionais, sendo que houve uma evolução positiva dos resultados dos alunos neste conteúdo. Os momentos de partilha de estratégias foram fundamentais para a compreensão dos alunos, bem como permitiu o desenvolvimento de capacidades e competências matemáticas que influenciam o desempenho escolar.