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- A estrutura ecológica municipal e os recursos hídricosPublication . Gonçalves, Ana Patrícia Neves; Ferreira, António José DinisRESUMO A Estrutura Ecológica é considerada um instrumento de gestão que tem como base a descrição das áreas, valores e sistemas fundamentais para a proteção e valorização ambiental dos espaços rurais e urbanos, designadamente as áreas de reserva ecológica. A dissertação tem por objetivo principal analisar como está inserido o conceito de estrutura ecológica municipal no contexto dos Planos Diretores Municipais, e como é feita a interpretação desse mesmo conceito. Outro objetivo deste trabalho foi focar no recurso hídrico e verificar no Plano Diretor Municipal a presença de medidas referentes ao recurso. O Plano de Gestão de Região Hidrográfica (PGRH) foi outro documento de análise para verificar se as medidas deste plano estavam presentes no plano municipal. Em termos práticos deste trabalho, os recursos Hídricos veio a verificar que é uma componente das áreas delimitadas na Estrutura Ecológica. Surgindo assim a existência de áreas com valor de proteção e preservação de modo a que haja um ecossistema equilibrado. As medidas adotadas ao longo da linha de água não vai havendo grande variação como era de esperar. Em relação as medidas do PGBH com as medidas de alguns PDM, verifica-se que os municípios não estão a dar relevância as medidas das fichas do Plano. Palavras-Chaves: Estrutura Ecológica, Domínio Hídrico, PDM e PGRH ABSTRACT Ecological Structure is considered a management tool that is based on the description of the areas, values and systems fundamental for the protection and environmental valuation of rural and urban spaces, namely the ecological reserve areas. The main objective of this dissertation is to analyze how the concept of municipal ecological structure is inserted in the context of the Municipal Master Plans and how the concept of the same concept is interpreted. Another objective of this work was to focus on the water resource and verify in the Municipal Master Plan the presence of measures related to the resource. The Hydrographic Region Management Plan was another analysis document to verify if the measures of this plan were present in the municipal plan. In practical terms, the water resources came to verify that it is a component of the areas delimited in the Ecological Framework. The existence of areas of protection and preservation value thus arises, so that there is a balanced ecosystem. The measures taken along the water line are not going to vary widely as expected. In relation to the measures of the PGBH with the measures of some PDM, it is verified that the municipalities are not giving relevance to the measures of the Plans of the Plan. Key-word: Ecological Structure, Water Domain, Municipal Master Plan and General Plan of Hydrographical Basins
- A INTEGRAÇÃO DO LIVRO-JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICOPublication . Carmo, Andreia Filipa Nave do; Machado, RicardoA falta de motivação e interesse dos alunos para a aprendizagem da matemática é de conhecimento geral, sendo que muitas vezes esta podia ser desenvolvida mais facilmente quando utilizados recursos lúdico-didáticos que permitissem o envolvimento efetivo dos alunos na sua aprendizagem. O trabalho que aqui se apresenta parte de uma reflexão de uma futura profissional de educação ao observar a falta de motivação geral dos alunos para a aprendizagem de novos conceitos de matemática. Foi, neste sentido, que se sentiu a necessidade de organizar e criar um instrumento de aprendizagem lúdico e didático – o livro-jogo – que permitisse a compreensão e desenvolvimento de conteúdos relativos ao número racional. Este trabalho foi construído e desenvolvido durante o período da prática pedagógica supervisionada, no contexto de uma turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para ser possível a concretização deste projeto desenvolveu--se uma investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes neste estudo foram os alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, a professora/investigadora e a professora cooperante. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação, diário de bordo, conversas informais, recolha documental e protocolos dos alunos. Relativamente aos resultados, foi evidente o aumento da motivação e interesse dos alunos no que diz respeito às aprendizagens dos números racionais, sendo que houve uma evolução positiva dos resultados dos alunos neste conteúdo. Os momentos de partilha de estratégias foram fundamentais para a compreensão dos alunos, bem como permitiu o desenvolvimento de capacidades e competências matemáticas que influenciam o desempenho escolar.
- O Net Promoter Score (NPS) na Gestão da Formação para a Qualidade de serviçoPublication . Teodósio, Emanuel Fernando Santos; Wilks, DanielaO presente trabalho visa investigar qual a influência da Qualidade de Serviço e da Satisfação, no comportamento dos prestadores de formação, através da aplicação da metodologia NPS – Net Promoter Score e perceber se a utilização desta ferramenta e consequente metodologia, impacta na melhoria do serviço prestado pela empresa. Foi utilizada uma metodologia quantitativa tendo por base a aplicação de um questionário de avaliação de Formação a 91 clientes da Empresa de Formação Covey Portugal, no ano de 2016. A amostragem foi utilizada para recolher os dados que foram posteriormente tratados e analisados estatisticamente. Os resultados mostraram, em primeiro lugar, que a qualidade de serviço abrange duas dimensões: os atributos tangíveis, como instalações físicas, equipamentos, características de um determinado produto, e os atributos intangíveis como a marca o atendimento, benefícios de utilização e valor percebido. Os resultados revelam também que a qualidade dos intangíveis é mais importante que a qualidade de serviço dos tangíveis. Mostram também a importância da medição do serviço de formação prestado (aferição do grau de satisfação) e fundamentalmente, do tratamento que deve ser dado às informações recolhidas pelo questionário de aferição da satisfação.