ESEJD - Mestrados - Formação de Docentes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEJD - Mestrados - Formação de Docentes by Subject "ciências"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Teresa Fonseca Rau; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional resulta de um percurso formativo desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação João de Deus. Através deste documento, pretendo apresentar reflexões baseadas em situações concretas experienciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, abordando temas relevantes da área da investigação em Educação. O documento que ora se apresenta foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei relevantes para a minha formação enquanto futura docente, nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Procedo, igualmente, a uma reflexão crítica sobre essas experiências, sustentada por uma fundamentação teórica. Neste segundo capítulo, incluo oito planificações de contextos de ensino e aprendizagem, estruturadas em formato de tabela, cuja relevância das estratégias e recursos planificados é fundamentada teoricamente. No terceiro capítulo, apresento quatro dispositivos de avaliação que são acompanhados de uma descrição da sua implementação junto de turmas do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo são também discutidos e interpretados os resultados das avaliações realizadas. No quarto capítulo, delineio o projeto intitulado “Escola Inteligente”, o qual visa sensibilizar os alunos e a restante comunidade educativa na perspetiva de dar a conhecer e implementar o uso de energias renováveis, bem como tomar medidas para a sua otimização, promovendo atitudes ecológicas e sustentáveis. Este relatório termina com a apresentação das considerações finais, onde reúno as principais aprendizagens construídas e dificuldades sentidas ao longo do Mestrado e da realização do Relatório de Estágio Profissional.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Luísa Margarida Rijo Carvalho Beja; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre temáticas relevantes na área da Educação, com base nas experiências vividas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, inseridos no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, entre setembro de 2023 e julho de 2025. Este documento encontra-se estruturado em quatro capítulos principais: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de aulas e momentos significativos de prática pedagógica, nos dois ciclos de ensino, acompanhados por uma reflexão crítica e fundamentação teórica. O segundo capítulo inclui oito planificações de aulas, organizadas em função dos conteúdos e das áreas disciplinares lecionadas, acompanhadas por uma justificação das opções metodológicas e didáticas adotadas. No terceiro capítulo, são apresentados quatro dispositivos de avaliação, utilizados em contextos reais de sala de aula. Cada um é analisado em termos da sua conceção, aplicação e resultados obtidos, com reflexões sobre a avaliação das aprendizagens. O quarto capítulo é dedicado ao desenvolvimento do projeto educativo “Ponto a ponto”, implementado numa turma do 4.º ano. O projeto visa sensibilizar os alunos para o impacto ambiental da indústria têxtil e promover práticas de reutilização de roupa, integrando a educação ambiental e a economia circular no contexto escolar. Por último, as considerações finais, nas quais sintetizo as aprendizagens construídas ao longo do percurso formativo, refletindo sobre os desafios enfrentados, o impacto da supervisão pedagógica e a importância da articulação entre teoria e prática na construção da identidade profissional docente.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Diana Filipa Marinho Matos; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório resulta do Estágio Profissional realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus. Desenvolvido ao longo de quatro semestres, o estágio permitiu a vivência de práticas pedagógicas diversificadas em contextos reais de ensino, abrangendo o 1.º Ciclo e o 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizados entre setembro de 2023 e julho de 2025. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos onde se abordam: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e uma proposta de trabalho projeto. No primeiro capítulo encontram-se dez relatos significativos para o meu percurso de formação. Cada um destes episódios é acompanhado de uma reflexão crítica e fundamentação teórica que procuram demonstrar a veracidade do que neles é explorado. No segundo capítulo, são descritas oito planificações da minha autoria, devidamente justificadas em relação às estratégias e recursos utilizados. Quatro correspondentes ao 1º ciclo de escolaridade, referentes às componentes de Português, Estudo Meio e Matemática, e quatro de 2º ciclo, duas da disciplina de Ciências Naturais e duas da disciplina de Matemática. O terceiro capítulo integra quatro dispositivos de avaliação desenvolvidos para ambos os ciclos de ensino. Para cada instrumento, é apresentada uma análise e interpretação dos resultados obtidos, com o intuito de refletir sobre a eficácia das práticas pedagógicas adotadas e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. O capítulo quatro é dedicado à apresentação e reflexão de um Trabalho de Projeto, com o título “Hortas e Sabores”, desenvolvido com o objetivo de promover a consciência ambiental e incentivar hábitos de alimentação saudável entre os alunos. Para concluir, apresento as considerações finais deste trabalho, nas quais sintetizo as aprendizagens e experiências adquiridas ao longo dos Estágios Profissionais, destacando o seu contributo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Botelho, Leonor Marques; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional reúne reflexões e aprendizagens construídas ao longo dos Estágios I, II, III e IV do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizados na Escola Superior de Educação João de Deus entre setembro de 2023 e julho de 2025. Organizado em quatro capítulos, o presente trabalho articula momentos de observação, planeamento, intervenção pedagógica e investigação, a partir da realidade concreta das escolas onde estagiei e das experiências que fui vivendo. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de aulas ou atividades que considerei significativas, observadas ou dinamizadas por mim, nas diferentes valências do 1.º e 2.º Ciclos. Para cada uma, procuro refletir de forma crítica, fundamentando com autores e documentos de referência. No segundo capítulo, incluo oito planificações, organizadas em quadros e acompanhadas de uma análise que justifica as opções metodológicas e os recursos utilizados. O terceiro capítulo centra-se na avaliação das aprendizagens, através da apresentação de quatro dispositivos de avaliação aplicados em aulas de Estudo do Meio, Português, Ciências e Matemática. Para cada um, contextualizo a atividade, explicito os critérios definidos, apresento os resultados obtidos e proponho interpretações e estratégias de melhoria fundamentadas na literatura. No quarto capítulo, desenvolvo uma proposta de projeto educativo: “Projetos amigos do ambiente”, dedicada à educação ambiental e orientada pela metodologia de aprendizagem por projetos (Project-Based Learning), focando a problemática da poluição por plásticos e na promoção de hábitos sustentáveis no contexto escolar. Este relatório procura, acima de tudo, documentar um percurso formativo vivido com empenho e sentido. Mais do que um conjunto de atividades, representa uma construção pessoal e profissional que parte da prática, dialoga com a teoria e se orienta por uma ideia de escola onde se aprende com sentido, com os outros e com o mundo.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Gonçalves, Joana Maria Henriques Pinto Ribeiro; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste relatório reúne e documenta o percurso vivido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, refletindo uma caminhada feita com intencionalidade, compromisso e uma vontade constante de aprender com a prática. Ao longo deste percurso, foram concebidas propostas pedagógicas ajustadas às necessidades reais dos alunos e às orientações curriculares em vigor, com especial atenção às Aprendizagens Essenciais. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de estágio acompanhados das respetivas fundamentações teóricas, revelando a riqueza e diversidade das experiências vividas em sala de aula. No segundo capítulo, encontram-se oito planificações detalhadas, que evidenciam o cuidado colocado na preparação de aulas com significado, centradas em estratégias ativas, diferenciadas e colaborativas. O terceiro capítulo integra quatro instrumentos de avaliação, concebidos com base numa lógica formativa, capazes de apoiar o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada aluno. Por fim, o quarto capítulo descreve o desenvolvimento de um projeto ambiental, testemunho do compromisso com uma educação integrada, crítica e consciente. Ao longo de todo este trabalho, a avaliação formativa assumiu um papel central, funcionando como bússola para a tomada de decisões pedagógicas e para a adaptação constante da prática. O professor é aqui entendido como alguém que observa, escuta, intervém e reflete, procurando, em cada gesto, dar resposta ao grupo e a cada aluno em particular. A abordagem metodológica utilizada neste relatório é de carácter qualitativo, centrandose na recolha de dados no contexto real das escolas onde foi realizado o estágio. Para tal, foram privilegiados dois instrumentos fundamentais: a observação direta das práticas educativas e a análise de documentos relevantes ao processo educativo. Mais do que um registo de práticas, este relatório é a expressão de um caminho de crescimento pessoal e profissional, moldado pela reflexão constante, pelo diálogo com os pares e pelas aprendizagens construídas com e para os alunos. Foi em este entrelaçar de teoria e prática, de intenção e ação, que se consolidou uma identidade profissional em construção, uma identidade que se quer curiosa, crítica e sempre em movimento.
- Relatório de Estágio Profissional I,II,III e IVPublication . Duarte, Ivone Maria Maia; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional representa a etapa final de um percurso formativo exigente e enriquecedor, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, entre outubro de 2023 e julho de 2025. Ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, tive a oportunidade de integrar contextos educativos reais, aplicar metodologias diversas e refletir criticamente sobre o processo de ensino e aprendizagem. O documento encontra-se organizado em quatro capítulos, que refletem as diferentes dimensões da prática letiva. O primeiro capítulo: relatos, apresenta e analisa dez experiências pedagógicas que considerei particularmente significativas ao longo do meu percurso. O segundo capítulo: planificações, reúne oito propostas de ensino — quatro dirigidas ao 1.º Ciclo e quatro ao 2.º Ciclo. Ambos os capítulos estão devidamente fundamentados nas orientações curriculares e em bibliografia científica. No terceiro capítulo, centrado nos dispositivos de avaliação, apresento e descrevo quatro instrumentos aplicados na aferição das aprendizagens dos alunos, analisando os resultados obtidos tendo como base os princípios da avaliação formativa.O quarto e último capítulo apresenta a Proposta de Projeto Educativo, intitulada Condoninhos: Casinhas de materiais reutilizáveis para aves, centrada na educação ambiental e na sensibilização para a reutilização de materiais e proteção da biodiversidade. Por fim, nas considerações finais, reflito sobre as aprendizagens adquiridas ao longo deste percurso, os desafios enfrentados e as perspetivas que levo comigo para o futuro como docente.