UE - TDM - Teses de Mestrado
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Browsing UE - TDM - Teses de Mestrado by Subject "Aceitação da tecnologia"
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- A atitude dos consumidores perante a Internet of ThingsPublication . Pereira, Inês de Almeida Ribeiro dos Reis; Motta, Joana TerraA Internet of Things / Internet das Coisas (IoT) é descrita como a nova evolução da Internet, tratando-se de uma tendência em expansão. Pode ser definida de forma breve, como uma interligação em rede, onde as “coisas” (que podem ser desde objetos, a automóveis ou casas), comunicam entre si autonomamente, realizando tarefas e prevendo situações, facilitando a vida dos seus utilizadores e da sociedade, em diversos domínios. Este estudo procura determinar qual a atitude dos consumidores, através da sua opinião e grau de aceitação, perante um cenário onde esta tendência predomine, utilizando o caso das smart homes como contexto de aplicação. Para tal, foi realizado um inquérito por questionário online a uma amostra de 151 indivíduos portugueses com mais de 16 anos, com o propósito de analisar onze variáveis, como a intenção de uso, privacidade, confiança ou relação com a tecnologia, e assim, identificar diferenças de opinião em função do sexo, idade ou constituição do agregado familiar de um indivíduo. Como principais conclusões, foi determinado que a privacidade e a confiança são os assuntos mais polémicos na área das smart homes, existe um grau de aceitação elevado por este conceito, e que diferentes gerações, assim como homens e mulheres, têm opiniões divergentes, originando perfis de consumidores diferentes.
- A perceção do consumidor sobre a Internet Of Things e a sua respetica aceitaçãoPublication . Vilelas, Sofia Inês Lourenço; Leal, Maria do CarmoA Internet of Things (IoT), que se refere a objetos ou coisas físicas que se relacionam entre si através da Internet, tem-se tornado cada vez mais popular em diversos aspetos do nosso dia-a-dia. No entanto, apesar dos benefícios que oferece para a sociedade, questões como segurança e privacidade são desafios atuais para a sua solidificação e aceitação por parte dos utilizadores. Assim, a presente investigação pretende compreender a perceção do consumidor português sobre esta tecnologia emergente, por meio do estudo das características pessoais do utilizador até à capacidade de utilização dos mesmos. Deste modo, utilizou-se o modelo TAM para testar a aceitação da tecnologia em causa, mediante a realização de um questionário online a 102 inquiridos. Os resultados evidenciaram que tanto as competências do utilizador na Internet e no uso da IoT, como as próprias características do utilizador (confiança, prazer percebido e conhecimento) influenciam na intenção de uso da tecnologia.