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- Alojamento local e turismo no centro histórico das cidades: propostas de desenvolvimento sustentável em Santa Maria Maior, LisboaPublication . Rodrigues, Leonardo Alexandre Dantas; Silva, Francisco António dos Santos da; Lopes, Tiago Arruda Ferreira MarquesO turismo em espaço urbano, intimamente ligado ao produto city e short-break, e a vulgarização do transporte aéreo, vieram contribuir para a ampliação e diversificação da procura turística pela urbe. Um crescente número de turistas, com diferentes níveis de poder de compra e de motivações, veio estimular a resposta do mercado de alojamento turístico, levando à sua diversificação e a uma maior concorrência, destacando-se o aumento generalizado da oferta de alojamento local (AL) nos principais destinos urbanos. A presente investigação debruça-se sobre o papel do AL no desenvolvimento do centro histórico da cidade de Lisboa e deste destino em geral, cruzando as suas características específicas ligadas ao setor do turismo, com as dinâmicas que proporciona na própria organização da função residencial das cidades, nos restantes serviços, na revitalização urbana e na vivência desses territórios. Neste âmbito, analisa-se o desenvolvimento do AL no território da freguesia de Santa Maria Maior, tendo sido conduzida uma investigação empírica qualitativa através da técnica de entrevista exploratória e semiestruturada, direcionada a especialistas associados à gestão do setor e a residentes, ou ex-residentes do território em estudo. Os resultados desta investigação demonstram que as alterações no tecido social e comercial da freguesia de Santa Maria Maior extravasam a simples atuação deste modelo de alojamento. No que diz respeito à melhoria do modelo de gestão atualmente vigente das áreas de contenção em Lisboa, os stakeholders enumeram medidas que, na sua opinião, permitiriam criar um ambiente mais equilibrado e sustentável entre a função turística e residencial da cidade de Lisboa. Através da análise do estado de arte, de uma abordagem de benchmarking, da observação participante em vários eventos da especialidade e dos contributos dos entrevistados, são apresentadas propostas que visam melhorar não só a oferta de alojamento turístico no território em questão, como igualmente criar um modelo de governança partilhado entre diversos stakeholders que permita que parte significativa dos benefícios gerados pela atividade turística, seja canalizada para a melhoria da qualidade de vida da população residente e para valorizar o destino.
- As estratégias de comunicação digital dos portais Visit Portugal e Visit Lisboa para a promoção do turismo gastronómico em PortugalPublication . Márcia Ferreira Cassandra Barbosa; Cadavez, CândidaAs inovações ocorridas nas tecnologias de informação e comunicação geraram mudanças no setor turístico, os métodos mais elementares de promoção da atividade turística tornaram-se, por isso, pouco eficazes. A indústria turística viu-se obrigada a adotar novas estratégias de promoção que proporcionam grandes oportunidades aos negócios e consumidores do turismo. A comunicação digital1 surgiu, desta forma, em auxílio, tornando-se na contemporaneidade um instrumento decisivo no sucesso das atividades turísticas. Por outro lado, as evoluções nas práticas turísticas forçaram à diversidade da oferta no turismo para uma maior satisfação das necessidades e desejos de um público cada vez mais exigente e curioso. No caso de Portugal existe uma grande variedade da oferta turística, contudo, há produtos que se destacam, quer pela predominância ou pelo significado que têm na identidade do povo português, como é o caso da gastronomia. A gastronomia veio, portanto, assumir um papel único na comunicação do destino turístico Portugal, realizada com grandes esforços em ambiente digital pela Autoridade Turística Nacional e outras entidades que enfatizam o turismo gastronómico. Este estudo, mediante a compreensão do significado da gastronomia enquanto reflexo da cultura de uma sociedade, pretende analisar a utilização da comunicação digital na promoção do turismo gastronómico em Portugal, nomeadamente nas plataformas digitais Visit Portugal e Visit Lisboa.
- [ARIA 2019: An Integrated Care Pathway for Allergic Rhinitis in Portugal]Publication . Fonseca, J; Taveira-Gomes, T; Pereira, AM; Branco-Ferreira, M; Carreiro-Martins, P; Alves-Correia, M; Correia de Sousa, J; Costa, E; Lourenço, O; Morais-Almeida, M; Morête, A; Regateiro, F; Todo Bom, A; Bachert, C; Pfaar, O; Wallace, D; Bedbrook, A; Czarlewski, W; Bousquet, JThe Allergic Rhinitis and Its Impact on Asthma (ARIA) initiative started more than 20 years ago and has developed and disseminated evidence-based guidelines and projects in the field of allergic rhinitis. This initiative is currently focused on providing patient-centred guidelines that contribute to an integrated care pathway between the various levels of care and take advantage of digital solutions, and the introduction of integrated care pathways in clinical practice has been recommended. In this article we describe the adaptation for Portugal of the ARIA Integrated Care Pathways document. After a brief review of the epidemiology and impact of allergic rhinitis in Portugal and the activities carried out in Portugal within the ARIA initiative, we describe the broad knowledge base used for the development of recommendations for the pharmacological treatment of allergic rhinitis, and these recommendations are based on the GRADE methodology, real world evidence acquired by mobile technology (mHealth) and resulting from allergenic exposure chamber studies. What follows is a summary of integrated care pathways for allergen immunotherapy produced in 2019. Allergen immunotherapy is considered an example of precision medicine where the use of mHealth technologies will improve stratification for patient selection and response monitoring. These recommendations were considered as best practices of integrated patient-centred care supported by digital systems from Directorate General for Health and Food Safety of the European Union (DG Santé) and represent the ARIA Phase 4 Change Management strategy.
- O papel dos influenciadores digitais na aquisição de suplementos desportivos: o caso da ProzisPublication . Leitão, Rita Fernandes; Leal, Maria do CarmoA presente investigação tem como principal objetivo compreender como é que os influenciadores digitais podem afetar a decisão de compra dos consumidores de suplementos desportivos da Prozis. Neste caso foi estudado o impacto que a credibilidade percebida pelos consumidores nos Influenciadores tem na sua intenção de compra dos produtos da marca Prozis. Para compreender melhor este impacto foram utilizadas e adaptadas escalas previamente propostas por Ohanian (1990) e Dodds, Monroe & Grewal (1991). Formulada a questão de investigação, a pesquisa foi realizada através de uma abordagem quantitativa utilizadores do Instagram, que conhecessem a marca Prozis e seguissem um influenciador digital da marca. No total foram obtidas 14 respostas válidas. Os resultados deste estudo indicam que a especialidade é a dimensão da credibilidade que melhor explica a intenção de compra do consumidor. Foi possível concluir que a especialidade do influenciador na modalidade que pratica é um fator predominante na decisão de compra dos consumidores sobre os produtos da marca Prozis.
- O Marketing de Conteúdo como estratégia de marca: o caso do Choupana CafféPublication . Fonseca, Carolina Isabel Farias; Motta, Joana TerraNa atual era tecnológica, o marketing de conteúdo ganhou destaque por parte das empresas que pretendem promover conteúdo relevante para os seus consumidores e para que, futuramente, exista um aumento de notoriedade. A escolha do tema para esta investigação resulta das funções desempenhadas ao longo de um estágio curricular que decorreu na agência de comunicação e marketing digital em Lisboa, a Keep it Real. Ao longo de todas as tarefas executadas tornou-se notório que existia uma marca com maiores fragilidades ao nível do conteúdo desenvolvido, o Choupana Caffe, uma cafetaria/padaria de fabrico próprio conhecida pelos seus croissants em Lisboa. O presente relatório de estágio tem como objetivo compreender o marketing de conteúdo desenvolvido pela marca na rede social Instagram influencia o engagement nos utilizadores. A estrutura deste relatório parte de uma revisão de literatura com conceitos sobre o tema em questão, uma análise geral e a realização de uma análise de conteúdo específica da marca escolhida. Consequentemente, após a medição do engagement de várias publicações, o tipo de relacionamento dos seguidores e as publicações que tiveram maior número de interações, foram identificados vários elementos que demonstram que apesar do Instagram trazer um valor positivo para a marca, existe espaço e necessidade de melhoria da sua comunicação e de definição de uma estratégia eficaz e eficiente.
- A perceção do consumidor sobre a Internet Of Things e a sua respetica aceitaçãoPublication . Vilelas, Sofia Inês Lourenço; Leal, Maria do CarmoA Internet of Things (IoT), que se refere a objetos ou coisas físicas que se relacionam entre si através da Internet, tem-se tornado cada vez mais popular em diversos aspetos do nosso dia-a-dia. No entanto, apesar dos benefícios que oferece para a sociedade, questões como segurança e privacidade são desafios atuais para a sua solidificação e aceitação por parte dos utilizadores. Assim, a presente investigação pretende compreender a perceção do consumidor português sobre esta tecnologia emergente, por meio do estudo das características pessoais do utilizador até à capacidade de utilização dos mesmos. Deste modo, utilizou-se o modelo TAM para testar a aceitação da tecnologia em causa, mediante a realização de um questionário online a 102 inquiridos. Os resultados evidenciaram que tanto as competências do utilizador na Internet e no uso da IoT, como as próprias características do utilizador (confiança, prazer percebido e conhecimento) influenciam na intenção de uso da tecnologia.