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- Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade e ambiente numa empresa em fase de projeto LifepolyPublication . Pedrosa, Marlene Gomes; Ferreira, António José DinisRESUMO Este relatório descreve a continuação do desenvolvimento do projeto que me levou a ir frequentar este mestrado, e que foi desenvolvido ao longo dos trabalhos das várias disciplinas durante a parte teórica deste mestrado, a abertura de uma empresa de reciclagem e valorização de polímeros, a qual se vai designar LifePoly. Neste momento a empresa está em fase de projeto para candidatura ao Portugal 2020, o objetivo caso o projeto seja aprovado, é a abertura da empresa para iniciar a produção, e iniciar o processo de certificação da empresa segundo os referenciais normativos ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, deste modo o relatório vai retratar um pouco esta finalidade. Foi definido o processo produtivo e o mapa de processos, assim como desenvolvidos alguns processos, procedimentos e planos de controlo, sendo que estes, poderão sofrer alterações ou pequenos ajustes após o inicio do processo produtivo. Foram avaliados os riscos na vertente do negócio e da gestão ambiental, de acordo com a metodologia SWOT e desenvolvidos os principais objetivos a atingir. No âmbito do sistema ambiental foi definido o ciclo de vida do plástico e efetuado o levantamento e avaliação dos aspetos e impactes ambientais associados em cada fase do processo. Implementação de SGI na LifePoly Implementação de SGQA ABSTRACT This report describes a part of the development of the project that led me to enrol in the master’s degree in Environmental Management. The project started to be developed during the theoretical courses that I’ve attended and culminated with the idealization and opening of a company of recycling and valorisation of polymers – LifePoly. At the moment, the company is going through the project/design phase to apply to “Portugal 2020”. In the case that LifePoly project is approved, the next objective will the company opening, initialization of its production and beginning of the certification process according to ISO 9001:2015 and ISO 14001:2015 standards, whose purpose will be focused in this report. The production process and its map were defined as well as some processes, procedures and control plans. However, some of these may be modified or adjusted after the beginning of the production process. In what concerns to the business and environmental management risks, there was an evaluation according to the SWOT methodology and the main objectives to be achieved were developed in this report as well. In the scope of the environmental system, the life cycle of the plastic was characterized and it was also carried out a survey and an evaluation of the environmental impacts associated to each phase of the process.
- Efeito do enriquecimento ambiental no bem-estar de cães alojados em Centro de Recolha Oficial - Estudo pilotoPublication . de Oliveira, Alina Baptista; Sant'Ana, Manuel Duarte Pimentel Ferreira de MagalhãesEsta tese de mestrado reflete a investigação realizada durante o período de estágio no Serviço Médico-Veterinário da Câmara Municipal da Figueira da Foz. O presente trabalho teve como objetivo principal o estudo dos efeitos da introdução de enriquecimento ambiental, incluindo melhorias no maneio, bem como de condições de habitabilidade em Centros de Recolha Oficial, no bem-estar dos animais. Adicionalmente efetuou-se um levantamento de dados que refletissem a dinâmica do Centro de Recolha Animal da Figueira da Foz (CRAFF) nos últimos três anos, relativamente a apanhas, entregas, sequestros, eutanásias e adoções. O estudo retrospetivo da casuística do CRAFF mostrou uma descida significativa no número de eutanásias no período 2014-2016. O número de entregas voluntárias em 2016 baixou significativamente em relação a 2014, ao passo que o número de apanhas variou no sentido inverso. Estes resultados lançam sérias reservas sobre o efeito dissuasor do abandono animal por parte da lei 69/2014, de 29 de agosto, e o respeito pelo novo estatuto jurídico do animal (lei nº 8/2017, de 3 de março).O trabalho experimental, que decorreu durante onze semanas, incidiu sobre uma amostra composta por dez cães que se encontravam para adoção no Centro de Recolha Oficial. O estudo dividiu-se em sete períodos, com uma a duas semanas de duração, durante as quais se implementaram de forma faseada medidas de bem-estar e observaram-se os seus efeitos no comportamento da amostra em estudo. Compreendeu uma fase pré-experimental (2 sem.), um período de observação inicial (1 sem.), um passeio semanal individual com trela (2 sem.), introdução de camas e mantas (1 sem.), um período de pausa (2 sem.), um passeio semanal individual livre (1 sem.) e um passeio semanal em grupo (2 sem.). Com base no Qualitative Behavioural Assessment, avaliaram-se os seguintes parâmetros comportamentais: amigável, apático, relaxado, medroso e agressivo. Os resultados demonstram que a introdução de medidas enriquecimento ambiental simples e de fácil implementação pode surtir efeitos positivos no comportamento dos animais observados, refletindo-se principalmente nos parâmetros medroso (diminuição) e relaxado (aumento). As alterações foram mais significativas quando se introduziu exercício físico conjunto, promovendo uma maior sociabilização entre os animais do estudo, levando a uma diminuição mais acentuada no parâmetro medroso (p = 0,0477). As medidas implementadas revelaram-se importantes na redução de níveis de stresse e na melhoria do bem-estar dos animais. Estamos em crer que estas medidas permitem também tornar os animais mais equilibrados em termos de comportamento, evitando assim a dificuldade de adaptação, ou mesmo inadaptação, ao ambiente familiar após a adoção.
- Relatório de Estágio na Digital Sales MediaPublication . Pestana, Inês Marina Simões; Cruz, RuiPara concluir o Mestrado em Marketing Digital foi-nos proposta a realização de uma Dissertação, de um Projecto ou de um Relatório Estágio. Optei por realizar um relatório de estágio que me permitisse pôr em prática os conhecimentos previamente adquiridos e obter alguma experiência profissional. O estágio decorreu entre Maio de 2016 a Fevereiro de 2017 numa agência de Marketing Digital – a Digital Sales Media que assenta o seu negócio no Marketing de Performance. Assim, a primeira parte do relatório aborda o enquadramento teórico de como surgiu o Marketing Digital, passando pelas mudanças no comportamento do consumidor até aos novos modelos de negócio digitais. A segunda parte é constituída pelo enquadramento prático, onde a empresa é apresentada e contextualizada no sector, passando para uma descrição das tarefas desempenhadas. As dificuldades encontradas durante a execução de algumas dessas tarefas vieram dar origem à proposta metodológica que apresento neste relatório. Por fim serão apresentados os resultados e respectivas conclusões bem como sugestões de melhoria.
- A atitude dos consumidores perante a Internet of ThingsPublication . Pereira, Inês de Almeida Ribeiro dos Reis; Motta, Joana TerraA Internet of Things / Internet das Coisas (IoT) é descrita como a nova evolução da Internet, tratando-se de uma tendência em expansão. Pode ser definida de forma breve, como uma interligação em rede, onde as “coisas” (que podem ser desde objetos, a automóveis ou casas), comunicam entre si autonomamente, realizando tarefas e prevendo situações, facilitando a vida dos seus utilizadores e da sociedade, em diversos domínios. Este estudo procura determinar qual a atitude dos consumidores, através da sua opinião e grau de aceitação, perante um cenário onde esta tendência predomine, utilizando o caso das smart homes como contexto de aplicação. Para tal, foi realizado um inquérito por questionário online a uma amostra de 151 indivíduos portugueses com mais de 16 anos, com o propósito de analisar onze variáveis, como a intenção de uso, privacidade, confiança ou relação com a tecnologia, e assim, identificar diferenças de opinião em função do sexo, idade ou constituição do agregado familiar de um indivíduo. Como principais conclusões, foi determinado que a privacidade e a confiança são os assuntos mais polémicos na área das smart homes, existe um grau de aceitação elevado por este conceito, e que diferentes gerações, assim como homens e mulheres, têm opiniões divergentes, originando perfis de consumidores diferentes.
- Diferenças e semelhanças na Geração X e Millennials na procura de emprego via LinkedInPublication . Tavares, Ana Marta Fernandes; Cruz, RuiCom o acesso generalizado à educação todo o processo de procura/oferta de trabalho se alterou, tornando-se mais fácil e rápido o acesso ao mesmo. Com o tempo, foram aparecendo novos métodos, novas ferramentas, novas formas de apresentação da mensagem para se chegar ao mercado alvo. Atualmente com base no Marketing Digital, é importante usarmos todos os conhecimentos para nos podermos vendermos, perante as entidades empregadoras e, aí sim, o LinkedIn é a ferramenta atual. O LinkedIn é uma rede social essencial para divulgar o currículo, manter uma rede de contatos profissionais e disseminar conteúdos interessantes e relevantes. Além disso, é muito útil para procurar novos funcionários, analisar perfis de candidatos e fortalecer a presença de qualquer empresa no mercado. Neste contexto esta dissertação tem como objetivo principal analisar o Comportamento da Gerações X e Millennials na procura de emprego no LinkedIn, de modo a provar se Geração X está a tirar melhor partido desta Rede Social face à Geração Millennials. Não sendo fácil determinar o Universo de possuidores que utilizam como forma de recrutamento o LinkedIn, optámos por uma Amostragem por Conveniência através de um estudo descritivo quantitativo. Após análise do questionário divulgado na Rede Social LinkedIn concluímos que a Geração Millennials está a tirar melhor partido da Rede Social LinkedIn face à Geração X.
- Marketing Desportivo: A importância do Ambiente de Estádio e sua influências nas assistências: O caso Vitória SCPublication . Pizarro, Bruno Miguel Ramalho Ribeiro; Sá, DanielO presente relatório inicia-se com um enquadramento teórico dos temas abordados, iniciando com todas as envolvências do marketing desportivo e suas componentes e convergindo a teoria ao aspeto de experiência de estádio. Ao longo deste enquadramento teórico são abordados temas como a concorrência no ambiente desportivo, com foco no consumidor de desporto e suas particularidades, em especial a sua lealdade e motivação, e de que forma os fatores de estádio influenciam essa motivação dos consumidores de desporto. Numa segunda fase é identificada a metodologia a seguir e feito um enquadramento do problema a que o relatório pretende dar resposta, bem como feita a identificação dos objetivos do relatório, os principais e os secundários. São depois referidas as técnicas utilizadas para a análise dos exemplos escolhidos. Depois de identificadas as técnicas, é apresentada a instituição Vitória SC, com breves noções sobre a sua história, organização interna e indicadores de relevo. Feita a apresentação, o relatório entra na fase de diagnóstico dos exemplos escolhidos, seguindo a técnica previamente estabelecida. Após esse diagnóstico, é apresentada a proposta de valor para a instituição. O relatório termina com a apresentação das conclusões, as quais incluem limitações inerentes à elaboração do relatório e recomendações para trabalhos futuros.
- Measurement of $W^{\pm}W^{\pm}$ vector-boson scattering and limits on anomalous quartic gauge couplings with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2858 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThis paper presents the extended results of measurements of W±W±jj production and limits on anomalous quartic gauge couplings using 20.3 fb-1 of proton–proton collision data at s=8 TeV recorded by the ATLAS detector at the Large Hadron Collider. Events with two leptons (e or μ) with the same electric charge and at least two jets are analyzed. Production cross sections are determined in two fiducial regions, with different sensitivities to the electroweak and strong production mechanisms. An additional fiducial region, particularly sensitive to anomalous quartic gauge coupling parameters α4 and α5, is introduced, which allows more stringent limits on these parameters compared to the previous ATLAS measurement.
- Data-driven model of the cosmic-ray flux and mass composition from 10 GeV to $10^{11}$ GeVPublication . Dembinski, Hans Peter; Engel, Ralph; Fedynitch, Anatoli; Gaisser, Thomas; Riehn, Felix; Stanev, TodorWe present a new parametrization of the cosmic-ray flux and its mass composition over an energy range from 10 GeV to $10^{11}$ GeV. Our approach is data-driven and relies on theoretical assumptions as little as possible. We combine measurements of the flux of individual elements from high-precision satellites and balloon experiments with indirect measurements of mass groups from the leading air shower experiments. To our knowledge, we provide the first fit of this kind that consistently takes both statistical and systematic uncertainties into account. The uncertainty on the energy scales of individual experiments is handled explicitly in our mathematical approach. Part of our results is a common energy scale and adjustment factors for the energy scales of the participating experiments. Our fit has a reduced $\chi^2$-value of 0.5, showing that experimental data are in good agreement, if systematic uncertainties are considered. Our model may serve as a world-average of the measured fluxes for individual elements from proton to iron from 10 GeV to $10^{11}$ GeV. It is useful as an input for simulations or theoretical computations based on cosmic rays. The experimental uncertainties of the input data are captured in a covariance matrix, which can be propagated into derived quantities.