AM - CS - MH - Motricidade Humana
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - CS - MH - Motricidade Humana by Subject "Academia Militar"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A importância da Defesa Pessoal na formação da Academia Militar - Exército e GNRPublication . Silva, JoséO presente estudo intitula-se “A importância da defesa pessoal na formação da Academia Militar – Exército e GNR”. Este incide sobre a instrução em defesa pessoal ao longo do processo de ensino da Academia Militar. O objetivo desta investigação prende-se com a análise da estrutura da formação na Academia Militar, no que ao ensino dos desportos de combate concerne, procurando indagar se a mesma assenta numa lógica de ensino sequencial, verificar se esta constitui uma vantagem para os oficiais no que diz respeito ao desempenho de funções, indagar as alterações necessárias ao atual programa de formação de forma a adequar este à realidade, indagar concretamente quais os benefícios que uma formação adequada e progressivamente estruturada acrescenta e desenvolve nos formandos. A metodologia aplicada na realização do presente trabalho teve por base essencialmente a obra “Manual de Investigação em Ciências Sociais” da autoria de Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt, bem como outros autores considerados relevantes. Dos resultados obtidos através das entrevistas realizadas, aqueles que mais se destacam apontam em primeiro lugar para o pouco tempo que as atuais alterações foram colocadas em prática, de forma que é muito arriscado retirar conclusões sobre o processo de formação; em segundo lugar, é consensual a opinião no que diz respeito às vantagens da formação na área da defesa pessoal; finalmente, verificou-se também consenso relativamente à implementação dum sistema progressivo de ensino, tendo por base o aumento do tempo de prática. Relativamente às conclusões, verificou-se que o atual processo de ensino necessita sofrer alterações de forma a aumentar o tempo de prática dentro das limitações e especificidades dos alunos da Academia Militar. Também se conclui que seria benéfico aproximar ainda mais as situações de treino à realidade, sendo para isso necessário material e equipamento.
- A importância da Nutrição no desenvolvimento da Aptidão Física do Cadete da Academia MilitarPublication . Araújo, LuísO atual Trabalho de Investigação Aplicada tem por tema “A importância da nutrição no desenvolvimento da aptidão física do cadete da Academia Militar”. O seu objetivo geral foca-se na importante análise da alimentação ingerida pelos cadetes do 4º ano letivo da Academia Militar para o cumprimento dos exercícios físicos executados diariamente. No aspeto da sua realização foi empregue o método da análise documental de livros, trabalhos de mestrado, entre outros que fornecessem conteúdo desejado para a elaboração do mesmo. Foi elaborado um questionário dedicado aos cadetes do 4º ano da Academia Militar dos diversos cursos que o compõem para que me fornecessem os dados desejados para a realização do trabalho. A amostra deste trabalho consiste em vinte cadetes masculinos e dez femininos, fazendo um total de 30 cadetes do 4º ano. Como resultados mais significativos após a resolução do trabalho, observa-se que as quantidades calóricas médias, por dia, fornecidas pelas três refeições do refeitório da Academia Militar contêm valores suficientes para que os cadetes da Academia Militar executem o seu dia-a-dia norma, isto é, não incluindo a prática física, no entanto, os valores adquiridos destas três refeições não são suficientes caso os cadetes pratiquem as atividades físicas diárias que estão presentes nos seus horários escolares. Verificando que nos questionários preenchidos pelos cadetes, os mesmos consomem alimentos durante os períodos entre as refeições do refeitório da Academia Militar, este consumo extra permite aos cadetes absorverem as quantidades necessárias tendo em conta todo o dispêndio energético causado durante o dia. Os valores conseguidos exprimem-se em 87% no caso de os cadetes terem adquirido as quantidades necessárias e em 13% o contrário.
- Percepções de Motivação e Empenho dos alunos da Academia Militar quanto à prática desportivaPublication . Miranda, JonathanEste estudo tem como principal objectivo caracterizar o nível ou padrão de motivação relativamente à prática desportiva na Academia Militar. É um estudo do tipo quantitativo ad hoc, que foca os quatro anos académicos do presente ano lectivo da Academia Militar. A amostra, que se confunde com a população, foi constituída por quatrocentos e cinquenta e seis (456) alunos de ambos os sexos. Para a recolha de dados aplicou-se um questionário que apresenta garantias de validade, fidelidade e objectividade. Os dados provenientes foram tratados de modo informático, no programa de tratamento statístico “Systéme Portable pour l’Analyse des Données”. Daí foi extraída a estatística descritiva assim como, a classificação automática das variáveis. O tratamento e análise de dados sugerem que os níveis de motivação percepcionados pelos diferentes anos académicos sãosimilares, no entanto, é o 3º ano que apresenta a média mais elevada. Existe uma relação entre a classificação académica e o percurso motivacional percepcionado pelos alunos. Os alunos que frequentam o 4º ano têm uma orientação dos objectivos centrada no ego, e osalunos do 1º ano académico tem uma orientação dos objectivos centrada na tarefa. É significativo o número de alunos que aludem à necessidade de reajuste do horário das aulas de EF. Propõem-se um estudo que avalie se a transmissão demotivação que os diferentes instrutores têm com os alunos, se espelha no empenho e motivação dos alunos durante as aulas.