ESSSM - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
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- Desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica : promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1Publication . Ferreira, Teresa Maria Magalhães; Fernandes, Rita; Teixeira, AbílioIntrodução: Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos centrais. O primeiro capítulo foca-se no desenvolvimento de competências na Enfermagem Especializada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nas suas diversas vertentes, desde as competências comuns a todos os Especialistas, às de Mestre nas especificidades da referida especialização. No segundo capítulo, reconhece-se o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) na promoção da transição de cuidados de pais para filhos na Diabetes Mellitus, para um melhor controlo da doença, promovendo a qualidade de vida e transições saudáveis, na maximização da autonomia dos adolescentes. Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de capacidades crítico reflexivas relativamente ao processo de aquisição de competências do EESIP nas experiências nos diversos contextos de estágio e identificar o que a produção científica refere acerca das intervenções de enfermagem promotoras de parentalidade na gestão do regime terapêutico e coping em pais de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia critico reflexiva nas competências do EESIP. No segundo capítulo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, em artigos publicados entre 2018 e 2022, com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Na reflexão crítica realizada acerca das diversas competências desenvolvidas, constatou-se a necessidade da análise recursiva das experiências e tomadas de decisão na procura de conhecimentos científicos, constantemente baseadas no pensamento crítico. Da revisão efetuada, dos 396 artigos selecionaram-se 17 que permitiram reconhecer intervenções na promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados nos adolescentes com Diabetes Mellitus na Identificação de fatores dificultadores, na Capacitação nas estratégias e na Supervisão. Conclusão: O processo de desenvolvimento de competências evidenciou-se pelo caráter desafiante resultante de experiências singulares e complexas. O processo de adaptação à Diabetes Mellitus tipo 1 interfere na dinâmica familiar, em que o EESIP constitui um aliado, intervindo no sentido de auxiliar a ultrapassar as dificuldades, capacitando e articulando a necessidade de supervisão dos pais e a autonomia dos adolescentes nos seus autocuidados inerentes ao processo de transição.
- Desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados em adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1Publication . Ferreira, Teresa Maria Magalhães; Fernandes, Rita; Teixeira, AbílioIntrodução: Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos centrais. O primeiro capítulo foca-se no desenvolvimento de competências na Enfermagem Especializada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nas suas diversas vertentes, desde as competências comuns a todos os Especialistas, às de Mestre nas especificidades da referida especialização. No segundo capítulo, reconhece-se o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) na promoção da transição de cuidados de pais para filhos na Diabetes Mellitus, para um melhor controlo da doença, promovendo a qualidade de vida e transições saudáveis, na maximização da autonomia dos adolescentes. Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de capacidades crítico reflexivas relativamente ao processo de aquisição de competências do EESIP nas experiências nos diversos contextos de estágio e identificar o que a produção científica refere acerca das intervenções de enfermagem promotoras de parentalidade na gestão do regime terapêutico e coping em pais de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia critico reflexiva nas competências do EESIP. No segundo capítulo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, em artigos publicados entre 2018 e 2022, com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Na reflexão crítica realizada acerca das diversas competências desenvolvidas, constatou-se a necessidade da análise recursiva das experiências e tomadas de decisão na procura de conhecimentos científicos, constantemente baseadas no pensamento crítico. Da revisão efetuada, dos 396 artigos selecionaram-se 17 que permitiram reconhecer intervenções na promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados nos adolescentes com Diabetes Mellitus na Identificação de fatores dificultadores, na Capacitação nas estratégias e na Supervisão. Conclusão: O processo de desenvolvimento de competências evidenciou-se pelo caráter desafiante resultante de experiências singulares e complexas. O processo de adaptação à Diabetes Mellitus tipo 1 interfere na dinâmica familiar, em que o EESIP constitui um aliado, intervindo no sentido de auxiliar a ultrapassar as dificuldades, capacitando e articulando a necessidade de supervisão dos pais e a autonomia dos adolescentes nos seus autocuidados inerentes ao processo de transição